sábado, 4 de setembro de 2010

Primeira fábrica de chocolate da Amazônia é inaugurada no estado do Pará

O estado do Pará inaugura hoje no município de Medicilândia a primeira fábrica de chocolate da Amazônia. Os recursos para o empreendimento são do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

Medicilândia, segundo a Secretaria de Agricultura do Pará, é o maior produtor de cacau do país e o estado só perde para a Bahia no cultivo do fruto. O projeto faz parte do plano de expansão da lavoura cacaueira da Secretaria de Agricultura do Estado.

A área plantada chega a 69 mil hectares e a produtividade é de 750 toneladas por hectare. Desse total, 400 toneladas são de cacau orgânico com certificação internacional destinadas à exportação. Segundo dados da secretaria, a Áustria, é um dos principais destinos do cacau orgânico produzido na região.

Na fábrica que será inaugurada às 16h, serão processadas 360 toneladas de amêndoas por ano, inicialmente, para a produção de 400 toneladas de chocolate, que devem ser consumidas internamente, incluindo a merenda escolar da região. Outra parte será destinada à indústria paulista.

O município, que homenageia o ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, pertence à microrregião de Altamira. A sede está localizada na BR-230 (Rodovia Transamazônica), distante 90 quilômetros da cidade de Altamira situada às margens do Rio Xingu.

Fonte: Agencia Brasil

Nenhum comentário: