segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Manual de Trânsito de Parauapebas (Leia Antes de Sair de Casa)

 Publicado no Blog do William

Para quem vai dirigir em Parauapebas pela primeira vez, não saía antes de ler essa verdadeira Wikipédia do nosso caótico trânsito

1) Evite, o máximo que puder, andar nas ruas popularmente chamadas de rota das vans. O estresse é muito alto e a probabilidade de um acidente é enorme.

1.a) Se não houver qualquer possibilidade de buscar uma via alternativa, vá com paciência e muito cuidado e jamais, mas jamais mesmo, ande atrás de uma van, afinal suas paradas não são regulamentadas, não havendo pontos propícios e não há sequer o bom senso em encostar o veículo para o embarque e desembarque. E o que é pior: só não param para idosos e estudantes, mas de resto, não podem ver um cachorro abanar o rabo que já pensam que é um potencial passageiro.

1.b) O mesmo serve para a frota de ônibus que atende Carajás, mas com um detalhe: van parada gera prejuízo, portanto os vanzeiros não jogam sua frota pra cima dos outros carros como os 'motoras' dos ônibus fazem.

2) Aqui existe sim preferencial, mas ela se dá para os veículos maiores e os motoristas mais valentes. O resto é balela!!! Não confie em sinais abertos ou placas de sinalização.

3) Contramão é permitido, mas só se for por no máximo duas quadras... Se estiver achando pouco, vai dirigir lá na Inglaterra, pois lá sim todo mundo só anda na mão errada.

4) Os semáforos são meros enfeites, que só servem para confundir ainda mais o trânsito e propiciam um contrato razoável para a empresa que dá a manutenção nos mesmos...

5) Cuidado, mas muito cuidado com os buracos da cidade. Apesar da operação tapa burado estar por aí a todo vapor, mas o estrago é grande e vai demorar um tempo para recapear nosso queijo suíço chamado de ruas.

6) Por falar em ruas, quem as planejou, principalmente na Cidade Nova, União e Rio Verde era uma 'intelectualidade rara', inclusive conseguiu criar ruas mais largas do que as da Cidade Velha, bairro de Belém, com uma única diferença: lá as ruas datam de 1800 pra trás e aqui são de 1985 pra cá.

7) Um detalhe importante sobre o trânsito daqui é que ele é muito participativo, algo inédito em todo o Brasil. Além do DMTT, a população também decreta pontos de estacionamento (através da colocação de cones para guardarem vagas cativas em frente a seus comércios) e fechamento de ruas (principalmente para festas de aniversários particulares), entre outras coisas. É claro que nesse 'convênio', a população atua muito mais que o órgão de trânsito da cidade.

8) Pedestres, ciclistas e motoqueiros são inimigos. Estão sempre no lugar errado, na hora errada e fazendo a coisa errada para causar um acidente e assim te prejudicar, afinal a culpa semre é do motorista, nunca se esqueça disso.

9) A via de tráfego aqui é a da esquerda... Por mais que o espação esteja escancarado para a direita, ninguém trafega por lá.

10) E para finalizar, pelo menos por enquanto, temos os impostos e os seguros mais caros do país. 

2 comentários:

Anônimo disse...

No malfadado orçamento participativo(o último-do sem saudade delmar stefhen - na cidade nova ficou de arruamr as calçadas e ate agora nada...
Mas isso não é novidade, novidade é se o prefeito começar a trabalhar.

é foda disse...

Wanterlor, enquanto nós na cidade nova e em outras partes da cidade, cheiramos bosta, O Darci deve estar cheiranto os lírios do campo da Europa (ele e alguns secretários - finança. Deus nos livre, porque já pedimos socorro e não adianta. Ou é G R A N D E a incompet~encia ou é G R A N D E o descaso com a população, enquanto isso os puxa-sacos cheiram o mesmo mal cheiro que nós, mas puxa saco é puxa saco em qualquer lugar.