sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Infraestrutura da cidade é destaque entre as solicitações dos vereadores

A primeira sessão ordinária de 2011 da Câmara Municipal de Parauapebas aconteceu na tarde da última terça-feira, 22/02. Com o plenário lotado, os vereadores se reuniram sob o olhar atento da comunidade, sendo que um número considerável de moradores da Chácara das Nuvens e do Bairro Nova Vida foram em busca de melhorias para a localidade onde moram. Vários cartazes expressavam a insatisfação desse grupo de pessoas para com a administração municipal.

Antônio Massud, vereador do PTB iniciou o pequeno expediente com a apresentação do requerimento 001/2011, que pede serviços de pavimentação asfáltica, distribuição de água e iluminação pública para a Rua da Mangueira, localizada no Bairro Nova Vida. De acordo com o vereador, o bairro em questão está em péssimas condições de tráfego, falta infraestrutura para distribuição de água, e a iluminação é precária por causa da ausência de lâmpadas nos postes, fato que contribui para o aumento de assaltos.  “A comunidade do Bairro Nova Vida nos procurou, 151 pessoas assinaram um abaixo-assinado cobrando esses serviços para a Rua da Mangueira. Há seis anos eles estão buscando esse benefício e seis anos se passaram e os serviços nunca chegaram lá. É uma vergonha, é inadmissível ter chegado a esse ponto de total abandono de nossa cidade, mas isso não acontece por falta de recursos, não, porque acabamos de aprovar um orçamento de mais de 400 milhões de reais para 2011”, enfatizou Massud.

Faisal Salmen (PMDB) reiterou o requerimento do parlamentar Massud. “O Bairro Nova Vida já tem mais de 10 anos de existência e merece mais atenção por parte do governo municipal. E isso realmente pode acontecer com a presença maciça do povo nessa Casa, em manifestações nas ruas, pedindo para que possa despertar a sonolência do prefeito de Parauapebas, que dorme em sono profundo enquanto o povo vive a angústia de falta de saneamento básico, de segurança, de asfalto, de uma melhor educação”, disse Faisal, que foi bastante aplaudido.

Posteriormente, a vereadora Francis Resende (PMDB) apresentou o requerimento N° 002/2011 que solicita em caráter de urgência a recuperação e complementação de asfalto, restauração de bueiros e canaletas da Rua Santo Antônio, no Bairro Altamira. Segundo a vereadora, hoje a rua está quase intrafegável, quando chove, a água do igarapé fica represada nos bueiros e alaga as casas dos moradores.  “Toda a rua precisa de serviço, mas a entrada da rua está precisando mais. A Rua Santo Antônio é uma via importante, pois é onde fica a escola Olga da Silva, por ali passam crianças, professores, pais de alunos. O secretário deveria andar mais pela cidade para ver o que o município precisa,” denuncia a parlamentar.

O vereador Adelson Fernandes (PDT), também pediu melhorias de infraestrutura para o município e solicitou por meio do requerimento 003/2011 a pavimentação asfáltica da rua que dá acesso à Escola Municipal Domingos Cardoso, localizada no Bairro Casas



Populares I. Adelson disse que rua a situação da rua em questão é bem complicada, pois, segundo ele, até veículos estão com dificuldade para trafegar por ali. “O caso da Escola Domingos Cardoso é uma calamidade. O aluno chega à escola cheio de lama, há uma dificuldade de acesso não só para alunos, mas para todos que vivem naquela localidade. É necessária uma ação urgente para minimizar o sofrimento dos moradores daquele ponto,” diz Adelson.

Na Tribuna de Honra o vereador Massud foi o primeiro a se pronunciar e lá, mais uma vez explicitou a insatisfação com o governo, dizendo que o descaso com o município é grande. Na sequencia, Faisal seguiu a mesma linha de discurso do vereador Massud, e criticou a atual administração. “Parauapebas é uma cidade que não tem uma obra pela qual você pode bater no peito e dizer que é um orgulho para o povo”, disse.
  
O parlamentar Zé Alves (PT), anunciou a construção de 15 (quinze) escolas para atender a demanda da cidade e que a Secretaria de Habitação está se articulando com o Governo Federal e até o final deste semestre serão entregues mais de mil casas do programa “Minha Casa Minha Vida” com recursos do Governo Federal. O vereador falou ainda sobre a construção do hospital. “É importante que todos saibam o motivo pelo qual o hospital de Parauapebas vai sair tão caro. Serão 160 leitos, 32 leitos de UTI e vai ser o maior hospital do sul e sudeste do Pará”, declarou Zé Alves.

Em seguida, foi colocado em segunda discussão o PL 046/2010, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a extinção do cargo de Auxiliar de Enfermagem. O Projeto visa a adequação do cargo para Técnico em Enfermagem. O Projeto foi votado em primeira instância em dezembro de 2010.     

Todos os requerimentos e o Projeto de Lei pautados foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Parauapebas

Um comentário:

Anônimo disse...

caro wanterlor esta assessoria só publica ai o que interessa para o governo e os vereadores governistas,não falaram nada do discurso do massud,da francis, do faisal, enfim da oposição não relataram nada do que eles falaram no uso da tribuna....aaaffff......e ainda dizem que é um parlamento democrático.