quinta-feira, 30 de julho de 2009

Parauapebas: Ideia velha

No Blog do Eldan Nato aqui

"Vira e mexe", a situação da feira do produtor volta à “pauta”. Já vimos a questão ser discutida na Câmara, já vimos os jornais e blogs mostrando a falta de higiene com os alimentos naquele local, e já vimos, pessoalmente, a necessidade de melhoria das instalações do ambiente, tanto para quem vende como para quem compra.
Esgoto correndo a céu aberto, ao lado da entrada do prédio é um caso de saúde pública. Aliás, é caso de saúde pública o problema de saneamento na cidade inteira. O manuseio dos produtos e a disposição para venda também deveria ser objeto de inspeção dos agentes do S.I.M. (vigilância sanitária?). Talvez sejam. Talvez a prefeitura, ao lançar o projeto S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal, lance também um programa de orientação aos produtores. Que precisam aprender boas práticas para manipulação do produto a ser vendido. E isso vai do peixe – dos quais se tem fartas quantidades de fotos pelos blogs da cidade – aos hortifrutigranjeiros.
Parauapebas ganharia em trafegabilidade se a atual feira do produtor mudasse para o local onde hoje é o Mercado Municipal. Esta seria uma boa saída até para resolver o problema do marasmo que toma aquele ambiente, que também precisa de uma visitinha do S.I.M., ou não?
Os “feirantes”, que vendem roupas, calçados, óculos, bijouterias, etc e tal, na Feira do Produtor, deveriam ganhar um espaço só deles, com promoção do governo municipal, incentivando na divulgação e nas atrações, que tal? Resolveria a balbúrdia daquele centrão/feirão que se instalou naquela que um dia foi denominada Praça dos Metais. Não vamos entrar no mérito da pirataria, pois questão de lei (ou dos fora-da-lei) tem que ser combatida é pela polícia. Isso é assunto pra outro artigo.
As denúncias acumuladas contra as instalações da Feira do Produtor chegam a incluir focos de doenças como a dengue e febre amarela urbana – e pelo citar dos ratos, a leptospirose deve se avizinhar por lá também.
O governo cidadão poderia colocar na pauta algum projeto que trouxesse benefício ao povo. Os problemas da Feira do Produtor e do Mercado Municipal dariam (os seus resultados) um belo trabalho. Fica a sugestão, que não é minha. Já ta ficando mais velha do que as paredes da Feira do Produtor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas o governo cidadão tem um novo projeto pro povo de parauapebas eleger BEL e MILTON EM 2010

ze rinaldo disse...

Tudo bem. mas nós estamos precisando muito dessa obra.