sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fazenda Marambaia: MST vence mais uma

No Quaradouro

A fazenda Marambaia, em frente à qual mais de 600 famílias estão acampadas desde começo de agosto, é improdutiva e suas terras são públicas – portanto, apta à desapropriação para fins de reforma agrária. Esta a conclusão da vistoria do Incra divulgada na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro.

A Marambaia é uma das nove fazendas, entre os municípios de Marabá e Parauapebas, que o MST solicitou vistoria pública, já que havia suspeita do próprio Incra sobre terras griladas e trabalho escravo.

Assim, como forma de manifestação, para que as vistorias fossem feitas, mais de 600 famílias estão acampadas desde o começo de agosto em frente a fazenda Marambaia.

Para Tito Moura, dirigente nacional do movimento, ouvido pela assessoria de imprensa do MST regional, essa conquista vem de muita luta e resistência por parte das famílias acampadas, “quando chegamos aqui, fomos recebidos a bala por fazendeiros e pistoleiros, mas não nos intimidamos e as famílias permaneceram acampadas, assim como continuarão, até que a terra seja desapropriada”.

Sobre a importância do desfecho da vistoria, Charles Trocate, dirigente estadual do MST, concluiu, “destinando essas terras para a reforma agrária significará um avanço social muito grande para a região”.

Nenhum comentário: