terça-feira, 17 de abril de 2012

FÓRUM PARAUAPEBAS DE CULTURA

“CONSTRUINDO NOVOS EIXOS”

DIAS 21 E 22/04 – CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
O Fórum Parauapebas de Cultura tem como proposta reunir Artistas locais, produtores culturais, entidades da classe e sociedade civil organizada para discutir e propor a construção da Carta Aberta dos Movimentos Culturais de Parauapebas. Que é um Manifesto popular sobre as propostas de politicas públicas que deverão ser adotadas pelos poderes executivo e legislativo municipal como instrumento de desenvolvimento cultural local.
O manifesto abordará a atual situação dos movimentos culturais em Parauapebas, seus avanços e entraves, dessa forma propondo a construção de novos eixos, tais como: 1 - Estudo sobre o Diagnostico Municipal da Cultura; 2 – Plano Municipal de Cultura; 3 – Lei de Incentivo da Cultura; 4 – Fundo Municipal de Cultura: Editais; 5 – Gestão Cultural.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA - SÁBADO - 21/04
08H – ABERTURA – CREDENCIAMENTO
09H – APRESENTAÇÃO CULTURAL – MISTICA/ INTERVENÇÕES POPULARES
09:30 – APRESENTAÇÃO DO FÓRUM PARAUAPEBAS DE CULTURA

09:45 – MESA I – GESTÃO CULTURAL: REDES SOCIAIS E AÇÕES COLABORATIVAS – NÓS NA REDE!

FACILITADORES: IVAN OLIVEIRA – COLETIVO CULTURAL LABIRINTO, ELISVAN SMITH – FAM, MAICON MEIRELES – PARACINE.
Objetivo: Discutir sobre a gestão cultural de grupos e entidades em Parauapebas, no que tange a utilização das redes sociais para articulação, mobilização e divulgações das ações culturais no município, propor a criação de uma rede colaborativa entre os grupos e entidades para o fortalecimento das manifestações populares.

10:45 – MESA II – ECONOMIA DA CULTURA: EMPREENDEDORISMO CULTURAL – O QUE É? COMO FUNCIONA?

FACILITADORES: À DEFINIR
Objetivo: Debater sobre a economia da cultura, como ser um empreendedor cultural – suas principais estratégias e dificuldades.

11:45 – INFORMES CULTURAIS
12H – ALMOÇO/INTERVALO
14h – MESA III – PATRIMONIO CULTURAL: DIAGNOSTICO MUNICIPAL DA CULTURAL – QUEM SOMOS?

FACILITADORES: REBECA VALQUIRIA – GEOGRAFIA/UFPA, SANDRA SANTOS – MULHERES DE BARRO, IVAN OLIVEIRA – COLETIVO CULTURAL LABIRINTO.
Objetivo: discutir e levantar questões sobre possível estudo do mapeamento cultural do município: principais eventos; banco dados sobre produtores, entidades e manifestações culturais; potencial cultural da cidade; áreas de atuação da cultura; espaços culturais e outros.

15H – MESA IV – CULTURA E CIDADANIA: CIDADE E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL – NOSSO PAPEL!

FACILITADORES: EDUARDO SALAZAR – CMJ, PASTORAL DA JUVENTUDE, JOSBERTO GIRÃO – AGAM
Objetivo: Discutir estratégias de utilização das manifestações e produtos culturais para inclusão sociocultural e educativa de crianças e jovens no campo , cidade e aldeia. Propondo a criação de espaços culturais nos distritos administrativos.

16H – LANCHE/INTERVALO
16:30 – EXIBIÇÃO DO FILME QUANTO VALE OU É POR KILO?
18H – ENCERRAMENTO DO 1º DIA
2º DIA – DOMINGO – 22/04
08:30 – ABERTURA – MISTICA/INTERVENÇÕES POPULARES
09:30 – MESA IV – POLITICAS PÚBLICAS PARA CULTURA: PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, LEI DE INCENTIVO, SECULT/CONSELHO/FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA – PARA ONDE VAI?

FACILITADORES: SECULT, LEGISLATIVO, CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, FAM, AGAM, LIAJUP, LIABESPR, OLHAR CARAJÁS, MOVIMENTO HIP-HOP, REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL
Objetivo: discutir sobre as politicas públicas existentes no município (seus avanços e entraves), e quais são os rumos a seguir (Plano Municipal de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Conferência Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura).

10:30 – CONSTITUIÇÃO E LEITURA DA CARTA ABERTA DOS MOVIMENTO CULTURAIS DE PARAUAPEBAS

Resumo: entrega oficial da Carta Aberta dos Movimentos Culturais de Parauapebas aos representantes do Poder Executivo (SECULT), Poder Legislativo (Câmara), Conselho Municipal de Cultura e Imprensa de Parauapebas (AICOP), além da publicação em todos os canais de internet disponíveis (sites, blogs e redes sociais).

11:30 - ENCERRAMENTO DO FÓRUM – APRESENTAÇÃO CULTURAL

Nenhum comentário: