terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Poluição causa infertilidade

Uma pesquisa da USP mostra que a poluição urbana pode causar a infertilidade masculina. Dos 750 homens que participaram do estudo, 500 apresentaram algum problema de fertilidade. 
Segundo a pesquisa, homens que ficam expostos à poluição durante todo o dia, como taxistas e motoboys, ou apenas durante o trajeto casa-trabalho são afetados.
A causa seria a gasolina e o diesel, que concentram uma grande quantidade de metais pesados, que são lançados no ar, prejudicando o organismo masculino. A poluição deixaria o espermatozóide mais lento, além de aumentar o nível de radicais livres no sêmen. Esses radicais livres em excesso fariam os testículos a identificar o espermatozóide como uma célula invasora, que passa a ser destruída. 

Ainda de acordo com o estudo da USP, seria preciso alterar a fórmula dos combustíveis brasileiro.A Agência Nacional do Petróleo (ANP), reconhece que é ruim a qualidade da gasolina e do diesel vendidos no país e informa que está trabalhando para aperfeiçoar esses produtos. Do G1. 

Nenhum comentário: