Na manhã do último domingo, 28, a Câmara Municipal foi ao Cedere I para a realização de Sessão Especial, que faz parte Projeto Câmara Itinerante. O projeto tem o propósito de levar o Poder Legislativo as mais diversas comunidades, tanto da zona rural, quanto da zona urbana de Parauapebas. Além da presença de moradores da localidade, também esteve presente o presidente da Associação de Moradores do Cedere I, Lindomar Moraes, que falou sobre as necessidades dos moradores e discutiu juntamente com os parlamentares a busca de melhorias para a comunidade.
A Sessão se deu com o início da proposição do Vereador Massud (PTB), que apresentou o requerimento Nº 105/2010, de autoria própria. Por meio do documento, o parlamentar solicita a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao Cedere I. Para Massud, a realização dessa obra vai contribuir para a melhoria das condições de vida dos moradores daquele local. “Essa solicitação foi feita por meio da associação de moradores e nós somos testemunhas que há grande necessidade de fazer esse trabalho”, justifica.
A respeito do requerimento de Massud, o Vereador do PMDB, Odilon Rocha (PMDB) reiterou: “Falta a Câmara ‘cutucar’ mais um pouco para asfalto chegar até este lugar. Andar em uma estrada nessas condições é muito complicado. Precisamos dar trafegabilidade para as pessoas”, concluiu Odilon.
Na oportunidade, o presidente da Associação de Moradores do Cedere I,
Lindomar Moraes falou sobre os principais anseios dos residentes da vila. “Nossa comunidade está desacreditada com o governo. Nossa energia é precária, o asfalto é de péssima qualidade. Os vereadores têm de fiscalizar isso, porque esses serviços são feitos com nosso dinheiro”, declarou Lindomar.
Os temas mais abordados durante a Sessão foram sobre infraestrura, energia elétrica, telefonia. Em seu pronunciamento, Odilon disse que a telefonia é uma vergonha e também falou sobre a Celpa. “É um absurdo aqui não pegar telefone, nós vamos correr atrás para melhorar isso. A Celpa é uma vergonha no município como um todo”, disparou o vereador.
A programação da Sessão Especial contou ainda com a parceria da Fundação Integral, que cedeu a Unidade Móvel Médico-Odontológica para
prestar atendimento de limpeza, restauração e extração de dentes. Segundo a Assistente Social da Fundação Integral, mais de 40 pessoas foram atendidas. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os profissionais para fazerem os atendimentos médicos. Além disso, também foram feitos atendimentos de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido anti-HIV (para maiores de 18 (anos), cadastros no Programa Bolsa Família, além de atualização de dados já cadastrados. Para Simone Cândida, essa ação é muito importante para as pessoas que
moram no Cedere I. “A gente nunca tem tempo de ir a Parauapebas para
conhecer o trabalho dos vereadores e nem para fazer consulta com dentistas, e isso vindo para cá tudo fica mais fácil, disse Simone, que pela primeira vez assiste a uma sessão legislativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa / CMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário