segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Turismo do Pará será desenvolvido com Plano Estratégico

O Governo do Estado do Pará, por meio da Paratur – Companhia Paraense de Turismo, apresenta o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, como ferramenta fundamental para nortear os rumos do turismo na gestão do governador Simão Jatene. <br />

O governador Simão Jatene acompanhado da esposa e a secretária
nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, durante a cerimônia de
lançamento do Plano Estratégico de Turismo "Ver-o-Pará" (crédito da
imagem: Eliseu Dias/  Agência Pará)

Turismo do Pará será desenvolvido com Plano Estratégico Todos o setores envolvidos na cadeia do turismo paraense serão desenvolvidos com as ferramental do Plano Estratégico de Turismo "Ver-o-Pará", lançado na capital paraense na última sexta-feira, dia 11.  O evento foi presidido pelo governador do Estado, Simão Jatene, acompanhado pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes. Na presença da secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, e de diversas autoridades  estaduais e municipais, o governador também assinou um Termo de Compromisso para criação da Secretaria de Turismo do Estado do Pará. De acordo com a secretaria Bel Mesquita, o plano é lançado em um momento importante para o turismo paraense. "Esse tem que ser o momento da Região Norte no país, para avançarmos. Fiquei muito feliz com a nova missão que o ministro do Turismo Gastão Vieira me reportou
e, com certeza, esse plano apresentado hoje será uma espécie de guia e me ajudará muito nesse trabalho", declarou, referindo-se ao Programa de Aceleração do Turismo, a ser elaborado pelo Governo Federal.
Adenauer Góes destacou que o plano “Ver-o-Pará” vai direcionar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo paraense, assim como ferramenta de geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida dos que estão ligados direta e indiretamente a essa cadeia produtiva. Metas – A marca do turismo no Pará agora tem os conceitos de originalidade, criatividade e sustentabilidade, com objetivo principal
de gerar renda e bem estar, observou Patrícia Sevilha, diretora da empresa espanhola Chias Marketing, responsável pela consultoria do Plano Estratégico. Com atuação estratégica, a meta é crescer 10% até dezembro de 2012 e, a partir do segundo ano, chegar a 15%. “Na primeira fase, de 2012 a 2014, teremos o que nominamos de Avança
Pará’, que são as ações para estruturar o turismo e nos posicionar no cenário, e de 2015 a 2020 a ‘Consolidação do Pará’ como liderança na Amazônia”, explicou. Outra meta é aumentar a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano, assim como o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas. Para isso, será necessário que o orçamento para o setor seja triplicado em 2012 e, proporcionalmente, reduzido nos anos seguintes. Entre as principais ações do plano está a melhoria na qualidade dos produtos que o Pará oferece. Ferramentas – Também foram lançados o novo site promocional do turismo (
www.turismoparaense.pa.gov.br), juntamente com a nova marca turística do Pará. As novas ferramentas darão identidade aos produtos
comercializados, que carregam o slogan “Pará: Obra prima da Amazônia”. O site terá atualização automática de notícias ligadas ao turismo, por meio da Agência Pará de Notícias, mantida pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Com informações da Secretaria de Comunicação

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