segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

HMP agora vai?

310120112197

Movimentação de operários descarregando materiais de construções para o reinício das obras de construção do Hospital Municipal.

NOTA PÚBLICA

A população de Pará ficou profundamente consternada neste sábado (29) com o desabamento de um prédio de 34 andares na travessa 3 de maio, área central de Belém. O edifício, que estava em construção, é de propriedade da construtora Real, e o número de vítimas fatais, até o momento,permanece indefinido.
Trata-se de uma tragédia de enormes proporções. Tragédia que expõe, a um só tempo, a ganância do capital imobiliário e a ineficácia e, não raro, A cumplicidade, das autoridades públicas que possuem o dever legal de zelar pela segurança da construção civil em nosso Estado.
A ânsia do lucro fácil faz com que muitas empresas do setor imobiliário, em franca expansão nos últimos anos, sacrifiquem os cuidados básicos com a segurança de seus empreendimentos. Conforme denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil é comum a imposição de jornadas excessivas e a criminosa negligência para com as normas de segurança no local de trabalho, que está na raiz do crescente número de acidentes fatais na categoria.
Os órgãos fiscalizadores, notadamente aqueles vinculados à Prefeitura de Belém, não fazem sua parte, jogando mais lenha nessa fogueira de desastres anunciados. Não é ocioso recordar que há 23 anos, em agosto de 1987, Belém vivenciou tragédia semelhante quando do desabamento do edifício Raimundo Farias, matando 39 operários, sem que os responsáveis tenham sido punidos.
O PSOL no Pará e seus parlamentares – a senadora Marinor Brito e o deputado estadual Edmilson Rodrigues -, expressam a mais irrestrita solidariedade às famílias das vítimas deste triste episódio de menosprezo à vida humana, ao mesmo tempo em que anunciam sua firme disposição de lutar, por todos os meios, para que tal crime não venha a ser coberto pelo vergonhoso manto da impunidade.
Belém, 30 de janeiro de 2011.
Araceli Lemos, presidenta do PSOL – PA
Marinor Brito, senadora da República
Edmilson Rodrigues, deputado estadual

Posse e protesto

No Blog do Edmilson

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a partir das nove horas da manhã, em vista da presença do governador Simão Jatene na cerimônia de posse dos novos deputados estaduais, os concursados realizarão a primeira manifestação de protesto de 2011, para cobrar as nomeações dos aprovados nos certames realizados pela administração pública estadual.

Lixão III

No final da Rua Sol Poente já no Bairro Paraiso:

Mais um lixão nas margens da Rua e do Igarapé Ilha do Coco

O lixo exalando odor e o chorume escorrendo no igarapé

Nenhuma intervenção pública

Nenhuma campanha de conscientização

Santa paciência:

 

 

domingo, 30 de janeiro de 2011

Pensando na saúde

Comentário anônimo sobre a construção do hospital:

Na realidade deveríamos avaliar melhor essa obra, pois poderíamos dar uma outra solução para esse Elefante Branco com nome de Hospital....A cidade tá crescendo no sentido de Marabá então porque não pensarmos em um Hospital com uma melhor localização e de fácil acesso a toda a cidade, muito mais rápido e eficiente. O nosso HMP hoje acabou ficando no final da cidade.As vezes perdemos pacientes, pois pra se chegar lá com o trânsito ruim que temos fica complicado. Temos que pensar no FUTURO de nossa Saúde.

Polícia Federal aponta novas fraudes em exames da OAB

Folha.com

A Operação Tormenta (que investiga irregularidades em diversos concursos públicos), da Polícia Federal, encontrou novos indícios de fraudes em três exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), todos realizados em 2009. Em 2010, a segunda fase do exame já tinha sido anulada por suspeita de vazamento do gabarito da prova.

A PF já pediu todos os documentos à entidade organizadora do exame, o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UNB (Universidade de Brasília), para identificar os candidatos que foram beneficiados pelas irregularidades. Leia mais

Amazônia TV

O Blogger agradece a ATV – Amazônia TV na pessoal do seu Diretor Genésio S. Silva pelo convite para o sorteio do  10º Show de Prêmios realizado na manhã desse domingo no Salão de Eventos da Padaria Pão Nobre.

Energia

A região da APA do Gelado esta sem energia

Mais de semanas

Por mais que ligue para Rede Celpa,

Nada de energia

0800 091 0196 sempre ocupado

Equipe de plantão, se existe não passam por lá

Trabalhadores rurais no escuro total.

Os poucos produtos guardados nas geladeiras estragaram

Enquanto isso, nos alojamentos da Vale (Salobo) o desperdício de energia é total

Lá, nos alojamentos a energia não falta nunca.

 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Filas em bancos

Poder Online

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia condenou o Banco do Brasil a pagar R$ 2 mil a um cliente, como indenização por ele ter esperado pelo atendimento por mais de três horas na fila de uma agência de Porto Velho.

O relator do processo, desembargador Roosevelt Queiroz, lembrou  uma outra decisão, acerca de mandado de segurança impetrado pela Febraban, em 2001.

A Federação Brasileira de Bancos alegava incompetência da Prefeitura de Porto Velho para legislar sobre tempo de espera em fila de banco. Mas a Justiça de Rondônia não acolheu o mandado.

A Febraban apelou e o Supremo Tribunal Federal manteve o entendimento de Rondônia. O que indica que a decisão de agora também tem chances de ser mantida, em caso de apelação

Promesseiro

Hospital Municipal de Parauapebas

Dia 24 de janeiro, segunda-feira:

Reinicio das obras

Dia 28 de janeiro, sexta-feira:

Nada de obras.

Mais uma promessa não cumprida

Essa p…já esta virando doença!

E grave

Se não houver uma intervenção agora

Daqui a pouco só numa clinica de reabilitação!

Comendo mosca

Simão Cerpasa Jatene. 

O PT paraense comeu moscas nas eleições

Simão passou incólume no horário eleitoral

Disputa

O clima de disputa no PT de Parauapebas está quente.

Quentíssimo

Três candidatos a presidência disputam os votos dos diretorianos.

 

Estacionamento sem sombra

images
A Prefeitura está construindo estacionamento na Rua 8 entre as Rua Belém e Rua “A”
A ideia é desafogar o estacionamento  da Rua “A”
Além do estacionamento estão alargando a rua e construindo calçadas
Até que tiveram uma boa ideia.
Só esqueceram de reservar na calçada, locais para o plantio de árvores.
Atualização 30 de janeiro as 20:09Hs:
Hoje a unica arvore existente na calçada foi ao chão, amanheceu com as raizes para cima a espera de remoção. Provavelmemte o pessoal do meio ambiente fara isso nessa segunda-feira. Um pena



Imortalidade

AQUI

Órgãos fiscalizadores participam de curso de capacitação

download (6)

Com a finalidade de capacitar administrativa e legalmente servidores que trabalham em órgãos de fiscalização, a Prefeitura de Parauapebas promoveu nos dias 26 e 27/01, curso de condutas e práticas de fiscalização de obras e posturas do município.

Ministrada pela Consultoria jurídica da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMUB), o curso reuniu fiscais das Secretarias de Meio Ambiente (SEMMA), Obras (SEMOB), Urbanismo, Arrecadação (DAM) e Clean Gestão Ambiental.

De acordo com o Dr. Mário Monteiro, a idéia de realizar a capacitação surgiu da necessidade de melhor orientar os servidores dos órgãos fiscalizadores, para que estes possam prestar os serviços de fiscalização com máxima garantia de legalidade dos procedimentos adotados.

“O treinamento, além de proporcionar a troca de experiências entre os órgãos participantes, favoreceu fazer esclarecimentos de dúvidas simples dos servidores na hora de autuar infratores, bem como foi momento oportuno para os mesmos apresentarem sugestões para melhoria de seus trabalhos”, destacou o palestrante.

Para o fiscal da Secretaria de Meio Ambiente, José Reinado Junior, a capacitação foi importante porque possibilitou uma melhor compreensão tanto jurídico como administrativamente do exercício das atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Para a fiscal do DAM, Paula Nayranda Melo, nova concursada da Prefeitura, o curso foi bastante esclarecedor, uma vez que apresentou casos práticos do exercício da função, bem como sobre o poder de polícia que os fiscais estão revestidos, amparado por Lei.

Estatuto de limpeza Urbana - De acordo com Mário Monteiro, a Secretaria de Urbanismo está concluindo uma proposta de um estatuto, que deverá regulamentar a limpeza da cidade. A mesma será encaminhada para a aprovação da Câmara no prazo de 10 a 15 dias.

Projeto Alemão

O ponto alto da apresentação  do Projeto Alemão  na Câmara de  Vereadores  na tarde noite de ontem foi a instalação  do Instituto Tecnológico Vale em Belém. 

Um parceria da Vale com a UFPA

-Esse Universidade deveria ser instalada aqui em Parauapebas. Salientou Leônidas Mendes Adjunto da Secretaria de Planejamento

A Mineradora explicou, explicou mas convenceu os presentes!

O Projeto Alemão (cobre) que será explorado na antiga Mina do Igarapé Bahia.

 

Novas mídias têm blogs como ponto alto

No Blog do Marcel

Valdyr Silva, Marcel, Zedudu e Wanterlor são alguns dos blogueiros de suceso de Parauapebas

Na contemporaneidade, as novas mídias são o que se pode chamar de mais moderno. No mundo digital, os sites, blogs, twitter, facebook surgem como uma importante ferramenta de comunicação, num mundo de infinitas possibilidades.
Inseridos nesse universo, os blogs são considerados instrumentos de compartilhamento de informações escritas e se caracterizam pela agilidade na veiculação da notícia, muitas vezes em tempo real.
Diferente dos sites, utilizados como veículos de comunicação de empresas, e do twitter, que é uma espécie de microblog, comportando no máximo 140 caracteres por postagem, os blogs são de fácil manuseio e não tem limite de espaço, podendo ser uma simples agenda eletrônica, ou se tornar um portal de notícia.
Por conta das facilidades, os blogs se multiplicaram e em Parauapebas não foi diferente. Atualmente um grande número de blogs funciona regularmente na cidade. Quase todos abordam temas do cotidiano da cidade, assim como a política e acontecimentos sociais. Os acessos cada vez mais crescentes são sinalizações que os blogs vieram para ficar. Páginas como a do Zedudu, Waldyr Silva, Willian Bayerl, Wanterlor Bandeira, Eldan Nato, Rosângela Sampaio, Marcel Nogueira e tantos outros fazem a alegria dos afccionados por esse tipo de mídia.
Pioneiro nesse segmento, o jornalista Waldyr Silva conta que a ideia surgiu durante uma viagem em novembro de 2006, quando pouca gente tinha ideia do que seria um blog. Em contato com outros jornalistas, que possuíam esse tipo de página na web, ele resolveu implantar o seu. O sucesso foi imediato e até hoje o Blog do Waldir é um dos mais acessados.
Na esteira do sucesso de Waldyr, José Eduardo Vale, o “Zedudu” criou seu blog no início do ano de 2008. Por imprimir um ritmo profissional e está sempre antenado com as coisas da região, o Blog do Zedudu é hoje o mais acessado de Parauapebas.
Todos começaram como um passatempo, mas em razão da imensa quantidade de visitantes, criou-se uma espécie de contrato de leitura, no qual o leitor espera por atualizações frequentes. Já o blogueiro tem uma necessidade quase vital de ir atrás da notícia e colocar na sua página virtual. É o caso do ex-vereador Wanterlor Bandeira, que era um assíduo comentarista dos blogs da cidade e resolveu criar o seu. Hoje em dia, ele diz que não pode viver sem isso, “é uma coisa que me diverte, me faz sentir bem. A intereração como o leitor para mim é o ponto alto de um blog”, diz.
Outro blogueiro convicto é o jornalista Marcel Nogueira. Ele conta que a primeira vez que entrou em contato com o mundo dos blogs foi em 2007, numa disciplina da faculdade de Jornalismo, “no início eu não dei muita importância, para se ter uma ideia , em 2008 fiz apenas 34 postagens, só a partir de 2010 eu passei a dar importância a essa ferramenta. Hoje atualizo meu blog com frequencia, com seis ou até mais postagens diárias”.

(Matéria publicada no jornal HOJE nº 443)

Belo Monte atrairá 100 mil pessoas, sem cumprir condicionantes

A decisão do Ibama que autorizou o início da construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, deverá gerar uma nova ação judicial. No mês de novembro, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará recomendou que nenhuma licença fosse concedida até que as condicionantes fossem cumpridas. O custo dessas contrapartidas está avaliado em R$ 1,5 bilhão.

O procurador da República no estado, Ubiratan Cazetta, alerta que é preciso preparar a região de Altamira para receber aproximadamente 100 mil pessoas que serão atraídas pela obra.

“Isso significa dobrar o tamanho daquela região, que hoje já tem um problema muito sério nas políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, no combate à prostituição infantil e prostituição de um modo geral. O que estamos cobrando objetivamente é que as condicionantes que dizem respeito a toda essa preparação social – não só ela, mas especialmente ela – tenham sido efetivamente cumpridas.”

Pelo menos oito mil pessoas já se instalaram em Altamira, desde o anúncio da licença prévia, no início de 2010. Segundo Cazetta, os recursos para conter os impactos sociais ainda não foram definidos.

“Hoje não se sabe quanto de recurso estaria disponível, de onde viria esse recurso, se é que ele existe. Toda vez que se fala em financiamento da obra, fala-se exclusivamente daquilo que diz respeito à parte de engenharia, à parte de construção, mas nada voltado a essas medidas compensatórias para evitar que a situação daquela região fique pior do que ela já é.”

A hidrelétrica de Belo Monte vai ser construída pelo consórcio Norte Energia e será a terceira maior do mundo. O leilão de concessão da usina foi suspenso diversas vezes, devido a inúmeras irregularidades no licenciamento ambiental.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Credores da W.O e Santa Bárbara procuram Acip

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), desde o final de dezembro 2010 e início de janeiro de 2011, recebeu fornecedores locais, prestadores de serviços para a mineradora Vale e empresas terceirizadas, que se deslocaram até a entidade pedindo da presidência a intermediação para recebimentos de seus créditos junto as empresas W.O Engenharia LTDA e Santa Bárbara Engenharia S/A.

O presidente da Acip José Rinaldo Alves de Carvalho e o presidente eleito Oriovaldo Mateus, com o empenho da diretoria e assessoria jurídica da entidade, desenvolveram um intenso trabalho de articulação junto a essas empresas tentando uma solução rápida para os problemas listados pelos associados. Inicialmente foi contactado a gerência local da empresa Santa Bárbara, que havia se comprometido em pagar os credores locais até o dia 15 de dezembro de 2010, sendo que parte do pagamento do acordo foi efetuado até o final do de 2010, e vem pagando aos poucos alguns credores, porém vem deixando de pagar a maioria deles, especialmente os de valores altos.

A empresa Santa Bárbara se comprometeu com a Acip através de e-mail a pagar todos os credores até o dia 21 de janeiro de 2011, porém o acordo até o momento do fechamento desta matéria não ocorreu, pois embora a Acip tenha tentado contato com a gerência local através de telefone e e-mail, não tem recebido retorno algum, deixando a entidade em situação difícil para dar uma resposta positiva aos credores que acreditavam que iriam receber seus créditos, sendo que alguns credores têm créditos com atrasos de mais de seis meses.

A Acip continua na expectativa de retomar o contato com a Santa Bárbara, que é parceira da entidade, sendo que a mesma deu uma forte contribuição na realização da 2ª Ação Cidadania e tem demonstrado interesse em quitar seus débitos, até porque a Santa Bárbara é uma empresa nacional reconhecidamente sólida, e os motivos que estão levando a mesma a atrasar seus pagamentos são desconhecidos, porém a Acip acredita que tudo será resolvido brevemente.

Já em relação à empresa W.O Engenharia que tem sede em São Luis do Maranhão, e vinha honrando seus compromissos até bem pouco tempo, mas que por problemas ainda não conhecidos pela Acip, apresentou problemas financeiros, gerando assim o bloqueio de contas por parte da Justiça do Trabalho e interdição da Estrada de Ferro Carajás através de funcionários da empresa em Marabá que fizeram um manifesto recentemente.

A Acip recebeu 12 credores que apresentaram seus créditos junto à W.O no início de janeiro até o dia 19. A entidade desconhece a existência de outros credores, porém logo que foi procurada pelos seus associados, Oriovaldo Mateus, presidente eleito da Acip e o Assessor Jurídico Manoel Chaves, iniciaram contatos com a Vale e com dirigentes da W.O, visando a intermediação da Acip para uma negociação de pagamento a esses credores.

Alguns dos credores se deslocaram até São Luis e negociaram seus créditos com a empresa W.O e quanto aos demais, o advogado Manoel Chaves juntamente com o presidente eleito da Acip Oriovaldo Mateus marcaram uma reunião em São Luis com o advogado que está cuidando da negociação, sendo que Manoel Chaves vai levando procuração de 6 empresas credoras, para negociar o recebimento da dívida. Por sua vez, Oriovaldo Mateus vai acompanhando o assessor jurídico Manoel Chaves, não só para representar a Acip na defesa dos interesses dos credores, mas também para tomar conhecimento dos reais motivos da situação ocorrida com a W.O e verificar a possibilidade de intermediar num ponto entre as partes, Vale, e W.O, para que a entidade possa continuar no futuro tendo a W.O como parceira da Acip e prestando serviço para Vale e colaborando com o desenvolvimento socioeconômico do município de Parauapebas.

Vale ressaltar que na conversa do Assessor Jurídico da Acip Manoel Chaves com o advogado da empresa W.O, foi informado que a empresa não dispõe de nenhuma liquides, ou seja, de recursos financeiros e que as negociações para pagamentos desses créditos terão que ser em bens como móveis e imóveis com todas as garantias legais pertinentes a cada caso. (Assessoria de Imprensa da Acip)

Sebosinho

Os aterros nas marginais do Igarapé Ilha do Coco (sebosinho) já compromete a vazão do rio. Os alagamentos de novas áreas são sinais claro dessa irresponsabilidade.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sampa

“São Paulo foi fundada há 557 anos. E afundada na enchente de cinco minutos atrás”!
Zé Simão Folha de São Paulo

Senado só esteve completo para absolver Renan

Congresso em foco

Renata Camargo e Edson Sardinha

Plenário lotado não rima com Senado. Já espírito de corpo... Somente duas das 430 sessões ordinárias reservadas a votação nos últimos quatro anos reuniram todos os 81 senadores: foram aquelas em que o plenário livrou da cassação o ex-presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL). Em toda a legislatura, o Senado só esteve completo nas sessões deliberativas realizadas nos dias 12 de setembro e 4 de dezembro de 2007, quando o plenário derrubou dois pareceres do Conselho de Ética que recomendavam a cassação do peemedebista por quebra de decoro parlamentar.

Nenhuma das reuniões para examinar projetos de lei ou propostas de emenda à Constituição conseguiu reunir todos os três representantes das 27 unidades federativas. Nenhum senador compareceu a todas as sessões deliberativas. Os dados fazem parte de levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco com base em informações oficiais do Senado dos últimos quatro anos.

Palestra Cipa/Sipat

Palestra Teatral Seguranca do Trabalho

Palestra Teatral segurança do trabalho, semana interna de prevenção de acidentes, sipat,cipa.

Temas: Uso dos EPIs, ergonomia, d.o.r.t, motivação, meio ambiente e qualidade de vida.

www.sipatshow.com.br

youTube: Vídeo Apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=5_xKb1-ipzI&feature=player_embedded

Justiça nos trilhos

Justiça do Trabalho de S. Luís garante indenização por acidente provocado por terceirizada da Vale

Eletricista acidentado que trabalhava em empresa prestadora de serviço para terceirizada da Vale terá o reembolso de despesas com tratamento médico e receberá indenização por danos morais a serem pagos pelas três empresas.
A sentença é do juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont´Alverne Frota. Ele condenou solidariamente as empresas Demetal – Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Polysius do Brasil Ltda e Vale ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil ao eletricista.

Passagem de vans R$2,00

Não são as cooperativas que determinam o reajuste da tarifa do transporte coletivo, e sim o poder executivo municipal. As cooperativas apenas apresentam uma planilha com as razões e os índice que justifique a majoração dos preços.  Geralmente esses índice de reajuste é aplicado levando em conta vários fatores: A inflação do período, preço do combustível, manutenção, pneus e salários dos trabalhadores.  No munícipios onde existe o Conselho Municipal de Transporte, o prefeito encaminha a consulta ao conselho que exara parece sobre proposta das cooperativas.  O poder público municipal não pode e não deve permite a ingerência das cooperativas nas prerrogativas exclusiva do executivo municipal.
A lei nº 4.292/2005 que estabeleceu normas para o transporte coletivo determina que:
Art: 01  Compete ao Município de Parauapebas o provimento e organização do sistema local de transporte coletivo, nos termos do V, artigo 30, da Constituição Federal. 
VII – Preços socialmente justo,
 Art. 19 – A operação dos serviços convencionais, alternativo e complementar de transporte coletivo, será remunerada através de tarifas pagas pelos usuários, cujo o valor será remunerada pelo Poder Executivo , ouvido o CMTT – Conselho Municipal de Transito e Transporte (não criado), com base nos estudos técnicos pelo DMTT – Departamento Municipal de Transito e Transporte, respeitada a manutenção de seu equilíbrio econômico e financeiro.
----------------------------------------
Veja o comentário do leitor Marcos Manoel na postagem sobre o mesmo assunto:
Na integra
Acho um absurdo e abusivo o preço de R2,00.Tem que mostrar uma planilha de custos pra provar que esse valor é condizente com a proposta.Que abra licitação para o transporte público, dizer que as ruas são estreitas e que não comporta ônibus é BALELA.
Que o pessoal mais especializado possa comentar esse post.
No meu entender é ABUSO.
Essa cooperativa não serve nem pra educar os motoristas que andam voando com as vans, dando freada que um passageiro voou no banco de trás até o banco dianteiro.
Tá péssimo o serviço das vans, ao mesmo tempo os das cooperativas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Justiça afasta prefeito e vice de Marabá

A justiça de Marabá acaba de emitir mandato de citação para afastamento dos cargos o Prefeito de Marabá, Maurino Magalhães e seu vice, Nagilson Amoury. Mais aqui e aqui

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Happy Day Bariloche

Labirinto Cinema Clube realizará mostra de cinema

Nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, a partir das 19h, o Labirinto Cinema Clube realizará a Mostra_DOC de Cinema Brasileiro na Câmara Municipal de Parauapebas, onde serão exibidos documentários nacionais dos mais diversos estilos e formatos, difundindo a produção do cinema documental.
Além das exibições, a programação prevê debater assuntos relacionados ao cinema, como produção, cineclube e o audiovisual em Parauapebas de uma forma geral, onde o público poderá participar e fazer perguntas.
Por meio das exibições de filmes e debates, o cineclube busca estimular a formação de público, a construção do olhar crítico e a produção audiovisual em Parauapebas. Além disso, este ano o cineclube pretende ministrar cursos na área cinematográfica, além de estreitar o acesso aos filmes. “É preciso assistir aos filmes, dar acesso a essas produções para que as pessoas que tenham interesse em desenvolver suas produções possam ver, discutir e aprender as linguagens e técnicas do cinema”, diz Ivan Oliveira, um dos coordenadores do cine.
Essa mostra de cinema firma uma parceria entre o Labirinto Cinema Clube e a Câmara Municipal de Parauapebas que, por meio do projeto “Luz, Câmara... Ação!” vai promover sessões de cinema semanalmente para a comunidade, e o melhor: totalmente de graça.
Venha prestigiar o cinema nacional.
Entrada franca.
Programação da Mostra:
Dia 02/02
Debate - 19h
Cineclubismo, o que é?
Sessão 1 – 19h30
Mapa da Mina Carajás
Dir.: Victor Lopes, 35’
Sessão 2 – 20h10
Viva! Chico Vive!
Dir.: Cauê Martins, 22’
Sessão 3 – 20h50
O Pasquim - A subversão do humor
Dir.: Roberto Stefanelli, 44’
Dia 03/02
Debate - 19h
Como produzir um curta Doc
Sessão – 20h30
O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas
Dir.: Paulo Caldas e Marcelo Luna, 75’
Dia 04/02
Debate - 19h
A produção Audiovisual em Parauapebas
Sessão - 20 h
Estamira
Dir.: Marcos Prado, 115’

Passagens de vans a R$ 2,00 a partir de fevereiro

Olhares

absurdotuc

O valor da passagem do transporte coletivo da cidade de Parauapebas vai subir para R$ 2,00. A mudança está prevista para acontecer em fevereiro. Segundo o presidente da COOCAVUMP (Cooperativa dos Condutores Utilitários e Moto de Parauapebas), Antônio Carlos, o aumento da passagem tem o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do transporte público. "Nossa intenção é retirar de circulação as vans pequenas e deixar apenas os microonibus. É um processo que vai levar um pouco de tempo, mas vai facilitar a acomodação dos passageiros", afirma.  Leia mais

domingo, 23 de janeiro de 2011

Neném Prancha

No Blog do radialista mineiro Carlos Ferreira:

“Assim falou Neném Prancha”

No clube da Estrela Solitária existiu um personagem que merece sempre ser lembrado, tanto por sua inteligência e amor ao clube, quanto a sua habilidade, perspicácia e malabarismo com as palavras. Antônio Franco de Oliveira, o Neném Prancha, foi um frasista e filósofo do futebol brasileiro. Leias mais.

A lista

Aqui e aqui  a lista dos cargos que o PT do Pará quer no governo Dilma.

Noite Reservada

Será verdade?

Shot

Recorte retirado do Blog do Parsifal

Nota do blogger: Informações vindas das hoste governistas garantem que o munícipio liquidou todas as dividas. Segundo essa fonte, desde a gestão Margalho a frente da Sefaz, o munícipio passou-a ter liquidez de receita. Então tá!!!!

Erosões

230120112193

230120112191

Bairro Guanabara. Resultados das ocupações desordenadas.

Calçada

Avenida “J” Jardim Canadá

Principal acesso a Prefeitura

Asfalto

Grama

Arvores

Semáforos

Pensaram em quase tudo. Só esqueceram das calçadas para os pedestres!!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Causa

No Blog do Rodrigo Viana

Charge enchentes

O que causaram as tragédias, na  charge de Duke

10 Dicas para dormir bem

Pode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito. O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono da Unifesp, dá dicas simples de como espantar a insônia:
1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.
2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.
3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar.
4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar
chápreto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.
5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.
7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.
8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.
9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.
10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

Para STJ, processos por violência doméstica podem ser suspensos

Os processos envolvendo a Lei Maria da Penha poderão ser suspensos condicionalmente, em período de quatro anos, conforme determinação da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a Corte, a suspensão do processo dependerá do comportamento do réu e da reparação dos danos causados, quando possível.

A mudança na interpretação da lei pelo STJ ocorreu em dezembro de 2010, mas só foi divulgada nesta semana. A Corte entendeu que a Lei Maria da Penha é compatível com a Lei de Juizados Especiais, que permite a suspensão de pena nos casos em que a condenação for de um período inferior a um ano.

Segundo o relator, Celso Limongi, a medida tem caráter pedagógico para o agressor, pois o processo pode voltar a correr em caso de reincidência. Em entrevista à Radioagência Nacional, a farmacêutica Maria da Penha, que empresta seu nome à Lei 11.340/06, discorda do desembargador. Ela ficou paralítica depois de sofrer inúmeras agressões e duas tentativas de homicídio por parte do marido.

“A cultura da nossa sociedade, infelizmente é muito machista e ainda vai me surpreender muito em relação à aplicabilidade da lei Maria da Penha. No momento em que um juiz, um desembargador, uma autoridade passa a mão na cabeça de um agressor, ele não conhece a realidade do que é a violência doméstica no país. Saiu uma pesquisa revelando que no país cerca de dez mulheres morrem diariamente em decorrência da violência doméstica.”

Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República apontam que o serviço de atendimento às vítimas recebeu mais de 340 mil denúncias de violência doméstica de janeiro a julho de 2010.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

TRT da 14ª Região lança edital com 22 vagas e cadastro reserva

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição nos estados de Rondônia e Acre, lançou o edital de abertura do concurso público que irá oferecer 22 vagas imediatas e cadastro reserva. A Fundação Carlos Chagas (FCC) será a empresa responsável por organizar a seleção. Edital aqui

Fonte: correioweb

Ipea fará estudo sobre a divisão do Pará

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai realizar um estudo completo da viabilidade econômica em todos os aspectos sobre a divisão do Estado do Pará para formação de novos estados. Leia mais

Casas Populares sem água

Lídio Oliveira por e-mail:

 “Wanterlor, estamos sem água nas casas populares desde domingo, quando deu o ar de sua graça as 4 horas da manhã e sumiu as 5, deixando assim muita gente sem o liquido precioso, pois neste horário nem todos estavam de pé para armazenar o liquido potável. muitos estão se valendo de água de poços, o que em nosso bairro não é muito aconselhável”.

Um abraço

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

No escuro

Tá tudo escuro nas ruas do setor Chácaras.

A iluminação pública já não existe mais.

Só nas contas de energia.

Sem energia

Moradores do Complexo Altamira, que engloba os bairros Novo Horizonte, Betânia, Vila Rica, Casas Populares I e II e o próprio Altamira vem amargando enormes prejuízos com a constante falta de energia elétrica. É o que nos informa o Jornal Correio do Tocantins na edição dessa quinta-feira 20 de janeiro.

Vale

Nosso alcaide resolveu enfrentar a Vale.

Está disposto a discutir pessoalmente essa questão do ramal ferroviário do sudeste com o presidente da Vale Roger Agnelli.

Dizem que a conversa já foi agendada.

Ninguém merece

Mais dois anos de Sarney na presidência do senado?

Ninguém merece!

Poderia os senadores apresentarem uma proposta de vitaliciedade para o presidente do senado federal.

São Sebastião

Marco Palmezzano - Saint Sebastian.jpg

Além de Parauapebas outras cidades comemoram no dia 20 de janeiro o dia de São Sebastião.

Festejos em homenagem a São Sebastião

No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro como padroeiro de várias cidades:

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Acip lança campanha para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro

A Associação Comercial, industrial e serviços de Parauapebas (ACIP),  comunica a todos os associados e comunidade em geral que, sensibilizada pelos graves problemas que enfrentam os nossos irmãos que foram vítimas da tragédia, que ceifou vidas e deixou milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, que além de chorar por seus mortos, sofreram perdas materiais, com destruição de casas e bens móveis sugados pela tragédia, a entidade se junta a essa corrente de solidariedade do povo brasileiro para conclamar a todos os seus associados que verifiquem a possibilidade de doar alimentos não perecíveis, como água, arroz, feijão, macarrão, açúcar, café, leite, óleo de soja, etc., e produtos de higiene pessoal e limpeza, como pasta de dente, escova, sabão em pó e de barra, papel higiênico, desinfetante, vassouras, panos de chão, colchões, roupas de cama e banho, bem como roupas infantis masculinas e femininas, e ainda medicamentos diversos ou ainda qualquer outro produto que possa ser utilizado por aqueles irmãos que sobreviveram àquela tragédia mas sofrem pelo isolamento ou pela perda de tudo ou quase tudo que possuíam, como seus familiares, seu patrimônio e seus sonhos, mas na esperança de continuar vivendo com dignidade.

“Assim, na expectativa de podermos contar com seu apoio e solidariedade, pedimos enviar para a ACIP, tudo que for possível, especialmente os produtos acima mencionados, pois temos uma empresa, Escad Rental, que se colocou à disposição para transportar essas doações até o Rio de Janeiro, para lá serem encaminhadas às vítimas daquela tragédia”, relata Oriovaldo Mateus, presidente da Acip.

Presidência PT

Chiquinho do PT está em plena campanha para presidência do PT de Parauapebas (Caso Nilson Souza renuncie a presidência). Com sete votos no Diretório e mais com apoio das tendências PT Valer, Unidade na Luta e Opção Socialista, Chiquinho conta com 14 votos no Diretório de um total de 25.  

DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!
Mario Quintana

Rio de lágrimas

Texto de Rafael Lopes Cia dos Bloqueiros

Rio de lágrimas: a tragédia das chuvas

É triste ver, de novo, a temporada de fortes chuvas e enchentes que assolam várias cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, trazendo prejuízos, transtornos, mortes e o caos por toda parte.
Além das inundações em vários pontos na capital paulista, Franco da Rocha, na Grande São Paulo, é a mais prejudicada pelas águas que inundaram o município desde a última terça-feira, deixando os moradores ilhados. Em Minas, a chuva destruiu pontes, provocou deslizamento de terra e deixou famílias desalojadas. Ao todo, segundo matéria publicado no UOL, 70 cidades decretaram situação de emergência.

Entretanto, a maior tragédia registrada até o momento concentra-se na região serrana do Rio de Janeiro. Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis estão sendo castigadas pelos temporais.
Até o momento (15h), segundo as prefeituras, 385 pessoas já morreram. As cidades foram tomadas pelas lamas e por toda a parte é possível ver o cenário da destruição. É um verdadeiro "Rio de Lágrimas", relembrando a chamada da capa publicada pelo jornal Extra no ano passado.
Um dos momentos marcantes que temos visto nos telejornais e diversos sites desde ontem, é o salvamento de uma mulher em São José do Vale do Rio Preto. O vídeo ilustra bem o drama de uma moradora em cima de uma casa, resgatada pelos vizinhos por uma corda. Ela ainda tentou salvar seu cachorrinho, em vão. Impossível não se emocionar.
Dos escombros também surgem sinais de esperança e vida, como o caso de um bebê de seis meses resgatado em Nova Friburgo (RJ), pelos bombeiros, depois de passar horas debaixo dos entulhos, juntamente com o seu pai. Um grande milagre!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cobras

images Quem não recua diante de uma serpente? Mesmo que saibamos que ela não é venenosa, nosso primeiro movimento é de medo ou aversão. Depois de ser picado por uma serpente, sua única saída é tomar o soro antiofídico.

Essa semana, por pouco não fui picado por duas jararacas, graças as minhas habilidades de atleta de copo, consegui me livrar dos botes e do veneno. Mas vejam o perigo que corri. 

Acidente causado por serpentes do grupo das jararacas: dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

(A cobra ai da imagem é uma cascavel, também muito perigosa. Todo cuidado é pouco. Por isso, se você for picado por uma dessas cobras, procure o posto de saúde mais próximos e tome o soro antiofídico).

Coan

coan

A Secretária de Educação de Parauapebas SEMED rescindiu o contrato com a Coan empresa terceirizada responsável pela merenda escolar do munícipio. A parti de março, a SEMED será a responsável pela merenda escolar servida nas escolas municipais.

2011 é o ano Internacional das Florestas

image

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas. Com o tema “Florestas para o povo“, exaltando o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo, o principal objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta.

A idéia é promover durante todo o ano ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas do mundo, mostrando que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta, como a perda da biodiversidade e agravamento das mudanças climáticas.

Em Parauapebas, o ano internacional das florestas ganha grande relevância, tendo em vista que no município estão localizadas 05 Unidades de Conservação: a Floresta Nacional de Carajás, Área de Proteção Ambiental do Igarapé do Gelado, a Reserva Biológica Tapirapé, a Floresta Nacional Tapirapé-Aquiri e a Floresta Nacional Itacaiúnas, que compõem hoje o denominado Mosaico da Província de Carajás. Essas unidades são administradas pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.

Em atenção a declaração da ONU, este ano os trabalhos educativos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma terão sempre a preocupação de tratar de assuntos relacionados com a importância da preservação das florestas.

Coligação pede cassação de Puty

A Coligação "Juntos com o Povo" entrou com recurso pedindo a cassação do diploma de Claudio Puty. Mais informações aqui e aqui 

O fator Jatene

 

Lúcio Flávio Pinto

Em 2002 Simão Jatene era um traço nas pesquisas eleitorais. O uso da máquina pública o tornou governador. Agora, quatro anos depois do fim do mandato, ele está de volta. Com uma perspectiva inédita: ser governador pela terceira vez através do voto. Um grande desafio.

Simão Jatene entrou no dia 1º para o seleto grupo dos políticos que conseguiram ser eleitos duas vezes para o governo do Pará. Dos vivos, só Alacid Nunes, Jader Barbalho e Almir Gabriel o ombreiam. Em relação ao passado mais remoto, o número é ainda menor. Essa façanha tem ainda dois componentes que a distinguem das demais. Jatene nunca tinha sido candidato a um cargo eletivo quando se apresentou para disputar o governo pela primeira vez, em 2002. Foi, durante os oito anos anteriores, o mais poderoso dos secretários do médico Almir Gabriel, o primeiro governador a se beneficiar do instituto da reeleição no Pará (1995/2002). Mesmo assim, quando a campanha eleitoral começou, o candidato do PSDB era apenas um traço nas pesquisas de votos. Leia mais aqui no Estado do Tapajós Online

Casa do Cidadão volta a emitir documentos

 

A Casa do Cidadão retoma hoje, 17/01, a impressão do Registro de Identidade e da Carteira de Trabalho. Os trabalhos estavam paralizados devido a falta de material para impressão.

Fonte: Olhares

DEBATE ABERTO

BBB 11 - Ética pelo ralo

O formato é o mesmo já consagrado pelo público e pelos anunciantes: invasão de privacidade com a venda de corpos quase sempre sarados, bronzeados e bem torneados e com a exposição de mentes vazias a abrigar ideias que trafegam entre a futilidade e a galeria de preconceitos.

Washington Araújo

Publicado originalmente no Observatório da Imprensa
No dia 11/1/201 a TV Globo levou ao ar seu programa de maior audiência no verão brasileiro: Big Brother Brasil 11. Sucesso de público, sucesso de marketing, sucesso financeiro, sempre na casa dos milhões de reais. Fracasso ético, fracasso de cidadania, fracasso de respeito aos direitos humanos fundamentais.
O prêmio será de R$ 1,5 milhão para o vencedor. O segundo e terceiro lugares levam, respectivamente, R$ 150 mil e R$ 50 mil. As inscrições para a próxima edição do BBB já estão encerradas. Ao todo, nas dez edições, foram 140 participantes. E já foram entregues mais de R$ 8,5 milhões em prêmios. Balanço raquítico, tanto numérico quanto financeiro para seus participantes, para um programa que se especializou em degradar a condição humana.
Aos 11 anos de existência, roubando sempre 25% do ano (janeiro a março) e agora entrando na puberdade como se humano fosse, o BBB começa anunciando que passará por mudanças na edição 2011. Se você pensou que as mudanças seriam para melhorar o que não tem como ser melhorado se enganou redondamente. O formato será sempre o mesmo, consagrado pelo público e pelos anunciantes: invasão de privacidade com a venda de corpos quase sempre sarados, bronzeados e bem torneados e com a exposição de mentes vazias a abrigar ideias que trafegam entre a futilidade e a galeria de preconceitos contra negros, pobres, analfabetos funcionais.
Após dez anos seguidos, sabemos que a receita do reality show inclui em sua base de sustentação as antivirtudes da mentira, da deslealdade, dos conluios e... da cafajestagem. Aos poucos, todos irão se despir de sua condição humana tão logo um deles diga que "isto aqui é um jogo". Outros ensaiarão frases pretensamente fincadas na moral: "Mas nem tudo vou fazer para ganhar esse jogo."
Como miquinhos amestrados, os participantes estarão ali para serem desrespeitados, não poucas vezes humilhados e muitas vezes objeto de escárnio e lições filosóficas extraídas de diferentes placas de caminhões e compartilhadas quase diariamente pelo jornalista Pedro Bial, ao que parece, senhor absoluto do reality show. Não faltarão "provas" grotescas, como colocar uma participante para botar ovo a cada trinta minutos; outra para latir ou miar a cada hora cheia; algum outro para passar 24 horas de sua vida fantasiado de bailarina ou para pular e coaxar como sapo sempre que for ativado determinado sinal acústico. O domador, que terá como chicote sua lábia de ocasião ou nalgumas vezes sua língua afiada, continuará sendo Pedro Bial que, a meu ver, representa um claro sinal de como as engrenagens que movem a televisão guardam estreita semelhança com aqueles velhos moedores de carne.
O último a sair da jaula
É inegável que Bial é talentoso. É inegável que passou parte de sua vida tendo páginas de livros ao alcance das mãos e dos olhos. É inegável também que parece inconsciente dos prejuízos éticos e morais que haverá de carregar vida afora. Isto porque a cada nova edição do reality mais se plasmam os nomes BBB e Pedro Bial. E será difícil ao ouvir um não lembrar imediatamente o outro. Porque lançamos aqui nosso nome, que poderá ter vida fugaz de cigarra ou ecoará pela eternidade. Imagino, daqui a uns 25 anos, em 2035, quando um descendente deste Pedro for reconhecido como bisneto daquele homem engraçado que fazia o Big Brother no Brasil. E os milhares de vídeos armazenados virtualmente no YouTube darão conta de ilustrar as gerações do porvir.
E, no entanto, essas quase duas dezenas de jovens estarão ali para ganhar fama instantânea, como se estivessem acondicionados naqueles pacotinhos de sopa da marca Miojo. Imagino cada um deles a envergar letreiro imaginário a nos dizer com a tristeza possível que "Coloco à venda meu corpo sem alma, meu coração quebrado e minha inteligência esgotada; vendo tudo isso muito barato porque vejo que há muita oferta no mercado". E teremos aquele interminável desfile de senso comum. Afinal, serão 90 dias de vida desperdiçada, ou melhor, de vida em que a principal atividade humana será jogar conversa fora. O que dá no mesmo. E não será o senso comum exatamente aquele conjunto de preconceitos adquiridos antes de completarmos 15 anos de vida?
Friederich Nietzsche (1844-1900) parecia ter o dom da premonição. É que o filósofo alemão se antecipava muito quando se tratava de projetar ideias sobre a condição humana. É dele esta percepção: "O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele". Isto porque Nietzsche foi poupado de atrações quase sérias e semi-circenses, como o BBB. No picadeiro, o macaco é aplaudido por sua imitação do humano: se equilibra e passeia de triciclo e de bicicleta, se veste de gente, com casaca e gravata, sabe usar vaso sanitário, descasca alimentos. No picadeiro do BBB, os seres humanos são aplaudidos por se mostrarem intolerantes uns com os outros, se vestem de papagaios, ladram, miam, coaxam, zumbem – e tudo como se animais fossem. Chegam a botar ovo em momento predeterminado. Se vestem de esponja e se encharcam de detergente a limpar pratos descomunais noite afora.
Em sua imitação de animal, o humano que se sobressai no BBB é aquele que consegue ficar engaiolado – digo, literalmente engaiolado – junto com outros bípedes não emplumados – por grande quantidade de horas. E sem poder satisfazer as necessidades humanas básicas, muitas vezes tendo que ficar em uma mesma posição, como seriemas destreinadas. E são os únicos animais que demonstram imensa felicidade em permanecer por mais tempo na gaiola. Não lhes jogam bananas nem pipocas, mas quem for o último a sair da jaula semi-humana ganha uma prenda. Pode ser um passeio de helicóptero, pode ser um carro, pode ser uma noite na Marquês de Sapucaí.
Heidegger reconheceria
O leitor atento deve ter percebido que em algum momento deste texto mencionei que o BBB 11 terá mudanças. Nem vou me dar ao trabalho de editar. Eis o quecopiei do site G1:
"Boninho, diretor do BBB, falou em seu Twitter nesta quarta-feira, 24/11, sobre a nova edição do programa, a 11ª, que estreará em janeiro de 2011. E ele adianta que, desta vez, as coisas vão mudar. ‘Esse ano tudo vai ser diferente... Nada é proibido no BBB, pode fazer o que quiser’, postou Boninho em seu microblog. Questionado sobre o que estaria liberado no confinamento que não estava em edições anteriores, ele respondeu: ‘Esse ano... liberado! Vai valer tudo, até porrada’. Boninho também comentou sobre as bebidas no reality show: ‘Acabou o ice no BBB... Vai ser power... chega de bebida de criança’, escreveu."
Não terá chegado a hora de o portentoso império Globo de comunicação negociar com o governo italiano a cessão do Coliseu romano para parte das locações, ao menos aquelas em que murros e safanões, sob efeito de álcool ou não, certamente ocorrerão? E como nada compreendo de Heidegger, só me resta dizer que ao longo de toda sua vida madura Heidegger esteve obcecado pela possibilidade de haver um sentido básico do verbo "ser" que estaria por trás de sua variedade de usos. E são recorrentes suas concepções quanto ao que existe, o estudo do que é, do que existe: a questão do Ser (i.e. uma Ontologia) dependente dos filósofos antes de Sócrates, da filosofia de Platão e de Aristóteles e dos Gnósticos.
Quem sabe tivesse assistido uma única noite do BBB – caso o formato da Endemol estivesse em cena antes de 1976 –, o filósofo, por muitos cultuado, não apenas teria uma confirmação segura de que não valia mesmo a pena publicar o segundo volume de sua obra principal, O Ser e o Tempo, como também haveria de reconhecer a inexistência de algo anterior ao ser. Mas, com certeza, se fartaria com a miríade de usos dados ao verbo "ser".

Washington Araújo é jornalista e escritor. Mestre em Comunicação pela
UNB, tem livros sobre mídia, direitos humanos e ética publicados no Brasil,
Argentina, Espanha, México. Tem o blog http://www.cidadaodomundo.org
Email - wlaraujo9@gmail.com

Sacolas plásticas comuns deverão ser substituídas por sacolas biodegradáveis

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou e o Prefeito Darci Lermen sancionou lei que trata do uso das sacolas plásticas biodegradáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias, a serem utilizadas nos estabelecimentos comerciais do município.

A Lei n° 4.437, publicada em 13 de dezembro de 2010, prevê advertência, multa, suspensão temporária da atividade e cassação da licença dos estabelecimentos comerciais que não cumprirem a exigência da lei.

Supermercados, lojas de hortifrutigranjeiros, in natura e industrializados em geral, lojas de produtos de limpeza doméstica, farmácias e drogarias e todos os demais estabelecimentos comerciais, que distribuem aos clientes sacolas plásticas para acondicionarem suas compras têm o prazo de três anos, a contar da data de publicação desta lei para substituirem as sacolas comuns pelas embalagens plásticas oxi-biodegradáveis – OBP’s ou sacolas biodegradáveis.

Sacolas biodegradáveis - O lançamento de plásticos, de forma deliberada no ambiente é um problema ambiental bastante sério. Com tempo de decomposição de aproximados duzentos anos, este material, cuja composição inclui petróleo é responsável por grande porcentagem do lixo acumulado em lixões, entupimento de bueiros e córregos. O uso das sacolas biodegradáveis, que são embalagens plásticas que apresentam degradação inicial acelerada por luz e calor, com capacidade de ser biodegradada por microorganismos e que seus resíduos finais não são ecos-tóxicos, apresentam-se como uma excelente alternativa de cuidado com o meio ambiente, já que estas levam apenas alguns meses para se decomporem.

Assessoria de Comunicação da Semma
www.semmaparauapebaspa.blogspot.com
Tel: 3346-1456/ 8112-0471

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vale

A batata do presidente da Vale está assando.Parece que o moço não passa de junho no comando da Vale. Veja ai a mais nova especulação sobre quem comandará a maior mineradora do Brasil:

No páreo

Radar on-line

Neste momento do páreo, Fábio Barbosa, diretor-presidente do Santander, lidera a bolsa de apostas para a eventual substituição de Roger Agnelli no comando da Vale, a partir de maio. Barbosa conta com a simpatia de Dilma Rousseff. A ida de Flávio Decat para a presidência da Eletrobras, que será anunciada em fevereiro, é uma decisão de Dilma Rousseff.

Por Lauro Jardim

domingo, 16 de janeiro de 2011

Wladimir Costa faltou 106 vezes às sessões da Câmara

Laycer Tomaz/Câmara

Renata Camargo, Edson Sardinha e Mário Coelho

Campeão de votos no Pará em outubro, o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) fecha o atual mandato com outro título: o de parlamentar que acumulou mais faltas sem justificativas durante toda a legislatura. Radialista e cantor de carimbó, ritmo popular paraense, Wladimir faltou a quase um terço dos 422 dias em que a Câmara realizou sessões destinadas a votação nos últimos quatro anos.

Das 130 faltas do peemedebista, 106 (81% delas) ficaram sem qualquer justificativa. É como se o deputado tivesse deixado de justificar um ano de ausências em plenário. Wlad, como é mais conhecido no Pará, foi reeleito há três meses para o terceiro mandato consecutivo com 236.514 votos, a maior votação obtida pelos 17 deputados da bancada do Pará.

Wlad puxa a lista dos dez deputados que mais deixaram faltas sem justificar na Câmara, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco com base em informações oficiais da Câmara. Assim como o paraense, outros seis da relação dos que menos justificaram também saíram vitoriosos nas urnas para os cargos que disputavam.

Congresso em Foco

A vaga é do partido ou da coligação?

Gaudêncio Torquato (O Estado de S.Paulo)

O imbróglio está no ar: a vaga de um candidato eleito pertence ao partido. Portanto, se ele renunciar ao mandato ou for cassado, por abandono da legenda a que pertence, sua vaga deverá ser preenchida pelo primeiro suplente de seu partido. Se este primeiro suplente for apenas o quinto suplente de uma coligação integrada por, digamos, cinco siglas, continuará ele a ter direito à vaga. Esse entendimento do STF, tomado em dezembro em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo PMDB, está causando alvoroço na frente política em decorrência da alteração nas planilhas partidárias, neste momento em que mais de 40 parlamentares foram convocados para compor o secretariado dos Estados. Apesar de abrigar, à primeira vista, sólida fundamentação, eis que candidato não tem vida política fora de uma sigla e nenhuma candidatura se torna viável sem desfraldar a bandeira partidária, a decisão do Supremo ganha questionamentos bastante consistentes em sentido contrário. Ou seja, os fundamentos em favor da tese de que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente da coligação, e não do partido, são vigorosos e merecem consideração. LEIA MAIS

Só aprende no guincho

160120112187

Condutores de veículos teimam em parar e estacionar  nos pontos de paradas. Só aprende no guincho!

Lixão II O Retorno

150120112185

O blog publicou  aqui sobre o novo lixão  as margens do Rio Parauapebas.  A imagem ai em cima é de ontem (15) nada mudou, tudo continua como antes.  O Rio Parauapebas é quem está pagando pela irresponsabilidade e falta de educação. Resta apelar para o novo secretario de meio ambiente para que tome as medidas necessárias e coíba essa pratica criminosa.

Margareth Menezes

Altas Horas

Margareth Menezes já tem uma longa história na Música Popular Brasileira. Recentemente, ela lançou o seu 12º disco, batizado de Naturalmente – acústico, baseado no repertório do CD Naturalmente.
O novo trabalho da cantora, que tem a participação de Carlinhos Brown, também deu origem a um DVD. Nele, os fãs encontram videoclipes e bastidores das gravações no estúdio Ilha dos Sapos.
Nesse sábado, dia 15 de janeiro, Margareth Menezes foi uma das atrações musicais do Altas Horas. Durante o programa, a cantora falou que compõe, mas que gosta de cantar as músicas de seus amigos.
A baiana também falou sobre o preconceito com os nordestinos e comentou o seu novo CD e DVD. “Eu gosto de pesquisar e de misturar”. Ainda no programa, Margareth cantou as músicas Coco do M, Dandalunda e Saudação ao cabloco
.

Globo.com

sábado, 15 de janeiro de 2011

Novo Diretor

Minhas fontes peemedebistas dão conta que o novo diretor do Detram de Parauapebas será o senhor Alexsander Castro Reis o Margela da Flexa Net

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Caos do transporte público em Parauapebas

No Blog Olhares

Os moradores de Parauapebas que dependem do transporte público enfrentam o descaso das autoridades para o problema de superlotação. O rápido crescimento da cidade força uma mudança, já que trabalhadores, estudantes, idosos, crianças e todos que precisam desse serviço se deparam diariamente com a difícil situação. Mais

O Rio de Janeiro é aqui

Sakamoto fala em seu Blog que o Estado é rápido para abri covas, lento para construí casas.

11013610

Aqui em Parauapebas não é muito diferente do Rio de Janeiro, muitas pessoas moram nos morros e nas encostas. Tudo isso por falta de uma politica habitacional bem dirigida. Milhões de reais entram todos os messes nos cofres do munícipio, principalmente dinheiro do CFEM, que poderia ser direcionada a melhoria de habitação e da qualidade de vida dessas pessoas. 

Se a prefeitura não tomar nenhuma providência, logo, logo estaremos vivenciando cenas iguais as do Rio de Janeiro.  (Tomara que isso nunca aconteça), mais não custa nadinha alertar.

Aliança

Aos poucos o governador Simão vai definindo a sucessão aqui em Parauapebas. PMDB, PDT, PSDB, PR e PSDC estão todos abrigados no governo do estado, se depender dos esforços governistas, esses  partidos marcharão juntos em 2012.

Puty

Quem deu o ar de sua graça por  essas plagas foi o deputado eleito e diplomado Claudio Puty. Nessa sexta o moço participa de um evento do partido em Xinguara e no sábado aqui em Parauapebas.

Secretário de saúde

Até agora o secretário de finanças Hernandes Margalho não conseguiu convencer nosso alcaide a nomear o novo secretário de saúde.

Sem acordo

Antes da eleição do governador Simão, a prefeitura de Parauapebas através da Secretaria de administração SEMAD mantinha diversos servidores cedido ao estado. Foi só Simão tomar posse que o secretário “das telhas” mandou retirar os servidores das repartições estaduais.

Na base de apoio

O PDT estadual está praticamente fechado com o governo estadual. Quem nos conta é Rita Soares em seu Blog.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prorrogadas as inscrições para Câmara de Parauapebas

As inscrições para o concurso da Câmara Municipal de Parauapebas foram prorrogas até o dia 11 de fevereiro. Porém, as inscrições serão somente na modalidade Online, aqui no site da Fadesp, a partir de 13 de janeiro. 
O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário emitido deverá ser efetuado até o dia 11, dentro do horário bancário da cidade em que o candidato está se inscrevendo.

Outra mudança é no horário das provas objetivas, que agora serão aplicadas no dia 20 de março. Sendo, das 8 às 12h (horário local), para os cargos de nível superior e médio. Das 14h30 às 18h30 (horário local), para o cargo de nível fundamental.

O concurso visa preencher 49 vagas em todos os níveis de escolaridade. Um total de 4.500 pessoas se inscreveram - 91 candidatos por vaga.

Os cargos oferecidos foram: auxiliar de serviços gerais (nível fundamental); motorista, auxiliar técnico de informática, artífice de manutenção, operador de som, polícia legislativa e agente parlamentar (nível médio). Para o nível superior as oportunidades eram de: agente técnico legislativo, analista de controle interno, analista de sistemas, procurador, contador, bibliotecário e jornalista.

EDITAL