segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semma ministra palestra sobre Áreas de Preservação Permanente

download (7)

Para contribuir com a preservação de APPs do município, como a mata ciliar de mananciais, nascentes e encostas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou na última quinta-feira, 17/02, na comunidade do Cedere I, uma palestra sobre essas áreas. Ministrada pela Coordenadora do Departamento de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Semma, Elidiane Pereira, a palestra teve o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação das APPs.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ginaldo Rodrigues, que esteve presente na atividade, destacou a relevância da ação. Segundo ele, “a Semma tem uma proposta de envolver a comunidade nas questões ambientais do município. Daí a necessidade da realização de atividades educativas, que além de orientarem são um convite à comunidade a preservar o meio ambiente, em parceria com o poder público”. Ginaldo lembrou que esse cuidado deve ser uma prática diária.

download (8) De acordo com o Diretor da escola Antonio Vilhena, Edson Benedito, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente em trazer esse assunto para comunidade foi muito válida: “Falar de Áreas de Preservação Permanente na vila Cedere é de extrema relevância, porque é uma realidade da localidade. A população dessa comunidade vive em fazendas, sítios, onde tem rios e córregos e ela pode aplicar o que foi aprendido”, destacou.

As Áreas de Preservação Permanente (APP), por determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) devem ser conservadas porque são imprescindíveis para a preservação dos recursos hídricos, a estabilidade geológica e a manutenção da fauna.

Resolução CONAMA:

De acordo com a Resolução 303/02, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso de água. Por exemplo, rios com menos de 10 metros de largura devem ser preservados 30 metros de cada lado, rios com 10 a 50 metros de largura, 50 metros em cada margem.

Secretaria Itinerante

A palestra ministrada na comunidade do Cedere I faz parte da programação do projeto Secretaria Itinerante, que visa levar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para os bairros e comunidades, a fim de aproximar a população das questões ambientais. A próxima palestra sobre APPs será realizada no dia 25/02, na comunidade 18 de Outubro.

Mais informações:

Semma: Rua Q, 42, Bairro União – Telefone: (94) 3346-1456

Texto e foto: Beatriz Sales

Nenhum comentário: