quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quem são os donos da Vale hoje?

Acionistas da Vale
Por estas informações da própria empresa, no mínimo 61% das ações da Vale estão em mãos de estrangeiros. Porém, esse número é maior, pois na Valepar (consórcio que controla a Vale), a Mitsui que é um grande conglomerado financeiro e industrial japonês possui cerca de 23% das ações do bloco controlador. Além disso, nos investidores na Bovespa, a maioria deles são estrangeiros.

Em uma Ata da Assembléia de 16 de abril de 2009, aparece o nome de vários acionistas estrangeiros, são eles: Citibank, HSBC, J. P. Morgan Chase Bank,um dos maiores dos EUA, movimenta uma carteira de US$ 2,3 trilhões de dólares. Barclays Global Investors: grande banco da Inglaterra, seus fundos movimentam U$ 2,8 trilhões de dólares. Fidelity Management: o maior fundo mútuo dos EUA, com 1,6 trilhão de dólares em carteira. Vanguard Emerging Markets: nono maior fundo dos EUA, com U$ 1,3 trilhão de dólares. Morgan Stanley, dos EUA, opera U$ 779 bilhões de dólares em 33 países. Templeton, dos EUA, opera em 30 países, com U$ 411 bilhões entre muitos outros fundos, principalmente americanos.

São estes especuladores internacionais que determinam a orientação de negócios para Roger Agnelli, que gerencia os negócios de grandes bancos estrangeiros no Brasil.

Um comentário:

Euzir disse...

Como você é estúpido, mal informado e mal intencionado. Inteire-se melhor sobre este assunto e deixe de falar asneiras para os eleitores do LULA.
Seja pelo menos uma pessoa verdadeira, profissional, menos passional. Mais de 60% do capital do GRUPO VALE está em mãos de brasileiros. Sobretudo, o controle das atitudes e políticas da empresa.
Informe-se cidadão.