sexta-feira, 14 de maio de 2010

Trabalhadores do nordeste paraense

A agricultura familiar em todo o Nordeste Paraense, particularmente nos municípios de Bujaru, Concórdia, Acará e Tomé Açu, está atolada num sistema produtivo obsoleto de corte e queima, prejudicial ao meio ambiente e incapaz de produzir os alimentos e a renda de que o pequeno tanto precisa.

Pela ausência e omissão quase total dos órgãos governamentais encarregados da formação dos nossos agricultores, pela falta de recursos humanos, de estruturas e equipamentos, a agricultura familiar da nossa região não conseguiu superar a fase da subsistência e se encontra incapaz de enfrentar os desafios da economia de mercado e atender as oportunidades abertas pelos programas federais.

As nossas autoridades, induzidas por políticos inescrupulosos e fazendeiros gananciosos, unidos numa jogada especulativa, escolheram o Nordeste Paraense, a nossa Região, para a implantação de grandes projetos de Bio Diesel. O plantio extensivo de dendê, um descarado latifúndio destinado à monocultura, desafia qualquer princípio sócio-ambiental: usa com sarcasmo a mascara do reflorestamento, avança como um rolo compressor sobre as nossas matas e capoeiras, sobre nossas roças, nascentes e igarapés, compra lotes despejando famílias para as periferias e as favelas, empurrando nossos jovens para o plantio e o tráfico de maconha.... O plantio do dendê, na forma em que está sendo implantado, concentrando terras e renda, está engolindo o futuro do nosso povo e armando mais uma bomba relógio no campo por causa da falta de terras para a produção de alimentos.

Nós queremos ver os técnicos do INCRA e do ITERPA demarcar e legalizar nossas terras, queremos ver os técnicos da EMATER presentes nas comunidades orientando e informando, queremos ver o MDS e o MDA implementando projetos de desenvolvimento sustentado com estruturas e equipamentos, queremos ver os fiscais do IBAMA e da SEMA exigindo de fazendeiros e empresários o cumprimento das leis ambientais.

O nosso povo pede socorro porque quer sair da dependência dos mestres da politicagem e superar o assistencialismo da Bolsa Família. Contando com vossa reconhecida sensibilidade à voz do povo, queremos garantir um futuro melhor para a nossa terra e para os nossos filhos.

Nenhum comentário: