sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lulu Santos - Toda forma de Amor

Divisão do Pará: O Perigo da Campanha “gratuita” de Duda Mendonça

Relembre:

O marqueteiro Duda Mendonça informa que trabalha de graça na campanha pela autonomia das regiões de Carajás e Tapajós (ambas no Pará). Quando trabalhava a dinheiro para o PT (por dentro e por fora) deu no que deu, imagine-se agora que não cobra.” (Coluna Elio Gaspari – Folha, 24/7/11).

Curiosidade…

Duda  possui terras e criação de gados na região sudeste do Pará, onde ficaria Carajás…daí seu interesse em fazer uma campanha “gratuita”.

Vampirizado daqui

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Homenagem ao dia do Servidor Público

Parabéns aos servidores que com seu trabalho e dedicação ajudam a construir uma cidade, uma região e um estado melhor para todos.

A sociedade agradece o esforço diário e contínuo por cumprir seus deveres, concretizando atenção e prestação de serviço aos cidadãos.

Ações que podem ser de soluções, de carinho, de solidariedade, mesmo os gestos simples fazem diferença na vida de todos, porque há o compromisso de servir.

O dia do servidor público merece todas as honras por ser tratar de uma categoria especial e importante para o município e para o estado.

Neste dia expresso toda a minha admiração e respeito aos que se dedicam ao serviço público.

Milton Zimmer

Deputado Estadual

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Autoridades discutem na Acip políticas de turismo para Parauapebas

Autoridades prestigiaram o evento na Acip e apoiaram a iniciativa

A sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), que tem como presidente o empresário Oriovaldo Mateus, foi palco na noite da última quarta-feira (26) de uma importante reunião entre autoridades, empresários e profissionais de imprensa que debateram sobre políticas de turismo a serem implantadas em Parauapebas

O evento foi realizado pelo Ministério do Turismo do Brasil e Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip).

Auditório da Acip ficou lotado de autoridades e empresários

Com o tema: “Turismo como oportunidade de desenvolvimento para Parauapebas e região", o evento contou com a presença da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, vereadores, secretários de governo e empresários em geral e diversas autoridades.

As oportunidades que o turismo de negócios podem trazer para Parauapebas e região estiveram na pauta do encontro que teve início por volta de 20h00min no auditório da Acip. Na ocasião foram discutidas as oportunidades que a atividade turística pode proporcionar e contribuir para o desenvolvimento municipal.

Antes mesmo das falas das autoridades, a reunião contou com uma belíssima apresentação do grupo de dança Tangará, que mostrou um pouco sobre as danças tradicionais da região como “dança dos vaqueiros do Marajó” e o famoso carimbó. O Grupo é formado por alunos do projeto Pipa, mantido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Bel Mesquita afirmou que Parauapebas tem potencial natural para receber muitos turistas

Logo após o pronunciamento das autoridades que formaram a mesa, dois técnicos do Ministério do Turismo explanaram assuntos importantíssimos para o assunto de turismo que foi debatido no evento. O primeiro a falar foi o Coordenador de Segmentação Turística Wilken Souto e logo após a Coordenadora de Regionalização do Turismo Ana Clévia explicou aos presentes sobre os tipos de turismo para cada região, sendo que na oportunidade foram apresentados os projetos do Ministério do Turismo voltados para o apoio a municípios que desejam estimular o turismo local.

ACIP APÓIA INICIATIVA

Presente na reunião, o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), José Rinaldo Alves de Carvalho, após as apresentações por parte dos técnicos da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, propôs a criação de uma Câmara Setorial dentro da pasta da Acip com o objetivo de debater assuntos relacionados ao turismo em Parauapebas e região de Carajás. “Vamos apresentar essa proposta à diretoria da Acip que é encabeçada por Oriovaldo Mateus e juntos vamos colocar na pauta das reuniões da nossa entidade esse assunto que é muito importante para a nossa região”, relata.

Ascom Acip

Servidores públicos recebem homenagem do Coral Municipal

Quem chegou cedo ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas teve uma bela surpresa. Uma apresentação do Coral dos Servidores Públicos de Parauapebas emocionou a todos e tornou mais agradável a manhã que antecede o feriado em comemoração ao dia do Servidor Público, 28 de outubro.O coral, mantido pela Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos – CTRH e regido por Gean Aguiar, apresentou um repertório com clássicos da música brasileira, como: “Acalanto”, “Ai que saudade d’ocê”, “Jardim da Fantasia”, “Luar do Sertão” e “Mineirança”.

“A música lava a nossa alma”, afirmou o servidor Evandro Costa, agente de crédito do Banco do Povo e participante do coral há cinco anos. Para ele, este é um excelente incentivo aos servidores públicos de Parauapebas, que têm a oportunidade de conhecer o universo da música, interagir com outros colegas e ainda fazer uma “terapia”.Além disso, essa atividade contribui para o bem estar do servidor, que melhora sua qualidade de vida e o desempenho no trabalho. O coordenador da CTRH, Alípio Mário Ribeiro, aproveitou para desejar a todos os servidores prúblicos um bom feriado e parabenizá-los pelo seu dia.

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Departamento de Assessoria de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br

Ricardo Boechat torce para desapareça o que hoje representam os ACMs

Sincero até o extremo, o jornalista Ricardo Boechat, da Band News, detonou ACM Neto e quaisquer outros ACMs que caminhem ou caminharam pelo Brasil. Ao comentar uma entrevista recente concedida pelo Neto em que este dava uma baixa no governo Wagner e dizia sua opinião sobre diversos outros assuntos, o jornalista disse a que veio e não deixou pedra sobre pedra.

Choque de ordem

A Cidade de Parauapebas está precisando urgentemente de um choque de ordem.

Ruas sujas e sem nenhuma sinalização, seja vertical ou horizontal.

Faixas de pedestres já não existe mais, todas apagadas

O transporte público continua abusando da boa vontade dos usuários

Vans superlotadas e sem nenhuma condição de está nas ruas conduzindo vidas.

Fiscalização de transito não existe

Camelôs e ambulantes continuam ocupando as calçadas e estacionamentos e sem um local adequado para comercializar seus produtos.

Pés inchados sem nenhum programa de ressocialização e fazem das calçadas da Feira do Produtor seus abrigos mais seguros.

Feira do Produtor continua um local sujo e insalubre para quem vende e compra.

Não, não espere nenhuma politica publica audaciosa ou um choque de ordem por parte do nosso alcaide.

O moço não é chegado a medidas duras ou coercitivas

E mais chegado ao um embromation  ou enrolacion  (sic)

Mobilidade urbana e planejamento são palavras que não existe nos dicionários do nosso alcaide.

Como o ano eleitoral se avizinha, um choque de ordem ficará certamente para o próximo alcaide

Que Deus nos abençoe

Pronatec

A presidenta sancionou ontem 26, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) pelo qual o governo pretende dar condições para que jovens e trabalhadores cheguem mais capacitados ao mercado de trabalho.
O programa pretende aumentar a produtividade da economia e a renda da população, além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica.
Até 2014, o governo federal vai investir R$ 24 bilhões no programa, destinados à oferta de 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional, sendo 30% dos investimentos aplicados nas regiões Norte e Nordeste.
O Pronatec vai destinar, ainda, 1,1 milhão de vagas em cursos de educação profissional para os beneficiários do programa Brasil sem Miséria. Para isso, serão firmadas parcerias com as prefeituras, responsáveis pela mobilização da população adulta do Bolsa Família que terá acesso aos cursos.
Leia mais sobre o Pronatec.

Programa Câmara Mirim

Câmara Municipal de Parauapebas realiza primeira Sessão Ordinária do Programa Câmara Mirim

image

A manhã desta quarta-feira (26/10) na Câmara Municipal de Parauapebas foi marcada pela realização da primeira Sessão Ordinária do Programa Câmara Mirim, que foi comandada pelos novos parlamentares. Além de professores, diretores e coordenadores das escolas participantes, estiveram presentes os Vereadores Euzébio Rodrigues e Zé Alves, ambos do PT, a Coordenadora do Programa Câmara Mirim, Maria do Livramento, o Secretário Municipal de Educação, Raimundo Neto, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Luís Cláudio e a Presidente do Conselho Tutelar, Maria da Conceição Marques.

image

image

image

Na Ordem do Dia foram apresentados em discussão única os seguintes Projetos de Lei Mirins:

Projeto de Lei Mirim Nº 001/2011 de autoria conjunta dos Vereadores Mirins Leonardo Mundoco (Partido da Educação) e Eliú Monteiro (Partido da Educação), que dispõe sobre a padronização do uniforme escolar na Rede Pública do município de Parauapebas;

Projeto de Lei Mirim Nº 002/2011 de autoria conjunta dos Vereadores Mirins Lucas Rodrigues (Partido do Meio Ambiente) e Jady Rebeca (Partido da Educação), que dispõe sobre aspectos da política municipal de educação, em especial quanto à arborização das escolas da Rede Pública municipal;

Projeto de Lei Mirim Nº 003/2011 de autoria conjunta da Vereadora Mirim Wanessa Katyele (Partido da Educação), juntamente com sua suplente Jacques Janynne, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas salas de aula da Rede Pública municipal.

Projeto de Lei Mirim Nº 004/2011 de autoria do Vereador Mirim João Vitor (Partido dos Direitos Humanos), que dispõe sobre o combate ao bullying nas escolas de Parauapebas;

Todos os Projetos de Lei Mirins serão encaminhados ao Poder Legislativo, para apreciação, nos termos do regimento do Programa Câmara Mirim.

Nas discussões finais, Raimundo Neto, Secretário Municipal de Educação parabenizou todos os novos Parlamentares e os demais envolvidos no projeto. “Quero dizer que hoje foi um dia espetacular, que para a Secretaria de Educação é um motivo de orgulho ter vocês como nossos alunos, porque hoje vocês demonstraram a qualidade da nossa educação, quero parabenizar a Livramento, que coordenou esse Projeto e o Presidente desta Casa, o Vereador Euzébio Rodrigues. Vocês estão de parabéns,” enfatizou Raimundo Neto.

O Vereador Euzébio, que também é propositor do Programa disse se sentir muito feliz com a realização da primeira Sessão Mirim e agradeceu a todos os que se envolveram no Projeto. “O nível de apresentação e a participação dessas crianças me surpreenderam, eu agradeço a todos aqueles que colaboraram conosco, principalmente a Secretaria de Educação que foi extremamente importante nesse processo, juntamente com os seus diretores, professores, coordenadores e as demais autoridades. Agradeço também a todos os vereadores que constituem o Poder Legislativo, que apoiaram integralmente esse Projeto. Estou muito satisfeito, muito feliz com essa apresentação de hoje que criou grandes possibilidades para o futuro”, concluiu Euzébio.

Todas as proposições apresentadas foram aprovadas pelos Vereadores Mirins e serão encaminhadas ao Poder Legislativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gafe. Globo não esquece Lula

Durante o telejornal Bom Dia Brasil nesta quarta-feira (26/10/2011), a apresentadora Renata Vasconcelos chamou a presidente Dilma Rousseff de "presidente Lula". Ela e Chico Pinheiro comentavam a decisão do Senado de facilitar o acesso a documentos públicos nos três Poderes da República. aqui

Vale apresenta resultados financeiros do 3T11

A Vale convida para a conference call com a imprensa nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 14h20 (horário de Brasília). Na ocasião, serão apresentados os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2011.

Para acessar a call pelo computador clique aqui e siga as instruções na tela.
Para acessá-la por telefone ligue para um dos números abaixo:
- Para ligações do Brasil:
(11) 4688-6361
- Para ligações dos EUA: +1 (888) 700-0802
- Para ligações de outros países: +1 (786) 924-6977
Código de acesso: VALE IMPRENSA
O replay da conference call estará disponível na Sala de Imprensa Online neste endereço a partir de 28 de outubro.

O replay também estará disponível pelo telefone a partir de duas horas após o seu término até o dia 2 de novembro de 2011. Para acessá-lo, ligue para (11) 4688-6312, código de acesso 2194739.


Serviço:
O quê: Conference call com a imprensa para resultados do 3T11
Quando: Quinta-feira, 27 de outubro
Horário: 14h20 (de Brasília)

Programa Formação Profissional da Vale oferece quase 2 mil vagas para Norte e Nordeste

Pará, 26 de outubro de 2011 - Estão abertas até o dia 3 de dezembro as inscrições para o Programa Formação Profissional (PFP) da Vale, que está oferecendo 1.936 vagas para jovens do Norte e do Nordeste. Os selecionados passarão por treinamento teórico a partir de março de 2012 e em seguida desenvolverão atividades técnicas e operacionais nas áreas de Ferrovia e Porto.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades. Com o programa, a Vale pretende formar jovens para suprir a demanda por profissionais qualificados nas áreas de atuação da empresa e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento local nas regiões por meio do acesso à educação, emprego e renda.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e/ou ensino técnico nas áreas de edificação, elétrica, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, estradas, mecânica, mineração e portuário, entre outras. A lista completa de cursos e os documentários necessários para inscrição estão no site www.vale.com/oportunidades.

Durante as etapas de seleção, os candidatos passarão por análise curricular, prova online, dinâmica de grupo, entrevista técnica, avaliação psicológica e exames médicos.

Fases de formação

A formação é dividida em duas fases e dura aproximadamente 15 meses. A fase teórica terá duração de quatro a seis meses e será realizada em instituições de ensino parceiras da Vale localizadas em Marabá e Parauapebas, no Pará; São Luís, Santa Inês e Açailândia, no Maranhão; Campina Grande, na Paraíba; e Natal, no Rio Grande do Norte.
A fase prática, com duração de seis a 12 meses, será realizada nas áreas operacionais da empresa no Terminal Portuário Ponta da Madeira, em São Luís (MA), e nos municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão e no Pará. Nesta etapa, os selecionados têm a oportunidade de exercitar as atividades aprendidas com a orientação de profissionais experientes.

Na primeira fase, os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 600 (para nível médio) e R$ 900 (para nível técnico), além de ajuda de custo para quem estudar em cidade diferente de onde mora. Na fase prática, além do salário, os participantes terão direito a vale-alimentação, vale-refeição ou refeição no local de trabalho e plano de saúde, entre outros benefícios.
Programa Formação Profissional

Criado em 2003, o programa já atendeu a mais de 8.200 pessoas em todo o Brasil. De 2008 a 2010 formaram-se 1.065 profissionais, dos quais 670 foram efetivados (63%). Até julho de 2011 já se formaram 571, dos quais 394 foram efetivados (69%).

Assessoria de Imprensa – Vale

Luz, Câmara…Ação

Fronteira Carajás aborda o crescimento rápido e desordenado das regiões atingidas por grandes projetos de mineração, no caso o Projeto Grande Carajás na região sudeste do Pará e Pré-Amazônia Maranhense.

Hoje às 19:30h

Câmara Municipal de Parauapebas

www.labirintocinemaclube.com.br

Mal comparando

Tutty Vasques

As autoridades de Saúde no Brasil deviam adotar uma espécie de Enem para selecionar candidatos à vaga em UTI dos hospitais da rede pública.

Hoje em dia, é mais fácil pobre entrar numa faculdade de Medicina do que conseguir vaga pra mãe numa Unidade de Tratamento Intensivo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

COMUNICADO CMP

Excepcionalmente, hoje, 25/10/2011, não haverá Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas. A mesma não ocorrerá em razão da viagem de comitiva de parlamentares a Brasília para reunião no MEC sobre a implantação do campus da UNIFESSPA em Parauapebas.

A data da nova sessão será na próxima quinta-feira, 27/10, às 16h.

EM TEMPO: Amanhã, 26/10, às 9h acontecerá a 1ª Sessão Ordinária do Programa Câmara Mirim, no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, comandada pelos próprios parlamentares mirins.

Participe!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

CONVITE: Programa Câmara Mirim realiza sua 1º Sessão Ordinária.

CONVITE CÂMARA MIRIM

Mais um assassinado no Pará

Denunciamos o assassinato covarde de mais um defensor da natureza na Amazônia.

Sábado foi assassinado o líder comunitário João Chupel Primo em Miritituba, município de Itaituba, PA. Conheci o João foi em sua comunidade que realizei as primeiras crismas como bispo de Itaituba.

Eu o tinha encarregado de fundar uma nova comunidade. Justamente no dia da crisma em junho deste ano, ele deixou de ser o coordenador da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré de Miritituba para poder se dedicar à fundação da nova comunidade.

Ele vinha fazendo denúncias sobre grilos de terras e extração ilegal de madeira (veja a nota). Por isso foi assassinado brutalmente com um tiro na testa sábado passado.

Quando os defensores da natureza e da legalidade vão deixar de serem mortos? Quando o Governo Federal colocará pra valer a Polícia Federal para agir no Pará?

Fraternalmente

Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.

Bispo da Prelazia de Itaituba, Pará – Brasil

--------------------------------

Coordenador da Comunidade de Miritituba/ Itaituba - PA é assassinado

Sábado, dia 22 por volta das 14 horas, foi assassinado com um tiro na cabeça João Chupel Primo, com 55 anos. Ele trabalhava numa oficina mecânica onde o crime ocorreu, ao lado de seu escritório.

João denunciava a grilagem de terras e extração ilegal de madeira, feitas por um consorcio criminoso. Ele tem vários Boletins de ocorrências de ameaças de morte na Policia local. E fez várias denuncias ao ICMBIO e a Policia Federal, que iniciaram uma operação na região.

A madeira é retirada da Flona Trairão, e da Reserva do Riozinho do Anfrizio. Onde as portas de entrada para essa região, que faz parte do mosaico da Terra do Meio, se dá pela BR 163 Vicinal do Brabo cortada até o Areia; entrando pelo Areia (Trairão) cortada até Uruará. Pela BR 230: vicinal do Km 80. Vicinal do km 95. Vicinal do 115. A operação do ICMBIO, que recebeu apoio da Policia Federal, Guarda Nacional e Exercito não teve muito êxito, pois toda noite ainda saem 15 a 20 caminhões de madeira.

Dizem que não foi dado continuidade na operação por medida de segurança. Um soldado do Exército trocou tiro com pessoas que cuidavam da picada quilômetros adentro da mata e ficou perdido 5 dias no mato. O Exercito retirou o apoio. A Policia Militar também não quis dar apoio.

A responsabilidade de mais uma vida ceifada na Amazônia, recai sobre o atual governo, o IBAMA/ICMBIO, Policia Federal, que não deram continuidade a operação iniciada para coibir essa prática de morte, tanto da vida da Floresta como de pessoas humanas.

Desde 2005 até os dias atuais, já foram assassinadas mais de 20 pessoas nessa região.

Quantas vidas humanas e lideranças ainda tombarão???

Itaituba, 24 de Outubro de 2011.

CPT – BR163

Prelazia de Itaituba

Semma fixa placas sobre cuidados com o meio ambiente

DSC03065

Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou a fixação de 27 placas educativas distribuídas em vários pontos da cidade com frases sobre os cuidados básicos com o meio ambiente.

As placas serão fixadas nas entradas da cidade (PA-275), nas saídas para outros municípios (Canaã dos Carajás e Marabá), próximo aos novos loteamentos, Palmares I e II, Áreas de Preservação Permanentes (APP’s), Rua Rio de Janeiro, Estrada Faruk Salmen, entrada do bairro Liberdade.

Abaixo as frases utilizadas na sinalização:

- Vamos manter nossa cidade limpa. Não jogue lixo em vias públicas.

- Preserve o meio Ambiente. Não jogue lixo na beira das estradas.

- Não provoque problemas respiratórios.

- Não contamine o ar.

- Não faça Queimadas.

- Seja consciente, não faça Queimadas.

- Queimar lixo causa problemas respiratórios e agride o meio ambiente.

- A água é um recurso limitado. Não desperdice!

- É dever de todos proteger o Meio Ambiente.

Texto: Sara Nascimento

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ilustre desconhecido

Nosso alcaide precisa passar mais vezes pela Capital Federal. Parte da elite politica de Brasília não conhece nosso alcaide.

Isso é muito ruim para todos nós.

Principalmente pelos projetos de interesse da munícipio que por lá tramitam

Exemplo: Unifesspa, royalties do minério, isenção do ICMS, Código Florestal, Pac e outros

Deputados das principais comissões da Câmara dos deputados nunca ouviram falar no nome do moço.

Poucos sabem que o prefeito é do mesmo partido da presidenta.

E olha que nosso alcaide é chegado numa viagem.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Petição Pública Logotipo

 

Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre crimes de transito que

envolvem a embriaguez ao volante. Veja a Petição Pública no sitio Não Foi Acidente. Participe e assine clicando na imagem

----------------------------

A Constituição Federal consagrou como instrumento de exercício da soberania popular (artigo 14, inciso III, da CF) a iniciativa popular de lei, que poderá ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de
Projeto de Lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles, conforme preceitua o § 2º, do artigo 61, da Constituição Federal.

sábado, 22 de outubro de 2011

Coluna Linha Cruzada

IMG00924-20111010-1103

Ha tempos que o blog vem denunciando a precariedade do transporte coletivo em Parauapebas. Vans superlotadas, operadores do transporte sem educação e  veículos sucateados.

No Blog do Waldir na coluna Linha Cruzada um pouco desse problema que afeta principalmente a população mais pobre, que utiliza esse meio de transporte para se locomover ao seu local de trabalho.

(Ontem mesmo nos horários de pico, os terminais de paradas para o Complexo de Bairros Altamira estavam todos lotados de passageiros a espera de uma van). Aqui

Fogo

IMG00940-20111022-1151

Poste da Rede  Celpa pegando fogo na Rua Marcos Freire Chácara das Estrelas

Trainee da VALE: bolsistas estão sem receber há 2 meses

O programa de Trainee da VALE, ao que sabemos, é uma ação que a empresa leva muito a sério, porém, em Parauapebas, os bolsistas estão há pelo menos 2 meses sem receber seus pagamentos.
Muitos dos participantes dependem da bolsa de R$ 400 para honrar suas despesas. Os valor devido é muito pouco para a VALE, mas indispensável aos "treineiros", tem pessoas casadas e com família que precisam do dinheiro, urgente. Leia mais

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pelé entra no jogo

Pelé entra no jogo para substituir Orlando Silva

Poder Online

Quem esteve no almoço em homenagem ao vice-presidente Michel Temer, agora há pouco, na Academia Brasileira de Letras, no Rio, saiu com a certeza de que um dos nomes mais cotados para substituir Orlando Silva no Ministério do Esporte é ninguém menos do que Pelé.

Ministro do Esporte do governo FHC, Pelé é, como se sabe, o arqui-inimigo de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Em julho, Dilma Rousseff anunciou o maior jogador do país como embaixador da Copa

Carta Aberta aos Pedagogos da Rede Estadual de Ensino

*Por Raimundo Moura

CARTA ABERTA AOS ESPECIALISAS EM EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

O NOVO PCCR FOI IMPLEMENTADO, AGORA PRECISAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS!

No mês passado deixamos de ser Técnicos em Educação e voltamos a condição de Especialistas em Educação, integrantes do Quadro Permanente dos Profissionais da Educação Básica da Rede Estadual Pública do Ensino, de acordo com o artigo 2º, inciso II da Lei Nº 86/10, de 15 de junho de 2010, a qual dispõe sobre o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará.

Um dos objetivos fundamentais desse Novo Plano que ficou congelado um ano pelo governo Jatene do PSDB, é o aperfeiçoamento profissional e contínuo, a valorização dos profissionais da educação básica, a percepção de remuneração digna, a melhoria do desempenho profissional e da qualidade do ensino prestado à população do Estado do Pará, baseado em princípios democráticos e participativos (Art. 3º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X). Agora é hora de fazermos valer!

No que se refere aos conceitos fundamentais tratados no NOVO PCCR, no Art. 4º da Seção III, inciso V, “Magistério Público é o conjunto de cargos ocupados por Profissionais da Educação, que exercem atividades de docência e de suporte pedagógico, incluídas as de administração escolar, planejamento, supervisão e orientação educacional, bem como assessoramento técnico e avaliação de ensino e pesquisa”. Portanto, o efetivo exercício do magistério não se limita a sala de aula de acordo com o novo PCCR.

Acreditamos que este Novo Plano busca a valorização do Pedagogo Escolar, visto que há anos o Estado vem ignorando a importância deste profissional para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais. Obtivemos ao longo do tempo uma perda salarial enorme se comparada com o salário dos profissionais licenciados para atuarem em sala de aula. Por isso, a equiparação do salário dos Especialistas (Pedagogos) com o salário dos professores que está previsto no Art. 27 do Plano é uma questão de justiça: “a remuneração do Cargo de Especialista em Educação será equivalente a atribuída ao Cargo de Professor, para a jornada de 30 (trinta) ou 40 (quarenta) horas semanais”. Sendo assim, o nosso Cargo, legalmente, passa a ter a mesma natureza funcional do cargo do professor, unificando assim os mesmos direitos trabalhistas, inclusive a Hora-Atividade e a Gratificação do Magistério, devem ser garantidas no contracheque do Especialista, visto que é quem tem a responsabilidade de planejar e oferecer formação continuada aos professores (inciso XIII, do artigo 4º da seção III).

No entanto há uma incoerência na Lei no Art. 32 da seção II do Plano que trata das vantagens: “a gratificação do magistério será devida ao servidor ocupante do cargo de Professor, que se encontra em regência de classe, e corresponderá a 10% (dez por cento) do vencimento”. Isso é contraditório, pois na seção III da Lei, no Art. 4º e inciso V, somos considerados profissionais do magistério público! Além domais não recebemos gratificação pela função de Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, a exemplo da direção e vice direção que recebem gratificação pela função.

No Novo Plano a carga horária do Especialista deixa de ser congelada. Antes nossa carga horária era congelada em 150 horas, agora os pedagogos passam a ter direito de ampliar a sua carga horária na escola para 40 horas semanais, de acordo com a disponibilidade de carga horária da escola, como também de tempo disponível desse profissional. Fiquem atentos na nova lotação para que não haja privilégios para alguns em detrimento de apadrinhamentos políticos.

As progressões, tanto vertical como horizontal foram mantidas com uma observação. Serão cumpridas após aprovação em estágio probatório de 03 (três) anos. No que se refere à progressão funcional vertical, mudança de uma classe para outra, ou seja, graduação para especialização deve obedecer a essa mesma orientação. No plano antigo não precisava, bastava apresentar o novo título.

Diante dessa exposição, chamo a atenção dos Pedagogos para os seguintes questionamentos que devemos fazer ao governo do Estado e ao nosso Sindicato, o SINTEPP.

1. Se pertencemos ao mesmo grupo do magistério no plano, porque não recebemos as nossas férias da mesma forma que recebem os professores? Ou seja, no mês de julho 30 dias e em Janeiro os 15 dias? Por que temos que solicitar as férias à parte, através de requerimento?

2. De acordo com a Legislação Vigente, a LDB 9.394/96, a Resolução do CEE Nº 001/2010 e a própria Diretriz Curricular Nacional para o Curso de Pedagogia: o profissional habilitado a atuar na organização e gestão de sistemas de ensino, unidades e projetos educacionais, e na coordenação e orientação educacional é o profissional da pedagogia. Isso está claro em todas as prerrogativas legais, no entanto, o Estado continua tirando os professores da sala de aula, os quais já estão em falta, para nomeá-los diretores e vice diretores de escolas. Por que não respeitar o que determina a Lei? Quantos pedagogos estão na sala de aula, ocupando as áreas de conhecimentos dos professores licenciados?

3. E a gestão democrática que está garantida nos objetivos e princípios do plano, porque não está sendo respeitada pelo atual governador Simão Jatene do PSDB? As escolas não são autônomas? Nós ficaremos assistindo isso acontecer? É hora dos pedagogos agirem e questionarem o que está errado nas escolas, caso contrário estarão sendo passivos e coniventes com a politicagem no interior das escolas.

São muitas as inquietações com a nossa profissão, sobretudo devido o desrespeito que sofremos nas escolas por parte de alguns colegas que não aceitam a nossa contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Esse tema é de grande relevância que deve ser colocado na pauta de discussão do SINTEPP, até porque não podemos reduzir a profissão do pedagogo apenas à docência das series iniciais do ensino fundamental. O SINTEPP precisa conduzir este debate.

Queremos somar a luta em defesa de uma educação pública com qualidade e responsabilidade social, por isso propomos no XX Congresso Estadual do SINTEPP a criação de mais uma Secretaria na estrutura do nosso Sindicato. Criação da Secretaria de Assuntos Pedagógicos e do Profissional de Pedagogia, contemplando desta forma essa parte da categoria dos profissionais da educação na estrutura política do SINTEPP e unificando de uma vez por toda a categoria no que se refere aos interesses educacionais comum a todos.

VAMOS À LUTA! QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!

*RAIMUNDO MOURA – PEDAGOGO, FILIADO AO SINTEPP E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS/PARÁ

Começa convocação dos classificados do Concurso Público da Câmara Municipal de Parauapebas

De acordo com a Portaria Nº 382/2011 de 14/10/2011 o Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Vereador Euzébio Rodrigues (PT), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Interno daquela Casa, convoca os seguintes classificados no Concurso Público 01/2010 para se apresentarem no período de 31/10 a 04/11, conforme telegrama enviado pela Câmara Municipal de Parauapebas. Os demais classificados serão chamados em momento oportuno.

Confira lista dos classificados convocados abaixo:

Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais

  1. Antônio Arian Santos Carvalho
  2. Adonis Vieira da Silva

Cargo: Motorista

  1. Marcelo Eder Ribeiro
  2. Cleyson Dyego Cardoso da Silva

Cargo: Operador de Som

  1. Eliesio Costa da Silva

Cargo: Artífice de Manutenção

  1. Genival Soares Leal

Cargo: Auxiliar Técnico de Informática

  1. Christian Calisto Renosto Rech

Cargo: Polícia Legislativa

  1. Arlilton Lima Sousa
  2. Neronilton Ribeiro de Sousa
  3. Jonas do Nascimento Monteiro
  4. Anilton Sampaio Reis

Cargo: Agente Parlamentar

  1. Ana Cláudia da Costa Guedes
  2. Cintia Verena Reis da Costa
  3. Edivan Ribeiro Sousa
  4. Oziane de Jesus de Lima Mota
  5. Fábio Silva Souza – 1º PcD
  6. Helliton Jhon Chuz Costa
  7. Theyson de Souza dos Santos
  8. Adão Vieira da Silva
  9. Leandro Costa Medeiros
  10. Fernando Henrryk Leal Sousa
  11. Anderson Silva das Neves

Cargo: Agente Técnico Legislativo

  1. Bonfim Queiroz Lima Pereira
  2. Jardison James Gomes da Silva e Silva
  3. Daniel Pereira Lima
  4. Rosiere Morais Medeiros

Cargo: Bibliotecário

  1. Cristiane Pereira Carvalho

Cargo: Contador

  1. Leandro Alberto Alves de Lima

Cargo: Analista de Controle Interno

  1. Natanael Martins Neves

Cargo: Jornalista

  1. Naqueline Luz Diogo

Cargo: Procurador

  1. Nilton Cesar Gomes Batista

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

Sessão Legislativa

Ns Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Parauapebas que acontece todas as terças-feiras foi realizada, excepcionalmente, nesta quarta-feira, 19/10, em razão da falta de energia elétrica que ocorreu na ultima terça, 18, no Bairro Cidade Nova.

O Vereador Odilon Rocha (PMDB) apresentou Requerimento Nº 107/2011 de própria autoria, onde requer ao Poder Executivo a iniciativa de Projeto de Lei, dispondo sobre a criação do Conselho Municipal do Idoso. Segundo Odilon, a presente proposição justifica-se porque a criação do Conselho Municipal do Idoso está diretamente ligada à população da terceira idade de Parauapebas, que vem crescendo consideravelmente. “O conselho terá a finalidade de propor políticas de proteção e assistência a serem destinadas aos idosos, nos campos de governo, habitação, saúde, transporte, assistência social, segurança e cultura, orientando a todos os idosos dos seus direitos e atuando principalmente na área da preservação e afirmação de suas próprias identidades”, explicou Odilon.

Minha Casa Minha Vida. Critérios

DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA

A seleção para o Programa Minha Casa Minha Vida é feita conforme parâmetros abaixo colacionados:

Existem 05 (cinco) critérios de seleção, sendo:

  • 02 (dois) critérios nacionais;
  • 03 (três) critérios locais.

Os critérios nacionais são:

  • Famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres;
  • Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar.

Os critérios locais são:

  • Residir no município há pelo menos 03 (três) anos;
  • Famílias constituídas com filhos em idade inferior a 18 (dezoito) anos sob sua guarda e tutela, priorizando as com maior número de filhos;
  • Avós com guarda e tutela de netos com idade inferior a 18 (dezoito) anos, priorizando aqueles com maior número de netos.

Feita a seleção, teremos um grande grupo de pessoas aptas à serem beneficiárias do programa, em número excedente às casas oferecidas.

Assim sendo, deveremos analisar cadastro por cadastro, e selecionar aquelas famílias que mais necessitem do apoio público, obedecendo ao seguinte regramento:

  • Conforme preceitua o Estatuto do Idoso, o Poder Público, diante de programas habitacionais deve destinar, no mínimo, 3% (três por cento) das unidades habitacionais aos idosos;
  • Conforme reza a portaria ministerial nº 140/2010 do Programa Minha Casa Minha Vida, os portadores de deficiência, também terão prioridade nos referidos programas habitacionais, devendo ser obedecido legislação estadual ou municipal. Nesse ínterim, inexistindo lei municipal em Parauapebas, e pela inteligência do critério de hierarquia das normas, consoante determina a Constituição Federal, fica o município obrigado a seguir a lei estadual em vigor, cuja qual obriga a destinação de, no mínimo 5% (cinco por cento) das vagas aos portadores de deficiência.
  • Do restante das vagas, 75% (setenta e cinco por cento) serão preenchidas pelos candidatos que tenham reunido de quatro à cinco critérios;
  • E os 25% (vinte e cinco por cento) restante serão destinados aos candidatos com até 3 critérios.

A rigor, é bom asseverar, que havendo excesso de candidatos em cada um dos grupos retro mencionados, o Poder Público estará obrigado a realizar sorteio em cada categoria, à fim de preservar maior lisura possível, tendo em vista que se todos aqueles de um mesmo grupo preenchem às mesmas categorias, a escolha deve ser a mais objetiva possível, evitando preterições indevidas, e respeitando os principais princípios norteadores da Administração Pública.

Atenção: Será formada lista reserva, com percentual de 20% (vinte por cento) a mais que a quantidade de unidades habitacionais oferecidas, com os candidatos remanescentes, obedecendo aos mesmos critérios já expostos, como forma de prevenir eventuais déficits.

Interessante ainda mencionar que, os idosos, bem como os portadores de deficiência que não figurarem como contemplados nos grupos prioritários acima descritos, mesmo após o sorteio, concorreram em igualdade de condições na lista geral, isto é, as que contam com até três critérios, ou as de quatro e cinco critérios.

Ante o exposto, analisemos o quadro mnemônico:

clip_image001

OBS: Retiradas as vagas prioritárias ao preenchimento de unidades habitacionais, restarão 920 unidades que serão subdivididas conforme ilustrado abaixo:

clip_image002

 

SELEÇÃO DA LISTA RESERVA

clip_image004

OBS: Retiradas as vagas prioritárias ao preenchimento de unidades habitacionais, restarão 184 unidades que serão subdivididas conforme ilustrado abaixo:

clip_image005

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE: DESAFIO PARA A COPA 2014

Autor: Ivy Farias do AMAI-VOS NEWS


Além da construção e reforma de arenas esportivas, o Brasil tem um grande desafio a enfrentar para sediar a Copa de 2014: oferecer transporte público de qualidade para os visitantes. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (ambas escolhidas para serem cidades-sede), o desafio é ainda maior e demanda um conjunto de soluções de transporte urbano.
Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs, compostos de várias tecnologias e agindo de forma integrada, de acordo com o diretor-superintetendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho.
Ele ressalta ainda que para atender todas as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no quesito transporte, os municípios deverão fazer uma parceria com o governo federal para garantir os investimentos. "As autoridades devem agir logo e definir o quanto antes os projetos e investimentos para conseguir realizá-los a tempo", afirmou. "Este tema deve ser tratado com muita atenção pelos governantes", disse.
Bicalho disse que há, em Curitiba, um sistema da década de 1970, que pode ser muito eficiente nas cidades-sede menores: o BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), uma espécie de trem articulado cujas tarifas são cobradas em estações e não dentro dos veículos, como nos ônibus convencionais. Segundo ele, o BRT tem uma velocidade de transporte mais rápida, além de mais regularidade no atendimento.
"O BRT tem um baixo custo de implantação se comparado ao metrô, por exemplo. Enquanto um quilômetro de metrô custa aproximadamente US$ 100 milhões, o BRT custa US$ 10 milhões", afirmou. O tempo de implantação do BRT também é inferior ao do metrô – o primeiro leva entre 24 e 36 meses para ser implantando, já o tempo do metrô é indefinido. "O de Belo Horizonte está em obra há 27 anos", ressaltou.
Conforme Bicalho, o transporte via BRT é um modelo brasileiro que já foi exportado para países como Colômbia e Chile. "A África do Sul também comprou para a Copa do Mundo do ano que vem", disse.

 

Movimento Pró-Carajás

Representantes do Movimento Pró-Carajás visitam a Câmara Municipal em busca de apoio para a campanha do 77

DSC_1192

O prefeito de Pau D’arco, Luciano Guedes e o Presidente do SIPRODUZ – Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas - Marcelo Catalão, estiveram no Plenário da Câmara Municipal na última quarta-feira (19/10), onde logo após a sessão ordinária se reuniram com os vereadores de Parauapebas para falarem sobre a campanha do SIM 77, encabeçada pelo movimento Pró-Carajás.

Durante o encontro, Luciano Guedes reforçou a importância da campanha para os próximos 50 dias que antecedem o plebiscito de 11 de dezembro, onde os paraenses deverão ir às urnas decidirem se são favoráveis ou contra a nova reordenação do estado do Pará com a criação dos estados de Carajás e Tapajós. “Nós só vamos ganhar se nos unirmos: prefeitos, vereadores, movimentos sociais, sociedade civil organizada e toda a comunidade da região em prol dessa causa. É uma luta de todos nós e precisamos de apoio para isso, sobretudo, apoio financeiro,” ressaltou Luciano Guedes.

“Chegou a hora de formarmos multiplicadores de opinião. Cada um tem que fazer a sua parte nesse processo. Por isso, sugerimos que a Câmara de Parauapebas crie seu próprio fundo e plano de campanha com uma agenda produtiva para a execução da campanha,” sugeriu Marcelo Catalão.

Todos os vereadores abraçaram a ideia e se colocaram à disposição do Movimento Pró-Carajás. O Presidente da Casa, vereador Euzébio Rodrigues (PT), ressaltou que os Edis devem se reunir ainda essa semana para com o objetivo de produzir um plano de ação para ser executado nos próximos dias. “Apoiamos o movimento e somos multiplicadores dessa ideia, e essa Casa está à disposição” finalizou o presidente.

Em tempo: Também esteve presente no encontro o Secretário Municipal de Cultura, Cláudio Feitosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMP

Na briga

O deputado estadual Milton Zimmer entrou na briga pela candidatura majoritária do PT em 2012. Segundo informações vindas das hostes petista o deputado Milton conta com apoio da Bancada de deputados estaduais e federais do partido.

Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária de Parauapebas está intensificando a fiscalização em bares e restaurantes da cidade.

Aqueles que não estiveram em condições sanitárias adequadas estão sendo notificados e fechados.

Finalmente uma medida correta por parte da Vigilância Sanitária.

Oswaldo Montenegro

Musica nova “Eu quero ser feliz agora”

Unifesspa Parauapebas

UNIFESSPA: Parauapebas em luta pelo campus

DSC06922

Claudio Puty e Fátima Bezerra.

DSC06841 (1)

Com o deputado Silvio Costa;

DSC06845 (1)

Com o deputado Claudio Puty;

DSC06858

Com os deputados Wandenkolk Gonçalves e Sebastiao Rocha

Uma comitiva de representantes do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA, composta pelo professor Leônidas Mendes Filho (SEPLAN), Gutemberg Bezerra Silva (estudante de Agronomia/UFRA), Rebeca Valquíria (estudante de Geografia/UFPA) e Geilson Costa Sousa (estudante secundarista – Grêmio do Marluce Massariol), estiveram peregrinando no Congresso Nacional em Brasília, nestas terça (18) e quarta (19) feiras, em busca de apoio para o projeto de implantação do campus da UNIFESSPA em Parauapebas.

A peregrinação foi parte da luta da população de Parauapebas para a correção de uma injustiça, vez que, depois de participar de todas as etapas de elaboração do “projeto de criação e implantação da UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)”, a cidade se viu preterida quando do anúncio do Projeto Lei (PL 2206/2011) que criou esta nova instituição de ensino superior no estado do Pará, em agosto último.

Para reverter tal situação, de imediato, toda a população parauapebense se mobilizou, sob liderança do movimento estudantil, que organizou passeatas, ocupou a Câmara Municipal, parou as ruas de nossa cidade, em busca de apoio social e político, para que o Ministério da Educação revisse sua decisão, conseguindo, inclusive, a realização de audiência pública, requerida pela vereadora Francis Resende (PMDB), e que contou com as presenças dos deputados federais Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), que assumiram com os estudantes de Parauapebas o compromisso de apresentarem uma emenda aditiva ao projeto da Presidência da República.

A mobilização, desde então, não refluiu; ao contrário, intensificou-se! Nesta semana, mais um passo foi dado em busca do seu objetivo: graças ao empenho conjunto dos deputados Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), e a toda a mobilização estudantil, uma proposta de emenda aditiva ao projeto do Poder Executivo, que contou com o apoio e a adesão de quase toda a bancada paraense, foi apresentada, determinando a implantação de um campus da UNIFESSPA em Parauapebas.

Então, contando com apoio político e material dos citados congressistas, a comitiva do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas foi convidada a vir a Brasília para se reunir com a presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o presidente da Comissão de Trabalho e Serviço Público, deputado Silvio Costa (PTB-PE), por onde se inicia a tramitação do projeto lei que cria a UNIFESSPA, com o relator do mesmo, deputado Sebastião Rocha (PDT-AP) e com toda a bancada federal paraense, a fim de sensibilizá-la e conseguir apoio para o dito pleito.

A peregrinação de nossa comitiva se iniciou ainda na terça feira (18), quando, depois de 20 horas de viagem de automóvel de Parauapebas a Brasília, esteve presente na reunião da bancada federal paraense firmando os primeiros contatos com deputados e senadores. Ainda na noite de terça, devido à intervenção do professor Petit Peri (UFPA/Belém) e de Jonatas Moreth (UNE-DF), nossa comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete da senadora Ana Rita (PT-ES), da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senhor Rubens Alves, que, em nome da senadora, firmou apoio a reivindicação de Parauapebas.

Rubens Alves também intermediou uma audiência com o gabinete do deputado Waldenor Pereira (PT-BA), coordenador da bancada de Educação do PT na Câmara dos Deputados, onde a comitiva de Parauapebas foi recebida, já quarta (19), à tarde, pela senhora Lia Sant’ana, que requereu cópia do projeto de criação da UNIFESSPA e protocolou apoio a implantação do campus em nossa cidade, declarando o empenho pessoal do deputado, junto à bancada petista, para tramitação e aprovação da emenda dos deputados Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB).

Além destas atividades, ainda durante a manhã da quarta, o deputado Cláudio Puty acompanhou nossa comitiva à reunião com o deputado Silvio Costa, que deixou claro sua intenção de atender ao pleito do deputado paraense quanto à tramitação do projeto na Comissão de Trabalho, onde, garantiu, a emenda aditiva encontrará acolhida e afirmou que “certamente a cidade de Parauapebas, que tem pessoas capazes de viajarem 20 horas, para uma simples reunião, terá seu campus universitário”.

Depois da reunião na Comissão de Trabalho, a comitiva, desta feita, sob condução do deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB), foi reunir-se com o deputado Sebastião Rocha, relator do PL 2206/2011 (que cria a UNIFESSPA), que, ao receber nossos representantes, deixou claro sua intenção de atender ao nosso pleito, mas, nos sugeriu uma conversa com o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), que também apresentou emenda para implantação de campus nas cidades de Tucuruí e Redenção, além da própria Parauapebas, no intuito de convencê-lo “a retirar sua proposta, por temer que, em se aumentando muito os custos para a implantação da UNIFESSPA, os três ‘novos’ campus sejam vetados pela presidente”.

Em seguida, devido à interseção do professor Francisco Macedo (UFPA/Marabá), a comitiva dirigiu-se ao gabinete da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), onde foi recebido pelos seus assessores Juliano Medeiros e Georgina Tolosa. Estes reafirmaram o total apoio do mandato da senadora paraense à reivindicação de Parauapebas pelo campus da UNIFESSPA e do empenho pessoal da mesma para conseguir, na próxima semana, uma audiência com o ministro Fernando Haddad, na qual mais uma vez pedirá que o MEC reveja sua posição quanto ao nosso campus.

A comitiva ainda teve encontros com os deputados Beto Faro (PT-PA), graças à intervenção do deputado estadual Milton Zimmer (PT-PA), e Lucio Valle (PR-PA), por intermédio do ex-deputado estadual e atual secretário de Agricultura/Marabá Cláudio Almeida (PR), que se encontrava em Brasília; ambos os parlamentares se comprometeram em tentar demover seu par Giovanni Queiroz, neste primeiro momento, para que, como dissera o relator do projeto, não aja risco de vetos.

Ao final da tarde, a ultima e mais importante audiência: a reunião com a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A comitiva, já contando com o representante da SEMED/Parauapebas, Karpejiane Carvalho, foi acompanhada pelo deputado Claudio Puty, que destacou todo empenho e mobilização de Parauapebas pelo campus da UNIFESSPA e facultou a palavra ao professor Leônidas Mendes Filho, que, em nome dos estudantes, presenteou a parlamentar com uma camisa do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas e expôs todas as etapas de elaboração do Projeto UNIFESSPA, destacando a participação de Parauapebas, através da SEPLAN/PMP, o apoio do prefeito Darci Jose Lermen (PT) e toda história e importância econômica de nossa cidade para nossa região, para o estado do Para e para o Brasil.

A deputada Fátima Bezerra reconheceu a importância de nossa reivindicação, felicitou os estudantes e professores de nossa cidade, destacou “a evidencia do valor que se dá educação em Parauapebas, quando um grupo de pessoas se bate a tamanha distancia, com todos os riscos e percalços de uma viagem de automóvel, para pedir por uma educação publica e de qualidade” e que, “justamente por isso, a comitiva poderia dizer à cidade que ela apoiará o deputado Cláudio Puty para que se consiga o campus da UNIFESSPA de Parauapebas”; e concluiu dizendo que envidará esforços de todo seu mandato e influencia para, desde hoje (ontem), negociar junto ao MEC e à Casa Civil em defesa de “nosso campus”.

A comitiva deixou a Câmara dos Deputados por volta das 20h para descansar. O retorno para Parauapebas será as 6h (horário de Brasília). Para finalizar, o Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas gostaria de mais uma vez agradecer ao empenho e apoio dos deputados Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) e à senadora Marinor Brito (PSOL), não apenas pela disposição de nos ajudarem, mas por disponibilizarem todas as suas respectivas assessorias para nos receberem, acompanharem, solicitar reuniões e audiências, além, é claro de apresentarem a emenda aditiva que inclui Parauapebas para receber um campus da UNIFESSPA.

Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas

Brasília, 2h50, 20 de outubro de 2011

Programa Minha Casa Minha Vida

Entrevista coletiva à imprensa para esclarecimentos sobre o Programa Minha Casa Minha Vida

Convidamos toda a imprensa local para uma entrevista coletiva a ser realizada hoje, 20/10, às 11h30, na sala de reunião do gabinete do prefeito, no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas. Na pauta, esclarecimentos sobre os critérios adotados pela Caixa Econômica Federal para sorteio e entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Participarão da coletiva, secretário municipal de Habitação, representantes do departamento responsável pelo programa em Parauapebas e representantes da Caixa Econômica Federal.

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

www.parauapebas.pa.gov.br

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Marcha promovida pela CNTE pretende reunir 10 mil trabalhadores em Brasília

Escrito por: CNTE

No dia 26 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 43 entidades filiadas em todo o Brasil irão fazer uma mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas no Planalto Central. É a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que nesta edição pede 10 mil pelos 10% do PIB para a Educação. O Brasil investe, hoje, cerca de 5% do PIB no setor.

Para a CNTE, não há dúvidas de que o direito à educação depende de mais recursos financeiros e de sua melhor aplicação. A meta de investimento de 10% do PIB visa tirar o atraso no qual a educação pública brasileira se encontra. Atualmente, é notório o quanto os educadores estão desestimulados devido à baixa remuneração e à estrutura precária das escolas.

Eleições 2012 PT

Dirigentes petistas vão acompanhar movimentação nos estados

A Comissão de Acompanhamento das Eleições 2012, nomeada pelo Diretório Nacional do PT e coordenada pelo presidente Rui Falcão, em reunião realizada na sexta-feira (14), em São Paulo, designou dirigentes para acompanhar de perto as movimentações políticas nos estados e também aprovou uma resolução política sobre o processo eleitoral.

Confira os dirigentes responsáveis por região e estados: AQUI

Unifesspa

A senadora Marinor Brito (PSOL/ PA) recebeu hoje (19) uma comitiva de representantes do movimento Pró-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa – de Parauapebas, liderada pelo professor Leônidas Mendes, que solicitou apoio para a inclusão de Parauapebas entre os municípios que receberão o campus da universidade. Mais no Blog do Zé Dudu

Vale prorroga inscrições para seleção de pessoas com deficiência.

Pará, 19 de outubro de 2011-  A Vale está com inscrições abertas a seleção de pessoas com deficiência. São 160 vagas para trabalhar nas unidades da empresa nos estados do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e  Maranhão. O candidato deve cadastrar seu currículo no site www.vale.com/oportunidades. As inscrições vão até 30 de novembro.

O programa tem por objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Do total de vagas, 50 são destinadas para Minas Gerais, 35 para o Rio de Janeiro, 35 para o Espírito Santo e 40 para os estados de Maranhão e Pará.

Os empregados terão direito a benefícios como vale-refeição (ou refeição no local de trabalho), vale-alimentação e plano de saúde, além de participação nos resultados da empresa.

Para participar do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, o profissional deve ser maior de 18 anos e apresentar uma das deficiências enquadradas no decreto número 3298/99. Há vagas para candidatos com ensino médio, formação técnica ou curso superior.

Processo seletivo

Os selecionados após a análise dos currículos passarão por dinâmica de identificação do perfil, entrevista individual e exame médico. Para os casos de deficiência auditiva, visual e intelectual o candidato terá de apresentar laudos comprobatórios atualizados.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Enem 2011

Provas dias 22 e 23 de outubro as 13 h, horário de Brasília

Confira aqui os locais das provas

Prefeito assina lei que cria, altera cargos e concede reajustes a servidores da Educação

HELDER MESSIAHS - WEB

Os servidores da educação municipal já podem contar com mais um benefício. Foi assinada pelo prefeito Darci Lermem, na segunda-feira, 17, a lei 4457/2011, que dispõe sobre a alteração e criação de cargos comissionados na Estrutura Administrativa do Município.

Com a assinatura da lei foi criado o cargo Diretor Técnico Pedagógico, já os cargos de diretor de escola, vice-diretor, diretor de unidade infantil, secretário de escola e coordenador pedagógico tiveram o número de vagas ampliadas e receberão um reajuste salarial, os cargos de Assessor I, II, III, IV, V, VI e VII também contarão com um reajuste. Os salários variam de 893,00 reais (Assessor VII) a 3.969 reais (Diretor Técnico Pedagógico).

A previsão é que os profissionais de educação assistidos pela nova lei recebam o reajuste salarial no pagamento realizado no final de outubro. As despesas decorrentes da execução da lei ficarão por conta do orçamento próprio do município.

Fonte Ascom PMP

Foto HELDER MESSIAHS

Parauapebas exportando talento e cultura

Parauapebas exportando talento e cultura

O governo do Estado do Tocantins através da Secretaria da Cultura/ Fundação Cultural disponibiliza os editais de Incentivo à Cultura 2011 para o uso do Fundo Estadual de Cultura no valor de R$ 7.341.500,00 (sete milhões trezentos e quarenta e um mil e quinhentos reais) que visam atender diversas áreas artísticas do Estado. Serão 340 projetos beneficiados, distribuídos em 26 editais, promovendo a distribuição de recurso público voltado à cultura, de forma democrática e descentralizada.
Para avaliação de tais projetos foi criada uma Comissão de Avaliação e Seleção formada por pessoas das mais diversas áreas culturais do Brasil, sendo que um deles é Ivan Oliveira, realizador audiovisual, cineclubista e produtor cultural de Parauapebas, sendo o único do norte a fazer parte desta comissão. A indicação de Ivan Oliveira foi dada pela coordenação do Cine Mais Cultura, programa de difusão e criação de salas de cinema do Ministério da Cultura.
Em 2010, Ivan Oliveira foi monitor do Cine Mais Cultura, coordenando a implantação de 21 cineclubes nos estados do Pará, Acre, Roraima e Tocantins. Em Parauapebas, coordena o Labirinto Cinema Clube, coletivo audiovisual que entre outras coisas realiza o CurtaCarajás – Festival de Cinema de Parauapebas em parceria com a Secretaria de Cultura.
Os projetos que a Comissão de Avaliação e Seleção irá julgar, do qual Ivan Oliveira faz parte, são:
PRÊMIO JOB CARVALHO 2011, de Apoio a Produção de Festivais Estaduais
PRÊMIO ARGEMIRO PEREIRA ASSUNÇÃO 2011, de Apoio a Produção de Eventos Culturais
PRÊMIO HUMBERTO PEDRANCINI 2011, de Apoio Capacitação Artística e Técnica
PRÊMIO SECULT 2011, de Apoio ao Associativismo e Cooperativismo
“Pra mim tá sabendo muito legal poder participar desta comissão, e ter sido indicado pelo Cine+Cultura/MinC só nos faz crer que de alguma forma nosso trabalho está sendo bem feito e tem repercutido positivamente em outras esferas. Acho que isso só vem somar para aquilo que venho buscando sempre, fazer cultura, produzir cultura e fomentar cultura, tudo isso de uma forma viável, profissional e de resultados. Parauapebas é uma cidade dinâmica, a produção cultural do município tende a seguir esse dinamismo, com investimentos certos as coisas deslancha”, disse Ivan Oliveira.

Sobre os editais de Cultura: http://cultura.to.gov.br/conteudo.php?id=185

Rapa

A SEMURB – (Secretaria de Urbanismo de Parauapebas) acaba de fazer uma rapa no Camelódromo da Rua “E” em frente aos bancos e as lojas Leolar e Paraíba.  Mídias e produtos piratas foram apreendidos pelos fiscais da secretaria.

Encontro Juventudes Atingidas por Mineração PA-MA

Justiça nos Trilhos

Marabá/PA hospedou nos dias 1 e 2 de outubro de 2011 o Primeiro Encontro das Juventudes Atingidas pela Mineração. cerca de duzentos jovens de vários municípios de Maranhão e Pará confrontaram-se a respeito dos diversos impactos provocados pela cadeia de mineração e siderurgia na região e buscaram alternativas. Algo novo está nascendo entre os jovens desses dois estados. Assista ao vídeo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nova edição da Revista OLHARES

CAPA REVISTA OLHARES

A 5ª edição da Revista OLHARES chega ao mercado e está mais surpreendente do que nunca! Além das personalidades elegantes e atraentes que deixam a Revista ainda mais bonita, essa edição traz como assunto principal a autoestima e a beleza. A grande novidade da revista fica por conta de sua primeira capa masculina na pele do Dr. Márcio Mittiman, especialista em cirurgia plástica que tem elevado a autoestima da mulherada.
Para quem é fã de dança, a revista traz também, a pegada contagiante do hip-hop em nossa coluna de arte e cultura.

A sustentabilidade não passa despercebida pela OLHARES e tem espaço garantido em nossas páginas com a matéria que explica como fazer a diferença com pequenas práticas sustentáveis para conservação do meio ambiente. Tem também, uma entrevista reveladora com Marcelo Catalão, presidente do SIPRODUZ. A  Gê Sanches, sempre com uma mensagem aos jovens falando sobre o voto e o futuro do nosso estado. E como para ser feliz não existe hora, a “galerinha” da terceira idade mostra como enfrentar essa etapa da vida com muita energia e bom humor.

E ainda tem Amparando-te/me, Fotolog, Sabor e Prazer e muito mais.

A imperdível edição da Revista OLHARES já está disponível para assinaturas e nos pontos de vendas, entre eles o da rua Rio de Janeiro, 23 A, Rio Verde. Não perca tempo, adquira a sua e olhe você também!

Informações: (94) - 3356 1661

Prefeitura de Parauapebas intensifica ações de combate à dengue

combate a dengue

Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza ações de combate a dengue, porém, com o início do período chuvoso, as ações são intensificadas para que a população redobre a atenção.

Palestras em escolas, orientações dos agentes de endemias realizadas nas residências e mutirão aos fins de semana em bairros que não são atendidos pelos agentes contribuem para que as informações de combate a dengue sejam multiplicadas para o maior número possível de pessoas.

Outro ponto importante é a ação do chamado “fumacê” que emite substâncias nocivas ao Aedes Aegypti por meio de equipamento acoplado a um veículo da Semsa, que passa pelo menos uma vez por semana em cada bairro da cidade. Importante ressaltar que a fumaça emitida não é prejudicial à saúde humana.

A população também pode denunciar quem não cuida de suas propriedades, o que deixa os ambientes apropriados para a proliferação do mosquito. A denúncia pode ser feita pelo fone 3346-1020, ramal 257 ou direto com os agentes de endemias. No caso de lotes com proprietários desconhecidos, a legislação permite a entrada dos agentes de saúde para limpeza do local.

Como combater a dengue


Não bastam apenas as ações do poder público, é fundamental a contribuição da comunidade, já que a Dengue é uma doença séria e pode matar. A seguir, uma relação dos cuidados que cada um pode tomar em suas residências:

1. Manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados.

2. Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.

3. Não jogar lixo em terrenos baldios.

4. Lavar e trocar os vasos de plantas aquáticas toda semana.

5. Se for guardar pneus velhos, retirar toda a água e mantê-los protegidos da chuva.

6. Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam acumular água.

7. Manter garrafas de vidros ou plástico sempre de boca para baixo.

8. Tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana.

9. Encher os pratinhos ou vasos de plantas com areia até a borda.

10. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.