segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vale traz espetáculos do Ponto de Partida para Parauapebas

image

Apresentações serão nos próximos dias 17 e 18 de junho

A Vale, dando prosseguimento aos seus investimentos culturais, traz para Parauapebas o seu novo projeto, incentivado via Lei Rouanet. “Expedições” percorrerá 15.438km, passando por 12 cidades, em 7 estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Sergipe.

Expedições tem como protagonista um dos mais destacados grupos de teatro do Brasil, o Ponto de Partida (www.grupopontodepartida.com.br). Em Parauapebas, o grupo apresentará dois dos mais celebrados espetáculos do seu repertório – “Ciganos” e “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”. O projeto Expedições tem a produção nacional da Rubim Produções por meio do projeto Teatro em Movimento.

As apresentações acontecem nos próximos dias 17 (“Ciganos”), às 20h, e 18 de junho (“Os Gnomos...”), às 17h, no Cineteatro Carajás. Posteriormente, os espetáculos serão encenados em outras cidades do Pará e Sergipe.

Os ingressos para os espetáculos, criados a partir de obras dos escritores Bartolomeu Campos de Queirós e Jorge Amado, podem ser retirados gratuitamente na portaria da Vale de Parauapebas nos dias 15, 16 e 17 de junho, das 8h30 às 17h30.

image

Os espetáculos

O texto original de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” foi um presente de aniversário do escritor Jorge Amado ao seu filho por ocasião de seu primeiro aniversário e conta a história de amor de um gato por uma andorinha e todas as conseqüências que este amor desencadeia. Há dezenove anos em cartaz, a versão do Ponto de Partida para teatro repete e reafirma o êxito do livro.

“Ciganos”, por sua vez, é uma montagem fincada em dois pilares: a força poética e o humor do texto de Bartolomeu Campos de Queirós, que tem a característica mágica dos clássicos e conta a história de um menino, ao mesmo tempo em que reconta capítulos da infância de todos nós. O fascínio e o mistério que se misturam na cultura milenar dos povos ciganos invadem o espetáculo com seus rituais, música e alegria.

Os dois espetáculos já foram apresentaram por várias cidades do Brasil, Europa e América do Sul.

image

O Ponto de Partida

O Ponto de Partida é um grupo de teatro mineiro com 30 anos de atividades, que, além de espetáculos consagrados em diversas cidades do mundo, sistematizou processos e métodos de criação e produção, conquistou parcerias, construiu um repertório de dramaturgia brasileira dos mais consistentes, cunhou uma marca. Tornou-se uma companhia de repertório, itinerante e independente, com 21 profissionais em exercício permanente, 30 espetáculos montados, com apresentações pelo Brasil, África, Europa e América do Sul.

Atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 251 pessoas divididas em seus vários projetos, entre eles a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí.

image

A Vale

Segunda maior mineradora diversificada do mundo, a Vale acredita que o investimento em cultura sempre provocará nas pessoas um impacto capaz não só de comovê-las, mas também transformá-las. Também faz parte de sua estratégia contribuir para o acesso das comunidades aos maiores e mais importantes valores culturais do Estado.

A expectativa é que um público estimado em 800 pessoas, de todas as idades, assista aos espetáculos em Parauapebas, onde a Vale já mantém outros importantes e permanentes investimentos culturais como o Festival América do Sul e o Projeto Moinho Cultural.

Serviço

Ponto de Partida no Cineteatro de Carajás - (94)3327-5351/3327-5352

Rua Acará, s/n – Núcleo Urbano Carajás

- “Ciganos”: 17 de junho, sexta-feira, às 20h.

- “Os Gnomos contam a História do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”: 18 de junho, sábado, às 17h. Ingressos limitados.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na portaria da Vale em Parauapebas – PA 275 – Cidade Nova, a partir do dia 15 de junho, das 8h30 às 17h30.

Outras informações:

Assessoria Grupo Ponto de Partida

Fátima Jorge – 32 9977-1028

fatima.jorge@yahoo.com.br

Assessoria Vale

Andrea Reis e Fernanda Lacerda 94 3327-4763 e 3327-4767

Um comentário:

Anônimo disse...

Na dotação da Câmara existem quatro (04) vagas para procurador. No concurso foi ofertada apenas uma para o cargo. As três vagas restantes ficam preenchidas pelos que não entraram pelo processo democrático do concurso público, ou seja, "pela janela", mesmo tendo havido candidato que obtiveram nota suficiente para assumir o cargo. Isso fere de morte todos os princípios de coerência e razoabilidade. Penso que os candidatos prejudicados devem entrar na justiça para fazer valer seus direitos.