quinta-feira, 17 de junho de 2010

Festival Internacional de Musica

André Gabeh, Lui Coimbra e Tacito Savoia. A música em estado da arte. André Gabeh, Lui Coimbra e Tacito Savoia. A música em estado da arte

Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas e a Fundação Carlos Gomes promoveram a interiorização do Festival Internacional de Música. Quatro atrações vindas de Belém e do Rio de Janeiro, e um violonista da cidade, garantiram o sucesso do evento, que lotou a Praça Mahatma Gandhi entre os dias 11 e 13.

O Festival é realizado há 24 anos na capital do estado, e Parauapebas é a única cidade do interior do Pará a promover a parceria com a tradicional instituição de ensino de música do estado. O jovem músico de Parauapebas André Grijó abriu o evento e ainda dividiu o palco com o reconhecido violonista paraense Nego Nelson, que logo depois se apresentou em um concerto solo, executando clássicos da música brasileira.

O Raiz do Samba reproduziu a atmosfera do samba do Rio de Janeiro

O Raiz do Samba reproduziu a atmosfera do samba do Rio de Janeiro

No sábado, o grupo Clave da Lua demonstrou que a cena do chorinho em Belém continua produzindo ótimas referências. No segundo momento da noite, o Raiz do samba realizou uma tradicional roda de samba carioca. O grupo executou músicas memoráveis, envolvendo as centenas de expectadores que assistiram ao final um momento de congraçamento, quando os dois grupos visitantes chamaram músicos da cidade ao palco para a execução do bis.

O domingo foi a vez de André Gabeh e Lui Coimbra repetirem em praça pública o concerto especialmente elaborado para o Festival desse ano, cujo tema era o sagrado na música. Acompanhados pelo violonista Tacito Savoia, André e Lui demonstraram uma grande sintonia na execução do repertório que mesclou músicas do folclore brasileiro com temas indianos. A apresentação foi costurada com músicas do CD Luz e Sol do multi-instrumentista Lui Coimbra, que atualmente divide sua carreira-solo com a turnê do cantor Ney Matogrosso. 

Segundo Cláudio Feitosa, secretário municipal de Cultura, “a iniciativa faz parte de uma pauta de ações conjuntas que prepara a implantação de uma escola de música em Parauapebas que terá a chancela da Fundação Carlos Gomes”.  Esta também será a primeira experiência do gênero da renomada instituição paraense. A escola tem o início de suas atividades previsto para o próximo dia 2 de agosto, atendendo, inicialmente, a cem jovens.

Nenhum comentário: