domingo, 2 de maio de 2010

Carta de Edmilson Rodrigues ao amigo URBANO FERREIRA por ocasião de seu falecimento neste 1 de maio.

Após as eleições de 1996, antes de assumir a Prefeitura de Belém em 01 de janeiro de1997, orientei a equipe de transição e, posteriormente, os secretários a procurarem compor suas equipes com pessoas que tivessem três características fundamentais: 1) compromisso com o programa de mudanças apresentado durante a campanha (projetos e ações voltados a inverter prioridades, levando aos bairros pobres esquecidos os investimentos possíveis; poder de decisão nas mãos do povo, através de uma experiência radical de democracia participativa e, por fim, compromisso com a formação de uma nova cultura política, que se expressasse na luta consciente de seus direitos pelos cidadãos; 2) conhecimento técnico para desempenhar o cargo e 3) HONESTIDADE. Entre as inúmeras sugestões de nomes valorosos com essas características foi-me lembrado a de um funcionário da ainda estatal ALBRÁS. Pensei: alguém que trabalha há mais de 10 anos no setor de compras de uma das maiores metalúrgicas do mundo, bem que poderia nos ajudar a tirar a CTBEL do atoleiro administrativo e da má fama de que era uma empresa movida pela prática da propina e da corrupção.
Foi assim que tive a honra de conhecer e conviver com a competência, o compromisso com a justiça social, a integridade moral e com a alegria do TRABALHADOR e amante da vida URBANO FERREIRA DE ARAÚJO JR.
É com muita, mas muita tristeza mesmo, que recebo a notícia de seu falecimento ainda tão jovem. Talvez, o fato de ter-nos deixado no dia do trabalhador seja apenas mais uma de suas coerências.
Descansa em paz camarada! Mas não deixa de participar do ato público no teu céu de esperanças que, com certeza, está cheio de gente digna com os braços fraternos abertos a tua espera.
Vamos ficar com muita saudade!
Edmilson Brito Rodrigues

PS: O Urbano era irmão e marido, respectivamente, de duas pessoas pelas quais tenho grande respeito e admiração – João Batista Babá de Araújo e Rosane. A vocês e aos demais parentes, minha solidariedade.

Nenhum comentário: