segunda-feira, 7 de novembro de 2011

INFORMES DO 3º CONGRESSO ESTADUAL DO PSOL

LIDERANÇAS DE PARAUAPEBAS PARTICIPAM DO 3º CONGRESSO ESTADUAL DO PSOL

clip_image002

Raimundo Moura, Presidente Municipal do PSOL, Mardem Lima e o bancário Afonso, Membros da Executiva Municipal de Parauapebas, no 3º Congresso Estadual do PSOL, Belém/PA.

Com o tema em Defesa dos Povos da Floresta e dos Rios da Amazônia! Pare Belo Monte! Aconteceu no último dia 05 de novembro em Belém, o 3º Congresso Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Contou com a participação de 42 municípios e a capital do Estado, onde fizeram abertura do Congresso os parlamentares paraenses do PSOL, Deputado Estadual Edmilson Rodrigues e a Senadora Marinor Brito que expuseram a importância do PSOL na atual conjuntura de crise em que vive o sistema capitalista no mundo e no Brasil.

Marinor denunciou o crime que será Belo Monte para os povos da floresta, e também a corrupção que assola o país e o estado no que diz respeito ao desvio de verbas públicas. “O PSOL tem um papel estratégico de alternativa para a classe trabalhadora, visto que o PT abandonou este papel e optou por trair a classe trabalhadora se aliando aos partidos que sempre governaram nosso Estado”, desabafou a Senadora.

Para o Deputado Estadual Edmilson Rodrigues, que está com a preferência do eleitorado de Belém nas pesquisas para Prefeito, “o PSOL é a retomada do sonho e da esperança da classe trabalhadora contra as velhas elites (PMDB, PSDB, DEM e PT). Achamos que com o PT seria diferente, mas nos decepcionamos e por isso o PSOL nasceu. Para ser a nova alternativa da esquerda brasileira”.

O PSOL tem hoje representação no Senado e na Câmara Federal, nas Assembléias Legislativas de vários estados brasileiros, nas câmaras de vereadores, e o mais importante; inserção nos mais diversos movimentos sociais, populares, estudantis e sindicais. Trata-se, de um partido de base social e não só eleitoral. Está preparado para governar e legislar os mais de 5 mil municípios brasileiros porque está junto com os trabalhadores.

O Congresso contou com várias discussões políticas da conjuntura internacional, nacional e estadual, encerrando as atividades com a eleição para o Diretório Estadual do PSOL que contou com três chapas inscritas. A chapa encabeçada pela Senadora Marinor, da Ação Popular Socialista que foi à grande vitoriosa com 71 votos válidos. As outras duas chapas, encabeçada pela Corrente Socialista dos Trabalhadores teve 23 votos e o Movimento Esquerda Socialista, 22. Como o PSOL é um partido democrático, todas as chapas comporão o Diretório Estadual, tendo como Presidenta a Senadora Marinor que fica com a maioria dos cargos.

O PSOL lançará candidatos ao executivo e legislativo em todos os municípios onde está organizado. Parauapebas está entre as cidades que está na agenda política do partido para as eleições do ano que vem. Porém, as definições de candidaturas serão tratadas a partir de 2012. O partido antecipa que Parauapebas, assim como os demais municípios, contará com candidatos com alto nível de conhecimento e coerência política, presentes nas lutas em defesa de um mundo mais justo e feliz para todos.

Nenhum comentário: