domingo, 12 de julho de 2009

Ônibus a hidrogênio


Ônibus a hidrogênio já é realidade em São Paulo
Fonte: Railbuss

Agora em julho a cidade de São Paulo e localidades vizinhas passam a experimentar o primeiro ônibus movido a eletricidade e alimentado por hidrogênio no país. Com isso o Brasil passa a ser o quarto país do mundo a contar com esta tecnologia. Antes, a experiência já foi bem sucedida nos Estados Unidos, Alemanha e China.

A novidade vai circular em rodízio nas 11 linhas do Corredor ABD da Emtu - Capital, Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá. A promessa da EMTU é que outros três veículos semelhantes estarão nas ruas até abril de 2010.

A grande vantagem do gás hidrogênio (H2) como combustível é que ele não polui o ar. A queima do gás libera apenas vapor d´água.

Veículo

O ônibus padrão apresentado tem 12 metros de comprimento, três portas, capacidade para 63 passageiros, ar-condicionado e piso baixo.

O Hidrogênio alimenta o sistema elétrico propulsor, que traciona o veículo. O ônibus possui nove cilindros, cada um deles com capacidade para cinco quilos de hidrogênio, o que propicia autonomia para rodar até 300quilômetros.
Para alimentar o veículo uma fábrica foi montada pela EMTU, com capacidade para produzir até 120 quilos de H2 por dia.

O veículo ficará em testes até o final do ano no corredor do ABD, considerado ideal para testes, já que o local permite a circulação de veículos com média superior a 25 km/h. Neste período será acompanhado por técnicos. Anteriormente o veículo já passou por alguns testes na cidade de Caxias do Sul (RS), executados pela Marcopolo, fabricante da carroceria.

O Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foidesenvolvido pelo Ministério de Minas e Energiae Emtu. Recebeu ainda recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Global Environment Facility (GEF), Financiadora de Estudose Projeto (Finep) e também parceiros da iniciativa privada, que trabalham na montagem dos veículos e na fábrica de gás.

Nenhum comentário: