quarta-feira, 28 de março de 2012

Mais de 700 famílias são contempladas no primeiro sorteio dos lotes urbanizados

HELDER MESSIAHS 6  (1)

“A alegria que estou sentindo hoje é muito grande, pois agora vou conseguir uma moradia digna pra minha família”. Essa declaração de Francilene Alves representa o sentimento externado pelas 788 famílias, que participaram do primeiro sorteio dos lotes urbanizados, realizado nesta terça-feira, 27, no ginásio poliesportivo.

O prefeito, Darci Lermen, demonstrou, durante seu discurso no evento, o quanto essa conquista é importante. “Hoje serão entregues os lotes para as famílias devidamente cadastradas e que moram em áreas de risco. Isso é um orgulho pra mim como prefeito e cidadão parauapebense, pois essas famílias terão um lugar digno para morar”, afirmou Darci.

A entrega de lotes urbanizados faz parte de um programa habitacional, criado e mantido com recursos municipais, que atenderá a população da cidade com dois mil lotes. Para participar do programa é necessário se cadastrar na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e se enquadrar nos critérios pré-estabelecidos.

Para Marilene Ferreira, presidente da associação de moradores da Chácara das Nuvens, o sorteio possibilitou a realização de um sonho. “É uma dificuldade muito grande adquirir um lote em Parauapebas, devido ao alto custo. Pra uma família de baixa renda é praticamente impossível, com o sorteio de hoje será possível realizar esse grande sonho”, declarou Marilene.

As famílias desabrigadas do bairro Riacho Doce e as que residem na Chácara das Nuvens, proximidades da Saaep e do projeto PIPA e no bairro Nova Vida II, fazem parte dos primeiros grupos atendidos no sorteio dos lotes.

Nesta terça-feira, participaram do sorteio apenas os cadastrados que estavam com a documentação em dias. As outras 107 pessoas que não entregaram cópias de R.G. e C.P.F. têm os seus lotes garantidos, mas devem resolver a situação até 09/04.

Para as famílias que participaram do sorteio, ainda será necessário passar por uma avaliação, que identificará se o cadastrado no programa não possui propriedade de imóveis em seu nome.

Após isso, cada beneficiado pelo programa deverá pagar R$ 250,00, o equivalente a 1% do valor do lote, que será destinado ao Fundo Municipal da Habitação (FMHIS). O último passo será assinar o documento de direito de uso do lote. A partir da assinatura, o beneficiado terá até três meses para construir no lote.

COMBATE A NOVAS INVASÕES

Segundo o secretário municipal de habitação, Antonio, Neto, após a desocupação das casas em que as famílias beneficiadas pelo programa dos lotes urbanizados moravam, a secretaria municipal de urbanismo ( Semurb) realizará a demolição de todas elas. A ação terá como objetivo evitar novas invasões.

O secretário também informou que algumas áreas serão cercadas. Além disso, novas tentativas de invasão serão impedidas de imediato, pois os programas habitacionais estão disponíveis para toda população carente.

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: