segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Coleta seletiva e minimização de resíduos são temas de palestra educativa

A criançada da Escola Municipal Mundo Infantil teve uma aula diferente na última sexta-feira, 26. Com olhares atentos, os pequenos assistiram a uma palestra sobre um dos mais graves problemas ambientais de hoje – o lixo, com ênfase na coleta seletiva e minimização de resíduos.
     Apesar de o município de Parauapebas está em fase de implantação da coleta seletiva, já que esta é realizada apenas em alguns bairros e em algumas empresas da cidade, levar conhecimento sobre a importância do papel de cada cidadão, família e comunidade no processo de adequada destinação do lixo é fundamental.
       “As palestras educativas nas escolas cumprem a missão de informar e conscientizar a comunidade sobre a necessidade da preservação ambiental, e esta sobre coleta seletiva, destacou a importância da minimização de produção de resíduos e da necessidade do reaproveitamento. Esperamos que os alunos sejam multiplicadores desse conhecimento”, declarou a Coordenadora de Educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mágela Adriana Sampaio.
     A Professora Titânia Cutrim disse que é fundamental que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitarem ao meio ambiente. “A questão do lixo é muito séria. É preciso que às pessoas tenham conhecimento do mal que ele causa à saúde pública e ao meio ambiente e façam a sua parte.”, destacou.
     Lixo e meio ambiente           
A disposição inadequada do lixo causa uma série de conseqüências ao meio ambiente, como a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo), além da proliferação de vetores de doenças.
     chorume, no período chuvoso, em que o lixo se mistura com a água de chuva, encontra maior facilidade de infiltração no solo, contaminando os mananciais subterrâneos e também os mananciais de superfície (rios, lagos, córrego).

Nenhum comentário: