terça-feira, 20 de abril de 2010

Pelos Bairros

Rua 10 de Maio Rio Verde
Jardim Canadá Rua de acesso a Prefeitura nova
Esquina Rua 10 com B

3 comentários:

Anônimo disse...

Negão

aqui a segunda parte do texto.

Leo

A segunda parte da missão da delegação de estudantes de Parauapebas na capital do Estado foi na SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), onde a mesma foi recebida pela Secretária de Estado Socorro Gallo, mais uma vez sob companhia do prefeito Darci Lermen.
Na audiência, os alunos apresentaram uma série de queixas e reivindicações para a melhoria da rede pública de educação em Parauapebas. Foi pedido a construção de mais escolas; e a Secretária de Educação se comprometeu a construir pelo menos uma, em parceria com a Prefeitura Municipal, para servir ao chamado Complexo Altamira, bem como uma outra na zona rural, em local ainda a ser definido. A confirmação oficial será anunciada na próxima terça-feira (20 de abril).
Os estudantes também exigiram a contratação imediata de professores para suprir a vacância em várias escolas de nossa cidade. A este pedido, a Secretária de Educação explicou que a falta de professores em Parauapebas se deve à falta de disponibilidade de professores e que a SEDUC se dispõe a contratar professores residentes na própria cidade e estes estiverem em condições curriculares para a efetivação dos contratos e o preenchimento das vagas.
Por fim, os estudantes da rede pública de ensino de Parauapebas apresentaram uma série outras reivindicações mais pontuais (questão de transporte; material escolar; bibliotecas; laboratórios; funcionários qualificados para seu aproveitamento; etc.) e denúncias contra diretores de nossas escolas públicas. Estas denúncias foram imediatamente encaminhadas para a Ouvidoria da SEDUC, com o devido comprometimento da titular de apurar as mesmas e encaminhar as providências cabíveis.
Entre as denúncias, a que mais impactou os representantes da SEDUC presentes a audiência foi a que dava conta que em algumas escolas os alunos estavam sendo pressionados a pagar pelas fotocópias das provas para poder fazer suas respectivas avaliações: em algumas escolas, professores são (ou eram) proprietários das copiadoras.
Outra queixa dos estudantes dizia respeito ao fato de que diretores estavam constrangendo líderes e participantes da mobilização pró-campus os ameaçando direta ou indiretamente, inclusive, em alguns casos, com punições disciplinares; assim como, os impedindo de divulgar seu movimento e convidar os demais colegas à participação

Anônimo disse...

Negão estou te mandando um resumo da estada do MEP (Movimento Estudanatil de Parauapebas Pró-Campus Universitário) em Belém. É preciso moderar o texto, pois, fui encarregao de passar um resumo só para todos os veículos de comunicação.

Leo

Delegação de Estudantes de Parauapebas apresenta
reivindicações à SEDUC e à UEPA
Na última sexta-feira (16/04), uma delegação de estudantes de Parauapebas, resultante da mobilização que vem sendo conduzida desde fins de março e que culminou com o fechamento da Portaria de FLONA, que dá acesso à Mina de Carajás, na tarde do dia 09 de abril, esteve em Belém, capital do Estado, onde foi recebida pela Reitoria da UEPA e pela Secretaria de Estado de Educação, Socorro Gallo.
A delegação partiu de Parauapebas na tarde da quinta-feira (15/04), com apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, que cedeu transporte e estadia, aos seus membros, e chegou a Belém na madrugada do dia 16/04. Sem descanso, imediatamente, seguiu para a sede da Reitoria da UEPA para audiência com a reitoria, professora Marília, e todos os membros de seu quadro administrativo, na qual contou com a participação do Prefeito Municipal, Darci Lermen.
Na audiência, os estudantes parauapebenses apresentaram suas reivindicações: 1) construção de campus universitário da UEPA em Parauapebas; 2) imediata apresentação de propostas para implantação de cursos superiores em nossa cidade (passo fundamental para posterior instalação do campus); e 3) realização da prova do Vestibular 2011 em nossa cidade.
Depois da apresentação das reivindicações, a reitora respondeu aos questionamentos feitos pelos estudantes de Parauapebas, ressaltando os limites orçamentários da UEPA. De imediato, ela ressaltou que é projeto da dita instituição a ampliação de sua atuação pelo Estado e que via com bons olhos a reivindicação de Parauapebas.
Entretanto, ela frisou que a instituição tem limitações orçamentárias e que é preciso pressionar aos parlamentares estaduais para que se aumente as verbas da universidade, não apenas para que se possa garantir a construção do sonhado campus, mas, também para que se tenha meios para sua manutenção, bem como para a contratação de professores e funcionários que assegurem seu pleno funcionamento. Segundo a reitora, é necessário um “pacto pela UEPA”, que envolva estudantes (e não apenas de Parauapebas), políticos, empresários, professores e todos os segmentos que buscam melhoria para a educação no Estado.
Quanto às demais reivindicações, a reitora se comprometeu, juntamente com o prefeito Darci Lermen, que acompanhou os estudantes durante a audiência, a criar uma comissão para a realização de estudos de campo a fim de verificar a possibilidade de oferecer pelos menos dois cursos da UEPA, ainda este ano, em Parauapebas, em parceria com a Prefeitura Municipal; como também anunciou o pedido para a realização das provas do Vestibular 2011 da UEPA será prontamente atendido.

Anônimo disse...

Bom dia Vanterlor Bandeira. Vc tem que criar um campanha no município onde acredito que terá muitos adeptos. A campanha se chamará: ADOTE UM BURACO. To cidadão parauapebense terá o oportunidade de adotar um buraco, adotando um, os municipes poderão ter descontos em alguns imposotos que o município possue como o IPTU. Que campanha legal!!!! Vc se pd ser o idealizador. Um abraço.