sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Encontrados cinco corpos em Xambioá

Pelo menos cinco corpos foram encontrados ontem pelo Grupo de Trabalho de Tocantins (GTT) na busca por corpos de militantes assassinados pelo Exército durante a Guerrilha do Araguaia, há aproximadamente 40 anos.

Esta é a 6ª expedição de escavação do grupo, realizada em Xambioá (TO), cidade situada à beira do rio Tocantins, na divisa do Tocantins com o Pará. O material encontrado ontem (21) está sendo analisado pelos peritos do GTT para definir se eram ou não dos comunistas assassinados.

Os corpos foram encontrados no cemitério de Xambioá, onde foi aberta uma trincheira para descobrir os ossos, entre os quais pareciam ter até de uma criança. Antes dessa trincheira, anteontem, outra área foi escavada pelo GTT, onde também foram encontrados vestígios humanos, mas o grupo também não identificou ainda como sendo de guerrilheiros, evidência que é reforçada pela existência de uma corda junto ao corpo. Hoje os peritos devem explorar o material para ver do que se trata.

Com o achado, a operação deve continuar concentrada no cemitério, mas uma informação chegou ontem ao GTT apontando uma nova área base militar que servia de apoio às ações contra a guerrilha em Xambioá. Essa nova área deve ser avaliada para decidir se o grupo também deve escavar no local.

Por telefone, a assessoria de Imprensa do Exército disse à reportagem que durante as escavaçãoes os peritos não se manifestam, deixando para falar sobre o que foi encontrado apenas em reunião, que realizam todas as noites.

A expedição deve concluir os trabalhos na próxima quarta-feira, dia 27, e nenhuma ossada de guerrilheiro foi encontrada, desde que foi instituído o atual GTT, faltando a confirmação do material que foi encontrado ontem. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: