quarta-feira, 29 de junho de 2011

Animação marca abertura do festival Jeca Tatu

Os pares já foram formados, as quadrilhas estão prontas e a animação é certa no IX Festival Jeca Tatu. O evento teve início na terça-feira, 28, às 19h, na Praça de Eventos, com muito forró pé de serra e apresentação do grupo de teatro Encena, que animou o público presente.

Neste ano, o festival realizado pela Liga Das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Secretaria Municipal de Cultura conta com a participação de 22 quadrilhas, que disputarão premiação de 20 mil reais, e foram distribuídas nas categorias: Mirim, Caipira A e B, Salão e Intermunicipal. Em todas as categorias serão avaliados os quesitos comissão de frente, coreografia, originalidade e trajes. Além de Parauapebas, as cidades de Ourilândia, Tucuruí, Itupiranga, Mocajuba e Marabá terão agremiações juninas na competição. Este ano haverá eliminatórias no domingo, 3,  na final, sendo que 2 quadrilhas de cada categoria irão concorrer ao prêmio.

“Nesta edição, como nas outras, as agremiações não mediram esforços para realizar um dos melhores festivais da região e superar todas as expectativas”, declarou Regis Araújo, presidente da Liajup, que aproveitou a oportunidade para enfatizar que o trabalho das agremiações é voltado para valorização da cultura local, visando também inclusão social de jovens em situação de risco por meio da dança.

O esforço destacado por Regis é confirmado por Edicley Araújo, membro da agremiação Chapéu de Palha do bairro Liberdade. “Nós ensaiamos durante seis meses, nos esforçamos muito para mostrar algo novo, vamos competir para ganhar  o título do Jeca Tatu”.

A IX edição do festival Jeca Tatu vai até dia 03 de julho, e tem como homenageado o cantor e compositor Jackson do Pandeiro.

Texto: Kelinne Oliveira

Ascom PMP

Nenhum comentário: