terça-feira, 10 de agosto de 2010

TROPA DE CHOQUE REPRIME MANIFESTAÇÃO PACIFICA DA COMUNIDADE DO CEDERE I

* Raimundo Moura

Fiquei abismado com o abuso de poder usado pelo "Governo Cidadão" de Parauapebas que numa tentativa de desmobilizar a manifestação pacifica da Comunidade do Cedere I, chamou a tropa de choque que está na região, para reprimir a ação dos manifestantes que tinha a intenção de chamar a atenção do governo para com os problemas que afetam aquela comunidade: falta de construção da escola, pereseguição política aos servidores da escola, falta de infraestrutura na comunidade, dentre outras reivindicações.
Na ocasião estava fazendo parte da Comissão do PCCR do SINTEPP, visto que havia sido marcado anteriormente agenda para o dia 10/08, com o governo onde retomaríamos a mesa de negociação do novo Plano de Cargos e Salários dos servidores da educação. Todavia a agenda estava desmarcada e nem ao menos nos deram satisfação do motivo.
Ao sairmos da Prefeitura encontramos a tropa de choque intimidando os manifestantes (na maioria mulheres e estudantes), chegando a prender o professor
Lindomar e levá-lo de forma arbitrária para delegacia de polícia. Na ocasião a nossa Coordenadora Geral do SINTEPP tentou intermediar nas negociações e foi ofendida pelo Major da PM Justino, do comando de Parauapebas que ameaçou bater na cara dela por mais de uma vez, o fato pode ser confirmado pelo cenegrafista da TV liberal que estava no local registrando tudo.
Como educador, servidor público da educação municipal e estadual, militante do movimento social há mais de 15 anos, é um absurdo que em tempos de democracia ainda aconteça  desrespeitos desta natureza. Um oficial da PM, que está a serviço da lei, desrespeitar a lei Maria da Penha, a véspera de seu quarto ano de comemoração. Acredito eu, que ele só não bateu na cara da nossa representante sindical, porque ameaçamos denunciá-lo na corregedoria da PM. Nossos advogados já estão cuidando do processo...
Ressaltamos que não somente os educadores de Cedere I vem sendo perseguido pelo secretário atual de educação, como também em outros setores, aqui na cidade de Parauapebas, por terem participado da Greve Municipal. Precisamos dar um basta neste modelo de gestão. Merecemos respeito e reconhecimento pelo nosso trabalho.
As palmas de ouro e o resultado do ideb é resultado do nosso trabalho, em especial de cada professor/a que está sofrendo nas salas de aulas.
Esperamos contar com o apoio da nossa categoria e de forma bastante especial, da imprensa para que divulgue a verdadeira cara do "Governo Cidadão".
Todos a Assembléia do dia 13 de agosto, as 17horas, na Câmara Municipal.
O SINTEPP SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!
* Raimundo Moura/Servidor Público e militante da luta do povo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é característico de um governo que não governa para o povo mas sim para uma elite podre. Que se apondera do poder e do dinheiro público para atender seus interesses individuais. Privam o povo de seus direitos mais elementares e o a única saída, para os conflitos que isto gera, é a represão e a violência policial.
E isso tem sido caracteristico dos governo do PT de Paraupebas e do PT no Estado do Pará

Fabiano dos Santos Rodrigues
Marabá- PA

Anônimo disse...

Carro professor (estudado/pedagogo) que pretende usar esse espaço na Internet para combater o que? Perseguição há quem? Meu carro convido você para conhece a escola Antonio Vilhena. Que tem um papel fundamental no reforço do preconceito do rural, éramos uma escola bem avaliada em anos anteriores, mas, recentemente nossa escola está se desconstruindo pedagogicamente, talvez você pudesse buscar essas informações do por quer? Ai sim você vai entender! Nos últimos dias o que têm acontecido, num ensino baseado na dicotomia, certo e errado que não reconhece as variedades próprias dos alunos, levando a um apagamento de suas identidades. Um fato é o ensino de português, portanto, não leva em conta a heterogeneidade lingüística, contribui para a segregação social dos falantes de variedades não prestigiadas, desestimulando-os ao aprendizado. No caso da nossa escola temos que juntamos os cacos deixados por Lucideia, Aparecida e Lindomar esse sim o verdadeiro responsável por os últimos acontecimentos, só para reforçar ate então não temos aulas, esse moço mesmo o senhor Limdomar ele ordenou que a escola não funcionasse ate que ele seja recontratado, ai uma pergunta quem está preocupado com a escola e o aprendizados dos alunos? Limdomar ou a PMP/Semed. Todos nós vimos, muito bem como, esse aprendiz de ditador e comedor de tenras, nas suas ações, interditar estradas, atrapalhado os pais de famílias que vai ou vem do trabalho! Obrigar alguns moradores da Vila CEDERE I (Centro de Desenvolvimento Regional I) a se junta na sua demanda pessual? Francamente professor Raimundo Moura militante da luta do povo é assim que você vai muda o nosso Sindicato? Acho que você professor antes de tomar qualquer posição deveria ir às Vilas, vicinais e na escola conversar com as comunidades envolvidas, para conhece melhor a situação antes de manifesta publicamente sua opinião, dessa forma você como educador renuncia os ensinamentos da academia e da pedagogia e mais aos ensinamentos de Paulo Freire! Há que você se dizia admirador. Por fim caro Professor acho que você têm mais o que aprender com as nossas comunidades na zona rural do que fica cercando Lourenço nos seus textos vazios e sem conteúdo.

Damilson

Anônimo disse...

companheiro, a lei Maria da Penha só se aplica em agressões entre pessoas com vinculo afetivo (sejam parentes ou não). para os demais casos, aplica-se o codigo penal. quando for afirmar alguma coisa, analise primeiro.... senão fica feio..... e o restante das suas palavras caem em descredito....