Comentário publicada na postagem logo abaixo, sobre o texto do professor Raimundo Moura. O Blog tem como principio garantir o amplo direito ao contraditório, mesmo que esses comentários não reflita o pensamento do blogger.
(Texto publica na integra e sem alteração)
Veja o comentário:
Carro professor (estudado/pedagogo) que pretende usar esse espaço na Internet para combater o que? Perseguição há quem? Meu carro convido você para conhece a escola Antônio Vilhena. Que tem um papel fundamental no reforço do preconceito do rural, éramos uma escola bem avaliada em anos anteriores, mas, recentemente nossa escola está se desconstruindo pedagogicamente, talvez você pudesse buscar essas informações do por quer? Ai sim você vai entender! Nos últimos dias o que têm acontecido, num ensino baseado na dicotomia, certo e errado que não reconhece as variedades próprias dos alunos, levando a um apagamento de suas identidades. Um fato é o ensino de português, portanto, não leva em conta a heterogeneidade lingüística, contribui para a segregação social dos falantes de variedades não prestigiadas, desestimulando-os ao aprendizado. No caso da nossa escola temos que juntamos os cacos deixados por Lucideia, Aparecida e Lindomar esse sim o verdadeiro responsável por os últimos acontecimentos, só para reforçar ate então não temos aulas, esse moço mesmo o senhor Limdomar ele ordenou que a escola não funcionasse ate que ele seja recontratado, ai uma pergunta quem está preocupado com a escola e o aprendizados dos alunos? Lindomar ou a PMP/Semed. Todos nós vimos, muito bem como, esse aprendiz de ditador e comedor de tenras, nas suas ações, interditar estradas, atrapalhado os pais de famílias que vai ou vem do trabalho! Obrigar alguns moradores da Vila CEDERE I (Centro de Desenvolvimento Regional I) a se junta na sua demanda pessoal? Francamente professor Raimundo Moura militante da luta do povo é assim que você vai muda o nosso Sindicato? Acho que você professor antes de tomar qualquer posição deveria ir às Vilas, vicinais e na escola conversar com as comunidades envolvidas, para conhece melhor a situação antes de manifesta publicamente sua opinião, dessa forma você como educador renuncia os ensinamentos da academia e da pedagogia e mais aos ensinamentos de Paulo Freire! Há que você se dizia admirador. Por fim caro Professor acho que você têm mais o que aprender com as nossas comunidades na zona rural do que fica cercando Lourenço nos seus textos vazios e sem conteúdo.
Damilson
11 comentários:
Caro Damilson, percebo que você está muito rancoroso com Lindomar, e este rancor não lhe deixou ler o texto do Professor Raimundo Moura como deveria. Saiba que ele, enquanto educador, só estava defendendo o direito de qualquer cidadão contra as atrocidades da sofridas naquele momento por um professor, um companheiro de profissão. Faço-lhe uma pergunta, se fosse o contrário, você por exemplo que estivesse demitido e preso por reivindicar seus direitos, será que estaria tão ofendido com a defesa do professor Raimundo Moura? Acredito que não são os abusos de poder que irão resolver nossas contradições. Agora se você tem uma questão pessoal com o professor Lindomar em sua comunidade acredito que CEDERE I é politicamente bem desenvolvida, especialmente por vim de um beço da militância dos trabalhadores rurais que aqui no sudeste do Pará é a mais forte do país, e poderão resolver essa diferência num debate amplo, democrático e respeitoso como vocês sempre costumam fazer, sem prejudicar seus alunos e famiíliares e muito menos sem prejudicar a luta por melhorias trabalhistas, salarias e por condições fisicas do prédio, transporte, merenda escolar e outros. Não permita que suas diferênças com o Lindomar tornem a luta de CEDERE I uma disputa de ego, e sim que essa diferença possa se transformar em um momento para crescerem muito mais na democracia e na cidadania rural, tão carente em dias atuais.
Agora quando você ofende as pessoas dessa maneira, parece que é favor da carnificina de 1996, 17 de abril em Eldorado dos Carajás. Parace que os seus direitos são superiores aos dos outros, e que o sindicato deve se calar quando busca defender seus sindicalizados, então para quer existir, o sindicato e as leis?
Faça uma reflexão, busque uma orientação melhor em sua posição nesse debate, que é político, e então torne esse momento um momento impa na construção politica de seu CEDERE I. Agora se sua defesa e para consiguir algo pessoal, aí eu retiro as minhas palavras direcionadas a você e clamo aos moradores do CEDERE I que façam esse movimento politico, democrático e cidadão que você não demonstra (através do sua respostas) querer fazer, antes que afundem esta localidade.
P.S.: Há propósito, Raimundo Moura é ex-militante sem terra, e conhece muito bem a educação rural, pois fez formação na pedagogia da terra e viveu em assentamentos dessa região.
Caro Damilson, percebo que você está muito rancoroso com Lindomar, e este rancor não lhe deixou ler o texto do Professor Raimundo Moura como deveria. Saiba que ele, enquanto educador, só estava defendendo o direito de qualquer cidadão contra as atrocidades da sofridas naquele momento por um professor, um companheiro de profissão. Faço-lhe uma pergunta, se fosse o contrário, você por exemplo que estivesse demitido e preso por reivindicar seus direitos, será que estaria tão ofendido com a defesa do professor Raimundo Moura? Acredito que não são os abusos de poder que irão resolver nossas contradições. Agora se você tem uma questão pessoal com o professor Lindomar em sua comunidade acredito que CEDERE I é politicamente bem desenvolvida, especialmente por vim de um berço da militância dos trabalhadores rurais que aqui no sudeste do Pará é a mais forte do país, e poderão resolver essa diferença num debate amplo, democrático e respeitoso como vocês sempre costumam fazer, sem prejudicar seus alunos e familiares e muito menos sem prejudicar a luta por melhorias trabalhistas, salários e por condições físicas do prédio, transporte, merenda escolar e outros. Não permita que suas diferenças com o Lindomar tornem a luta de CEDERE I uma disputa de ego, e sim que essa diferença possa se transformar em um momento para crescerem muito mais na democracia e na cidadania rural, tão carente em dias atuais.
Agora quando você ofende as pessoas dessa maneira, parece que é favor da carnificina de 1996, 17 de abril em Eldorado dos Carajás. Parace que os seus direitos são superiores aos dos outros, e que o sindicato deve se calar quando busca defender seus sindicalizados, então para quer existir, o sindicato e as leis?
Faça uma reflexão, busque uma orientação melhor em sua posição nesse debate, que é político, e então torne esse momento um momento impa na construção política de seu CEDERE I. Agora se sua defesa e para conseguir algo pessoal, aí eu retiro as minhas palavras direcionadas a você e clamo aos moradores do CEDERE I que façam esse movimento político, democrático e cidadão que você não demonstra (através do sua respostas) querer fazer, antes que afundem esta localidade.
P.S.: Há propósito, Raimundo Moura é ex-militante sem terra, e conhece muito bem a educação rural, pois fez formação na pedagogia da terra e viveu em assentamentos dessa região.
Damilson, não lhe conheço e nem preciso que vc me admire ou goste do que eu
escrevo, apenas peço que vc reeleia o que publiquei no blog e verá que em nenhum
momento estou tomando partido da briga que envolve as comunidades, mas apenas
deixei o meu protesto contra a ação da polícia na prefeitura e do governo em
fomentar intrigas entre as comunidades, quando deixa a desejar com serviços
públicos. Se meus textos são vazios e sem conteúdos lhe desafio a me escrever
algo melhor do que vc escreveu, pois não tem sentido a seu ataque. Será que é
porque vc é um simpatizante do governo? Eu também era e me decepcionei...
Raimundo Moura
Caro Wanterlor Bandeira de pronto quero te agradece pela a publicação do meu comentário e também esclarece alguns fatos em questão da Escola Antonio Vilhena.
Meu caro quero aqui concorda que o de fato, o ser humano está capacitado a criar formas e ambientes alegres e convidativos ao cultivo ao respeito a todos, e essa deve ser a meta de todos. Alcançar esse estágio deveria ser a base da nossa educação, formando líderes que promovam a ciência, a arte e o bem-estar social em geral das nossas comunidades, o respeito à vida e à natureza e ao próximo. Em Parauapebas necessitamos de professores que atentem para isso, despertando a atenção e o interesse das nossas crianças e dos nossos adolescentes, pois os nossos jovens tenham á percepção do que está acontecendo e pode analisar quanto a sua participação nesses acontecimentos, o caso da escola Antonio Vilhena, neste momento que interromperam as suas atividades pedagógicas. No entanto, as atitudes até então são repletas de falsidade e mentiras e só difundem ruínas ao coletivo da nossa querida escola Antonio Vilhena e pela vida. Não é verdade que esse moço e essa moça sofrem perseguição nada disso, eu tive La em varias oportunidades e pode ver há carência da escola e ao mesmo tempo a arrogância da dupla, para com as orientações da secretaria de educação, como conhecedor do caso posso dar minha opinião sobre tal, essa escola têm aproximadamente 472 alunos, que estão sendo penalizados com essa paralisação, causando assim um prejuízo incomensurável para os filhos de vários agricultores do Assentamento Carajás II e III e região. É verdade quanto a demissão do dito professor, mais não por perseguição como o mesmo divulga não, não nada disso! Ontem esse moço figurando o passado, descriminar os trabalhadores rurais sem terra dos acampamentos Juazeiro e Santo Antonio e a Vila Onalício Barros, no entanto se somamos as aulas que o professor de Português citado, ofertou as seus alunos? É uma interrogação só nem ele sabe, e tudo isso com a conivência da direção da escola em questão e tantas outras questões que podem ser levantadas por vários colegas que trabalham na mesma escola, ele não é só professor e também diretor há força fazendo se impor decisões inadequadas para a educação dos nossos filhos, ai minha preocupação com um professor que impõe que seus alunos vem interditar uma rodovia e ate mesmo parar as atividades da sua escola isso não, meu caro não posso me colar. Para que tenham sucesso em nossa formação, além do aprendizado teórico e didático, os professores precisam ser orientados sobre tudo isso, pois só o grande significado da vida pode despertar a curiosidade e o interesse dos alunos para que se tornem seres humanos de qualidade, aptos a construir uma forma sadia de viver. Esse é o grande segredo de que dispunham muitos professores que, no passado, contribuíram para a formação de uma população ativa e de boa índole no Assentamento. Quando as crianças não aprendem isso desde cedo, podem crescer recalcadas, vindo posteriormente a manifestar seus desejos de forma mais agressiva, ou então, a permanecer acomodadas, temerosas, sem coragem e perseverança para realizar seus sonhos.
Caro não podemos continuar ignorando esse fato da falta de aulas na escola sobre a ordem de Lindomar, a SEMED têm que tomar uma posição rápida e definitiva quanto essa questão, pois já temos o calendário letivo comprometido por causa da greve, e isso tudo quem sofre mais é a educação e os seus alunos.
Grato pelo o espoco
Damilson
Caro Marcos, não lhe conheço mais posso lhe chamar de amigo sim! Mais conheço muito bem RM, uma coisa me chama atenção você uso a palavra ex militante sem terra? Será por quê? Ele não acredita mais na luta do MST ou foi alguma divergência com a direção do movimento? Ou ate mesmo alguma indisciplina na chamada pedagogia da terá que você se refere? Há uma ultima como militante do povo em que assentamento ele ta contribuído? A propósito caro Marcos você conhece a o assentamento em questão? Ou escola? As causas que levaram ela a essa situação? Então não tenho raiva nem rancor á RM nenhuma magoar contra a pessoa do meu amigo RM, muito pelo o contrario vote na chapa dele no Sindicato!
Espero que agente passamos aqui melhor aproveitar esse espaço dado por o caro Wanterlor, e apresentamos propostas para melhora a educação do nosso município e estado?
Sem nem um rancor
Damilson
Caro Marcos, não lhe conheço mais posso lhe chamar de amigo sim! Mais conheço muito bem RM, uma coisa me chama atenção você uso a palavra ex militante sem terra? Será por quê? Ele não acredita mais na luta do MST ou foi alguma divergência com a direção do movimento? Ou ate mesmo alguma indisciplina na chamada pedagogia da terá que você se refere? Há uma ultima como militante do povo em que assentamento ele ta contribuído? A propósito caro Marcos você conhece a o assentamento em questão? Ou escola? As causas que levaram ela a essa situação? Então não tenho raiva nem rancor á RM nenhuma magoar contra a pessoa do meu amigo RM, muito pelo o contrario vote na chapa dele no Sindicato!
Espero que agente passamos aqui melhor aproveitar esse espaço dado por o caro Wanterlor, e apresentamos propostas para melhora a educação do nosso município e estado?
Sem nem um rancor
Damilson
Damilson eu não disse que você tem rancor do Raimundo Moura, a propósito conheço sim a Escola Antônio Vilena e a história dos CEDERES I, II e III, que em muito contribuíram para o latifúndio e para a degradação ambiental em nosso estado. A minha intenção é não tornar essa discussão ideológica em uma discussão pessoal. Você tem todo o direito de falar o que pensa, agora só não tem o direito de usar esse pensamento contra o bem maior, a educação dos mais de 400 alunos dessa comunidade através de ataques pessoais, parta para uma discussão politizada, promova um espaço em sua comunidade para isto, pois acredito que é isto que está faltando, afinal de contas a comunidade precisa ouvir os dois lados e não ficar no meio de um fogo cruzado de disputa de egos e/ou projetos pessoais. Saiba que o coletivo e mais importante e só há uma maneira de promover o coletivo é construídos espaços para que o debate e a democracia sejam construídas. Veja só os debates eleitorais, veja o processo eleitoral, não são perfeitos, mas possibilitam que a cidadania seja construída de forma democrática, sem autoritarismos, tiranias, escravidões e tantos outros regimes políticos que outrora vivenciamos e ainda, vez por outra, somos obrigados a engolir.
Lhe pergunto, cadê as eleições diretas para direção da escola em sua comunidade? Por que PCCR não é construído com a participação da categoria? E o planejamento das obras públicas têm a participação da comunidade? A comunidade é educada para participar das decisões políticas e educacionais que lhe afeta diretamente? Qual é o Projeto Político e Pedagógico que vocês construíram para os sujeitos da Escola Antônio Vilena? Você o conhece? Ajudou a construir? Concorda com ele? Acha que tem que melhorar?
São tantas as perguntas, que acredito não temos tempo para ficar com estas conversas que só atrasam o processo evolutivo da alfabetização política dos sujeitos que estão ao nosso redor e esperam por nós, professores, para possibilitar este construto social.
Saiba que o meu maior interesse nesse momento é possibilitar a comunidade do CEDERE I menos brigas pessoas e sem objetividade coletiva, e indicar um norte para aproveitarem o que os futuros conflitos têm a oferecer de melhor para o coletivo, pois sempre irão surgir, e devem surgir, pois somente nos conflitos é que crescemos.
Não existe sociedade igual, por isso não devemos formar cidadãos iguais, as diferenças nos tornam melhores, mas sempre teremos que construir o consenso, para avançarmos a sociedade que temos rumo a sociedade que queremos, daí a importância dos espaços democráticos e de democratas, principalmente os que sabe construir esses espaço com cidadania.
Damilson eu não disse que você tem rancor do Raimundo Moura, a propósito conheço sim a Escola Antônio Vilena e a história dos CEDERES I, II e III, que em muito contribuíram para o latifúndio e para a degradação ambiental em nosso estado. A minha intenção é não tornar essa discussão ideológica em uma discussão pessoal. Você tem todo o direito de falar o que pensa, agora só não tem o direito de usar esse pensamento contra o bem maior, a educação dos mais de 400 alunos dessa comunidade através de ataques pessoais, parta para uma discussão politizada, promova um espaço em sua comunidade para isto, pois acredito que é isto que está faltando, afinal de contas a comunidade precisa ouvir os dois lados e não ficar no meio de um fogo cruzado de disputa de egos e/ou projetos pessoais. Saiba que o coletivo e mais importante e só há uma maneira de promover o coletivo é construídos espaços para que o debate e a democracia sejam construídas. Veja só os debates eleitorais, veja o processo eleitoral, não são perfeitos, mas possibilitam que a cidadania seja construída de forma democrática, sem autoritarismos, tiranias, escravidões e tantos outros regimes políticos que outrora vivenciamos e ainda, vez por outra, somos obrigados a engolir.
Lhe pergunto, cadê as eleições diretas para direção da escola em sua comunidade? Por que PCCR não é construído com a participação da categoria? E o planejamento das obras públicas têm a participação da comunidade? A comunidade é educada para participar das decisões políticas e educacionais que lhe afeta diretamente? Qual é o Projeto Político e Pedagógico que vocês construíram para os sujeitos da Escola Antônio Vilena? Você o conhece? Ajudou a construir? Concorda com ele? Acha que tem que melhorar?
São tantas as perguntas, que acredito não temos tempo para ficar com estas conversas que só atrasam o processo evolutivo da alfabetização política dos sujeitos que estão ao nosso redor e esperam por nós, professores, para possibilitar este construto social.
Saiba que o meu maior interesse nesse momento é possibilitar a comunidade do CEDERE I menos brigas pessoas e sem objetividade coletiva, e indicar um norte para aproveitarem o que os futuros conflitos têm a oferecer de melhor para o coletivo, pois sempre irão surgir, e devem surgir, pois somente nos conflitos é que crescemos.
Não existe sociedade igual, por isso não devemos formar cidadãos iguais, as diferenças nos tornam melhores, mas sempre teremos que construir o consenso, para avançarmos a sociedade que temos rumo a sociedade que queremos, daí a importância dos espaços democráticos e de democratas, principalmente os que sabe construir esses espaço com cidadania.
Damilson eu não disse que você tem rancor do Raimundo Moura, a propósito conheço sim a Escola Antônio Vilena e a história dos CEDERES I, II e III, que em muito contribuíram para o latifúndio e para a degradação ambiental em nosso estado. A minha intenção é não tornar essa discussão ideológica em uma discussão pessoal. Você tem todo o direito de falar o que pensa, agora só não tem o direito de usar esse pensamento contra o bem maior, a educação dos mais de 400 alunos dessa comunidade através de ataques pessoais, parta para uma discussão politizada, promova um espaço em sua comunidade para isto, pois acredito que é isto que está faltando, afinal de contas a comunidade precisa ouvir os dois lados e não ficar no meio de um fogo cruzado de disputa de egos e/ou projetos pessoais. Saiba que o coletivo e mais importante e só há uma maneira de promover o coletivo é construídos espaços para que o debate e a democracia sejam construídas. Veja só os debates eleitorais, veja o processo eleitoral, não são perfeitos, mas possibilitam que a cidadania seja construída de forma democrática, sem autoritarismos, tiranias, escravidões e tantos outros regimes políticos que outrora vivenciamos e ainda, vez por outra, somos obrigados a engolir.
Lhe pergunto, cadê as eleições diretas para direção da escola em sua comunidade? Por que PCCR não é construído com a participação da categoria? E o planejamento das obras públicas têm a participação da comunidade? A comunidade é educada para participar das decisões políticas e educacionais que lhe afeta diretamente? Qual é o Projeto Político e Pedagógico que vocês construíram para os sujeitos da Escola Antônio Vilena? Você o conhece? Ajudou a construir? Concorda com ele? Acha que tem que melhorar?
São tantas as perguntas, que acredito não temos tempo para ficar com estas conversas que só atrasam o processo evolutivo da alfabetização política dos sujeitos que estão ao nosso redor e esperam por nós, professores, para possibilitar este construto social.
Saiba que o meu maior interesse nesse momento é possibilitar a comunidade do CEDERE I menos brigas pessoas e sem objetividade coletiva, e indicar um norte para aproveitarem o que os futuros conflitos têm a oferecer de melhor para o coletivo, pois sempre irão surgir, e devem surgir, pois somente nos conflitos é que crescemos.
Não existe sociedade igual, por isso não devemos formar cidadãos iguais, as diferenças nos tornam melhores, mas sempre teremos que construir o consenso, para avançarmos a sociedade que temos rumo a sociedade que queremos, daí a importância dos espaços democráticos e de democratas, principalmente os que sabe construir esses espaço com cidadania.
Damilson eu não disse que você tem rancor do Raimundo Moura, a propósito conheço sim a Escola Antônio Vilena e a história dos CEDERES I, II e III, que em muito contribuíram para o latifúndio e para a degradação ambiental em nosso estado. A minha intenção é não tornar essa discussão ideológica em uma discussão pessoal. Você tem todo o direito de falar o que pensa, agora só não tem o direito de usar esse pensamento contra o bem maior, a educação dos mais de 400 alunos dessa comunidade através de ataques pessoais, parta para uma discussão politizada, promova um espaço em sua comunidade para isto, pois acredito que é isto que está faltando, afinal de contas a comunidade precisa ouvir os dois lados e não ficar no meio de um fogo cruzado de disputa de egos e/ou projetos pessoais. Saiba que o coletivo e mais importante e só há uma maneira de promover o coletivo é construídos espaços para que o debate e a democracia sejam construídas. Veja só os debates eleitorais, veja o processo eleitoral, não são perfeitos, mas possibilitam que a cidadania seja construída de forma democrática, sem autoritarismos, tiranias, escravidões e tantos outros regimes políticos que outrora vivenciamos e ainda, vez por outra, somos obrigados a engolir.
Lhe pergunto, cadê as eleições diretas para direção da escola em sua comunidade? Por que PCCR não é construído com a participação da categoria? E o planejamento das obras públicas têm a participação da comunidade? A comunidade é educada para participar das decisões políticas e educacionais que lhe afeta diretamente? Qual é o Projeto Político e Pedagógico que vocês construíram para os sujeitos da Escola Antônio Vilena? Você o conhece? Ajudou a construir? Concorda com ele? Acha que tem que melhorar?
São tantas as perguntas, que acredito não temos tempo para ficar com estas conversas que só atrasam o processo evolutivo da alfabetização política dos sujeitos que estão ao nosso redor e esperam por nós, professores, para possibilitar este construto social.
Saiba que o meu maior interesse nesse momento é possibilitar a comunidade do CEDERE I menos brigas pessoas e sem objetividade coletiva, e indicar um norte para aproveitarem o que os futuros conflitos têm a oferecer de melhor para o coletivo, pois sempre irão surgir, e devem surgir, pois somente nos conflitos é que crescemos.
Não existe sociedade igual, por isso não devemos formar cidadãos iguais, as diferenças nos tornam melhores, mas sempre teremos que construir o consenso, para avançarmos a sociedade que temos rumo a sociedade que queremos, daí a importância dos espaços democráticos e de democratas, principalmente os que sabe construir esses espaço com cidadania.
Marcos.
beleza, continuem brigando e escrevendo errado "as pampas". e olha que são professores.... putz, coitado dos alunos do cedere.
Postar um comentário