terça-feira, 19 de outubro de 2010

BANDA LEGIONÁRIOS: 5 ANOS NA ESTRADA

download (1)                                                                            Romário, Rogério, Diógenes, Neto e Deicharles

Um projeto que seria apenas um show de homenagem a um grande artista musical do rock nacional tornou-se uma banda de prestígio na região que vem ganhando fãs e fazendo vários shows nas cidades paraenses.

No dia 14 de outubro, a banda completou 5 anos de história e desafios. Hoje, o grupo tem uma média de oito shows por mês. Todos unidos pela música e pela emoção de fazer o público apreciar as boas canções nacionais e internacionais tocadas pela banda Legionários.

Tudo começou quando Deicharles Produções, em 2006, teve a ideia de fazer um tributo a Renato Russo, ex-vocalista da Legião Urbana. Chamou os músicos e realizou a primeira formação da banda. Aquele primeiro tributo, realizado no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), era apenas para ser uma única homenagem a Renato Russo. Na homenagem, era esperada uma média de trezentas pessoas. Só que o evento superou todas as expectativas e compareceram mais de mil pessoas. Vendo todo aquele público empolgante no primeiro show do tributo, Deicharles então percebeu que em Parauapebas tinha muito mais fãs da Legião.

A primeira formação da banda em 2006 tinha Rogério, Rafael, Pablo, Dnyson, André e Cris. Devido à maior parte dos integrantes daquela época ter ido morar fora do município, o grupo não ficou atuando. Em 2007, finalmente o empresário e produtor Deicharles Produções consegue formar o grupo novamente com novos integrantes, mantendo o vocalista Rogério Reis. Então, foi realizo o segundo tributo, onde novamente lotou o CDC. Na formação, estavan Rogério, Romário, Renatinho, Claudinho, Pokemon e Vitor. Em 2008, Romário se afasta por um tempo e entram Pepeu, Arilson, Rafael, Edenir e Fábio. Logo depois, Romário retorna e fica fixo.

Em meio a muitas polêmicas naquela época, e algumas situações acontecidas, é realizado o terceiro tributo, que conseguiu lotar a casa outra vez. No ano de 2009, a banda passa por uma transformação radical. Permanecem apenas Rogério e Romário e entram mais dois integrantes, Neto e Diógenes, formação que permanece há mais de um ano.

download (2)

Depois de várias formações, finalmente o grupo se manteve fixo e conseguiu fazer um trabalho ainda melhor com mais dinamismo e confiança. Essa última formação conseguiu uma união e uma integração maior, a qual leva ao público a emoção da verdadeira música que tem que ser ouvida. Nestes cinco anos de estrada, a banda já se apresentou em várias cidades do estado, levando o nome de Parauapebas para outros municípios.

O reconhecimento vem sendo a cada show, a cada grito dos fãs e a cada emoção e admiração passada do público para a banda, onde as pessoas cantam e interagem junto com os integrantes durante as apresentações.

Chegar ao reconhecimento nacional é um grande sonho. Oportunidades vão chegando aos poucos. E, durante estes cinco anos de história, mostra que com tantas barreiras e dificuldade enfrentadas o pensamento dos músicos é um só: alegrar e emocionar o público.

Legionários tem algumas composições próprias, uma delas ganhou o prêmio Prata da Casa, no Festival de Música de Parauapebas. Com a boa aceitação do público, a banda tem um diferencial em tocar blues, jazz, flash black, MPB, pop rock nacional e internacional, além das canções próprias.

Romário de Sousa, guitarrista da banda, declara que mesmo com tantas situações que aconteceram, a banda mantém firme e conseguiu chegar a sessenta meses de duração. Tempo que foi de muita ralação para todos. “É muito difícil nos dias de hoje uma banda sem recursos durar cinco anos. Isso deve à união e ao esforço do grupo”.

O vocalista Rogério Reis se sente honrado em estar desde a primeira formação e espera que dure décadas e mais décadas e que Legionários possa ser levada a todo Brasil, e, quem sabe, até fora do país.

Francisco Bispo Neto, baterista, relata que não foi nada fácil durante todo esse tempo, mas com a determinação e a união as pessoas hoje podem reconhecer o trabalho feito.

Baixista Diógenes Pereira diz que, mesmo sendo o último integrante a chegar, se sente virtuoso por ser chamado para fazer parte desse projeto que todos estão abraçando e se dedicando ao máximo para levar o melhor para o público.

O empresário e fundador da banda Legionários, Deicharles Produções, descreve que o grupo é uma segunda família, pois tudo é conversado, discutido e compreendido para o crescimento da banda e de todos. “Não tocamos por dinheiro e sim por gosto musical. O dinheiro é apenas um incentivo para cobrir os gastos que temos. Comandar uma banda durante cinco anos não é tão simples como se parece, porque temos a missão de levar o melhor para os amantes da boa música. Somos mais do que amigos. Somos uma segunda família e trabalhamos unidos para sempre levar o melhor para o público”, define Deicharles.

A banda ainda tem uma série de shows já marcados até o final do ano na região. Em breve, estará em Curionópolis, Marabá, Belém, Canaã dos Carajás e Xinguara. O pensamento dos cinco integrantes é um só: sempre agradar ao público e levar o melhor da música nacional e internacional para todos.

Nenhum comentário: