segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DIRETORA SEDE DE PARAUAPEBAS TENTA CRIMINALIZAR EDUCADOR

*Por Raimundo Moura

A senhora Francisa Ciza, diretora da Escola Sede Eduardo Angelim, no município de Parauapebas, desde quando voltou a assumir o seu posto de articuladora política do PSDB no município, não está dando trégua aos profissionais que não aceitam ver o retrocesso da ditadura nas escolas estaduais, sobretudo, porque vivemos em um Estado democrático, onde a democracia e a impessoalidade no serviço público deve prevalecer acima dos interesses individuais e particulares de qualquer pessoa ou grupo partidário. Isso é um princípio fundamental da Constituição de nosso Estado.
Como se não bastasse essa senhora afastar diretores eleitos democraticamente em algumas escolas estaduais, desrespeitando determinação da própria SEDUC que garantiu através da portaria 04/2009 o direito da comunidade escolar escolher os seus gestores, esta senhora está colocando em seus lugares pessoas que não se enquadram com a Resolução 001/2010 do Conselho Estadual de Educação; prejudicando profissionalmente os gestores eleitos (Carlos Tavares e Geneuci).
Só para lembrar, 'esta senhora aproveitou-se do momento de greve para levantar mentiras contra os servidores na ouvidoria da SEDUC sem que os mesmos ficassem sabendo, simplesmente para abrir um processo administrativo contra os mesmos e colocar em seus lugares uma professora que compôs com ela a chapa que perdeu a eleição na mesma escola no final de 2009. Vale ressaltar que ela tentou fazer isso em maio de 2011, sem ter tido sucesso.
Como se não bastasse tudo isso, agora ela procura me criminalizar com acusações infundadas, que não procedem com a minha história de vida e de luta em defesa da educação pública, democrática e de qualidade social na região de Carajás junto ao SINTEPP.
No último dia 25/11/2011, esta senhora me denunciou no Juizado Especial, acusando-me de calunia-la e difama-la. No processo aberto contra a minha pessoa, ela cobra indenização de R$ 10.900. Pode!!!
Espero que na audiência tudo seja esclarecido, inclusive o assédio moral e a perseguição política que esta senhora vem cometendo em nosso município contra educadores que estão realmente preocupados com a qualidade do ensino médio em Parauapebas que ha um bom tempo vem deixando a desejar por falta de recursos humano, financeiro e material.
É uma pena que pessoas com essa visão assuma a gestão das escolas estaduais em nosso município. Atitudes como essa só retoma um passado que não queremos mais em nossas escolas, marcado por desmandos e repressão contra trabalhadores.
Não me calarei diante de qualquer injustiça, cometida contra qualquer colega de trabalho, em qualquer escola do estado. Como defensor assíduo da democratização da escola pública e especialista em educação ambiental, cidadania e desenvolvimento regional, não me intimidarei com mais este ato atidemocrático e perseguidor desta senhora que quer fazer das escolas do estado "currais eleitorais" para tirar proveito nas eleições de 2012, por isso tenta calar-me através de ameaças no poder judiciário, que aliás virou moda na educação. Quando os educadores se levantam para lutar por seus direitos, recorre-se ao poder judiciário do Estado, numa clara tentativa de criminalizar quem ousa lutar e sonhar com uma educação pública democrática e de qualidade social.
Na certeza de que a justiça será feita, espero contar com o apoio daqueles educadores que ainda preferem manter a coerência e a luta coletiva em defesa da educação pública.
Saudações,
*Raimundo Moura
Educador da rede estadual e municipal de Parauapebas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A direção do SINTEPP (Parauapebas) não é digna de credibilidade, essa direção que tem como coordenadora geral a senhora Luciene, que covardemente, na calada da noite, abriu um processo na ouvidoria da SEDUC contra todos os professores da Escola Estadual Euclydes Figueiredo.
A equipe do Euclydão vai fazer uma campanha de desfiliação em massa desse sindicato, que vem perseguindo seus filiados, essa direção não está cumprindo o seu papel para o qual foi eleita. Como pode essa direção usar os recursos do filiados contra a própria categoria?
Nós vamos até o SINTEPP de Belém, vamos até as últimas consequências e banir essa corja do nosso sindicato.