segunda-feira, 5 de julho de 2010

CARLOS MAGNO

VÍTIMA DA PERSEGUIÇÃO DA VALE E DA MOROSIDADE DA JUSTIÇA

Faleceu hoje no Estado do Rio Janeiro o funcionário da Vale Carlos Magno. Carlos era filho do senhor Zé da Papelaria (já falecido) um dos mais conhecidos moradores de Parauapebas.

Um companheiro que trabalhou por vários anos na vale, em condições adversas, sobretudo exposto a condições insalubres. No ano de 2006, a pedido da justiça do trabalho, participou da “junta governativa”, a qual substituiu a direção do Metabase Carajás comandada pelo seu Coordenador Geral, que na ocasião, havia sido afastado da direção por irregularidades.  Após essa importante tarefa desempenhada pelo companheiro, começaram as perseguições da empresa. Após anos e anos de serviços prestados à transnacional “vale”, a aludida empresa lhe presenteou com uma demissão injustificada que até hoje é discutido na justiça.

Carlos Magno e outros trabalhadores submeteram-se a o exame mineralogia, onde na maioria, foi constatado a presença em seus organismos, de alto índice de selênio e de outros agentes altamente nocivos à saúde. Ou seja, índice acima do permitido.  O mais desumano nessa história, é que graças a truculência da Vale, combinado com a falta de sensibilidade da Justiça do Trabalho, que o companheiro passou vários meses acamado, na fila de transplante de fígado, passando necessidades, sem que  a justiça do trabalho de Parauapebas tenha restabelecidos os seus direitos, principalmente a sua carteira de beneficio à assistência medica.

O poder público tem que tomar algumas iniciativas no sentido de averiguar o grande índices de casos de câncer que está ocorrendo no Núcleo Urbano de Carajás. 

Essa é a lógica dessa empresa transnacional, que não tem nada de Verde e Amarela, é uma mineradora com as mão sujas de sangue.

Um comentário:

Anônimo disse...

wanterlor bandeira,e serio as situaçoes dos funcionarios da vale ,que hoje estao doentes ,tais quais doenças adequiridas nas minas da empresa,que a mesma nega hoje e contesta qualquer laudo que os funcionarios apresentar provando as tais doenças adquiridas nas minas ferro,cobre ,manganes. os funcionarios da vale lesionados ou nao,que estao nesta batalha judicial com a empresa tem que fazer um ato publico para abrir os olhos da sociedade em si,e da justiça para o falecimento do ex.funcionario carlos magno para que nao fique impuni,para que este infeliz acontecimento que foi a morte do funcionario, sirva de exemplo para nenhum funcionario venha a ter o mesmo fim,do carlos............que a empresa tome para si a responsabilidade de tratar seus funcionarios como seres humanos e nao descarta-los na suas infermidades,ainda na ativa demitindo-os covardemente.