segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Diploma “Mérito Cidadania” homenageará voluntários da 1ª Ação Cidadania

download (1) Organizadores da 1ª Ação Cidadania

No final da realização da primeira Ação Cidadania, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), através do seu presidente José Rinaldo Alves de Carvalho, em discurso proferido na Praça de Eventos no bairro Cidade Nova, informou que a Acip iria homenagear com um diploma todas as pessoas voluntárias que trabalharam e colaboraram para a realização do evento beneficente.

A homenagem deveria ocorrem em janeiro de 2010, entretanto em virtude de ausências de pessoas importantes que colaboraram decisivamente para a realização do evento, sendo que muitos estavam de férias, além do período de chuvas e especialmente pelo surgimento de duas situações que engessaram qualquer outra atividade da Acip, mais precisamente o pleito de associados que haviam recorrido ao presidente José Rinaldo para intermediar junto a Vale a solução do problema, que foram os casos Hidelma que iniciou em meados de dezembro de 2009 com desfecho favorável no mês de abril do corrente e ainda durante o caso Hidelma, surgiu o caso Doppler que se iniciou em fevereiro e teve sua solução apenas no mês de julho.

Em face desses problemas, toda a diretoria da Acip e seus funcionários estiveram concentrados e mobilizados em contato constante com a Vale e a Tenova, que foi a responsável pelo pagamento dos credores da Doppler.

Desta forma, somente no início de agosto a Diretoria da Acip se reuniu e decidiu que é chegado o momento de homenagear todos os voluntários que se doaram e trabalharam com muito amor e determinação durante os dois dias de evento, bem como as empresas que colaboraram financeiramente com a ação beneficente.

A Acip criou o diploma “Mérito Cidadania” que vai ser entregue a todas as pessoas que trabalharam, como médicos, dentistas, enfermeiras, pessoal da documentação, exames médicos, corte de cabelos, enfim, todas as pessoas que vestiram a camisa da Ação Cidadania, colaborando assim para o bem estar de milhares de famílias.

No evento, também serão entregues algumas placas entre 5 a 10 para pessoas que mais se destacaram durante e para o sucesso do evento que atendeu aproximadamente 10 mil pessoas durante os dias 5 e 6 de dezembro de 2009.

A homenagem deverá ocorrer no auditório da Acip no dia 28 de agosto às 21h00min com uma abertura solene, fim da qual será dado a largada para a realização da 2ª Ação Cidadania, cuja comissão organizadora já tem o apoio integral da Justiça do Trabalho 8ª região, Tribunal de Justiça do Estado, Site Pebinha de Açúcar, entre outras empresas parceiras.

Após a apresentação da segunda edição do evento, será servido um coquetel aos participantes e um show de confraternização em que alguns cantores da terra estarão expondo seus talentos voluntariamente.

A Acip pede que todos aqueles que colaboraram nos dia do evento no ano passado, que entrem em contato com a entidade através do telefone (94) 3356-4040, confirmando endereço e telefone, para que ninguém seja esquecido, embora a Acip através de uma comissão especial que está se reunido às terças-feiras já tenha em mãos uma lista dos participantes.

download José Rinaldo - Presidente da Acip

1ª  Ação Cidadania 2009

Com o objetivo de despertar o espírito de solidariedade na população da região de forma a se conseguir uma interação para realizar um mutirão social sem fronteiras no âmbito político partidário, religião, raça ou classe social, o projeto Ação Cidadania que teve como realizadores oficiais a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), Justiça Federal do Trabalho e como co-realizadores TV Liberal, Vale, Prefeitura Municipal de Parauapebas e o apoio indispensável de dezenas de empresas e voluntários, foi realizado com sucesso no final de 2009.

O Projeto Ação Cidadania, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, na Praça de Eventos revelou-se um dos maiores movimentos sociais do Pará, dando um "banho de cidadania" na população da Província Mineral de Carajás.

Para o Juiz do Trabalho em Parauapebas, Dr. Jônatas dos Santos Andrade, titular da 1ª Vara Federal do Trabalho de Parauapebas, desde julho de 2007, diretor de Direitos Humanos e Cidadania da Associação dos Magistrados do Trabalho da 8ª Região – (AMATRA 8) e membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros – (AMB), “foi uma honra participar da coordenação da equipe que levou a cabo o referido movimento de cidadania, em nome da Justiça do Trabalho em Parauapebas e em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas, do valoroso presidente José Rinaldo”.

O sucesso da 1ª Ação Cidadania foi graças a uma grande equipe de parceiros e voluntários - mais de 300 – que ainda segundo a autoridade, merece a honra e o louvor pelo engajamento descompromissado para com as pessoas mais necessitadas, unidos na promoção do bem comum, tomando chuva e sol, doando seu tempo e seus recursos.

Na avaliação da equipe organizadora do evento, o projeto se iguala aos ocorridos em Marabá e Belém, da Ação Global, tendo em vista que foram mais de cinco mil atendimentos, dentre eles 400 identificações civis, 150 carteiras de trabalho, mais de 500 CPF's, 300 títulos eleitorais, dezenas de registros de nascimento e aproximadamente quatro mil atendimentos médicos-odontológicos, inclusive centenas de testes-rápidos para várias doenças infecto-contagiosas.

Vale lembrar ainda que a Justiça do Trabalho já realizava ações de cidadania, de forma isolada e mais modesta, nos anos anteriores. Diante das necessidades verificadas se planejou, ao final de 2008, fazer um grande movimento de cidadania em 2009 e futuramente trazer o Ação Global, do Sesi/Globo, para Parauapebas, o que deverá se concretizar em 2011.

“A idéia básica é a de que o Poder Público e a iniciativa privada, ordinariamente, não conseguem preencher as demandas sociais, restando vácuos de cidadania. A pretensão, então, é a de minimizar os vácuos de cidadania com a oferta de serviços gratuitos, em uma "janela do tempo", para onde se concentrariam esforços coletivos de várias áreas. Para além disso também se pretende a mensuração das demandas sociais para requerer, às demais instâncias do poder público, a presença definitiva de órgãos estaduais e federais em nosso município, atendendo ordinariamente à demanda por cidadania que aqui se manifesta, contribuindo para a construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária”, enfoca o Dr. Jônatas, afirmando ainda que o projeto foi incorporado pelo presidente da Acip José Rinaldo, estabelecendo-se a parceria que se materializou e concretizou na realização do evento, com a adesão de aproximadamente 50 empresas, organizações não governamentais e entes públicos, entre eles o Município de Parauapebas e a multinacional Vale.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva

Nenhum comentário: