segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Parauapebas sedia o I Encontro de Judô Paraolímpico do Norte

Parauapebas foi sede do I Encontro de Judô Paraolímpico do Norte. O evento ocorreu no sábado, 26, na Escola Irmã Dulce. O encontro foi uma iniciativa inédita no norte do país e o município foi escolhido para sediar o evento por ser pioneiro nessa modalidade de judô.

O evento contou com a presença de 20 atletas deficientes visuais, o presidente da Associação de Deficientes Visuais de Parauapebas, Davi Lima, o palestrante Augusto Baena, o professor de Judô Antonio Sérgio Soares, atletas de Tucuruí, Belém e população local.

O objetivo do encontro foi mostrar aos atletas a importância da prática do judô paraolímpico no Estado do Pará, informá-los e alinhá-los aos objetivos do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) e CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) e dessa forma promover um grande crescimento para a modalidade.

Segundo o professor Antônio Sérgio, sediar esse evento é uma grande conquista para Parauapebas, pois “é uma oportunidade para discutir a formação do profissional, o futuro da modalidade para esse segmento e estabelecer uma programação do que será trabalhado para esses anos, nos três principais eixos que são professores, técnicos e alunos, além de buscar conhecimentos na área do judô”.

Na oportunidade, foram apresentadas regras adaptadas, calendário da CPB e CBDV de 2011 e palestras que abordaram as questões didáticas de ensino de judô para deficientes visuais, os comprometimentos enfrentados por esses alunos, suas principais características, o judô como atividade pedagógica e a história do judô Paraolímpico Brasileiro.

“Esse evento foi muito importante para mim, pois foram discutidos os principais eixos do judô paraolímpico e esta é uma forma de estar cada vez mais aprendendo”, afirma Rayfran Mesquita, atleta destaque do judô paraolímpico de Parauapebas.

Judô Solidário

O Projeto Judô Solidário (Judôsol) é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e atende aproximadamente 60 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que não têm condições financeiras de pagar por aulas de judô. Para fazer parte do projeto é preciso que as crianças estejam devidamente matriculadas em escolas publicas.

Além de oferecer acesso ao esporte, o projeto supre a necessidade de uma atividade em horários contrários aos da escola, evitando assim que essas crianças e jovens entrem ou continuem em situação de risco. As aulas são ministradas no Ginásio Poliesportivo, às segundas, quartas e sextas das 18h às 20 h.

Mais informações:

Semel: Rua Rio Grande, S/N, LT especial, Bairro Beira Rio (Ginásio Poliesportivo) - Telefone (94) 3346-7268

Texto: Janaina Ravanelli

Nenhum comentário: