sexta-feira, 22 de julho de 2011

Complexo Altamira

Complexo Altamira recebe investimento em infraestrutura

Drenagem, esgotamento sanitário e ruas asfaltadas. Uma obra completa e de qualidade proporcionará melhoria de vida dos moradores do Complexo Altamira, constituído pelos bairros Casas Populares I, Casas Populares II, Novo Horizonte, Betânia, Altamira e Vila Rica, através do Programa de Saneamento Integrado do Complexo Altamira.

Realizado com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Parauapebas e tendo como órgão fiscalizador a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o programa atenderá mais de 60 mil pessoas que moram nesses bairros, o que representa aproximadamente 40% da população urbana do município. Após a conclusão do programa, Parauapebas passará de seus atuais 14% de cobertura de esgoto para cerca de 40%.

O investimento total, que está orçado em R$ 71.743.177,44 (setenta e um milhões, setecentos e quarenta e três mil, cento e setenta e sete reais e quarenta e quatro centavos), será dividido em duas etapas de serviços, sendo que a primeira, iniciada em 4 de julho e com previsão de término para 31 de dezembro desse ano consumirá R$ 33.370.559,32 (trinta e três milhões, trezentos e setenta mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos). O restante do recurso será utilizado na segunda etapa com previsão para 4 de janeiro de 2012. A empresa contratada para realização das obras no Complexo Altamira é a Construtora e Transportadora Carvalho-CTC.

Na primeira etapa, os valores destinados serão aplicados em sete frentes de serviços: drenagem, rede de esgoto e pavimentação asfáltica das Casas Populares I; drenagem, rede de esgoto e pavimentação asfáltica das Casas Populares II; construção do canal do bairro Betânia; construção da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE; construção da elevatória e linha de recalque de esgoto; drenagem, rede de esgoto e pavimentação asfáltica do Betânia; conclusão da Avenida da Integração entre o trecho da Avenida “J” e PA-160.

Já na segunda, será realizada a drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação dos bairros Altamira, Vila Rica e Novo Horizonte.

Números

Nas obras do Complexo Altamira serão realizados os seguintes serviços: pavimentação de 44.342 km de asfalto tipo CBUQ (revestimentos utilizados nas vias urbanas e rodovias);instalação de 29.088 metros de redes de drenagem pluvial de várias dimensões; construção de 981 metros de canal aberto em concreto armado, entre o bairro Betânia e o bairro Altamira; realização de 8.000 ligações domiciliares de esgoto;instalação de mais de 72.000 metros de redes coletoras de esgoto sanitário;construção de estação de tratamento para atender mais de 40.000 habitantes.

Ascom PMP

Nenhum comentário: