Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza ações de combate a dengue, porém, com o início do período chuvoso, as ações são intensificadas para que a população redobre a atenção.
Palestras em escolas, orientações dos agentes de endemias realizadas nas residências e mutirão aos fins de semana em bairros que não são atendidos pelos agentes contribuem para que as informações de combate a dengue sejam multiplicadas para o maior número possível de pessoas.
Outro ponto importante é a ação do chamado “fumacê” que emite substâncias nocivas ao Aedes Aegypti por meio de equipamento acoplado a um veículo da Semsa, que passa pelo menos uma vez por semana em cada bairro da cidade. Importante ressaltar que a fumaça emitida não é prejudicial à saúde humana.
A população também pode denunciar quem não cuida de suas propriedades, o que deixa os ambientes apropriados para a proliferação do mosquito. A denúncia pode ser feita pelo fone 3346-1020, ramal 257 ou direto com os agentes de endemias. No caso de lotes com proprietários desconhecidos, a legislação permite a entrada dos agentes de saúde para limpeza do local.
Como combater a dengue
Não bastam apenas as ações do poder público, é fundamental a contribuição da comunidade, já que a Dengue é uma doença séria e pode matar. A seguir, uma relação dos cuidados que cada um pode tomar em suas residências:
1. Manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados.
2. Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.
3. Não jogar lixo em terrenos baldios.
4. Lavar e trocar os vasos de plantas aquáticas toda semana.
5. Se for guardar pneus velhos, retirar toda a água e mantê-los protegidos da chuva.
6. Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam acumular água.
7. Manter garrafas de vidros ou plástico sempre de boca para baixo.
8. Tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana.
9. Encher os pratinhos ou vasos de plantas com areia até a borda.
10. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário